Publicidade

Os ganhos obtidos através do uso do etanol em vez da gasolina também em motos serão o destaque principal da participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) da principal feira do país voltada para motocicletas, o Salão Duas Rodas 2009.

É a primeira vez que a UNICA participa do evento, que começa nesta quarta-feira (7/10), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). A UNICA estará presente em parceria com a Honda, a primeira fabricante mundial de motos flex, além de promover um concurso cultural em parceria com a Revista Duas Rodas, que premiará os vencedores com uma moto Honda CG Mix e seis capacetes personalizados.

Em sua décima edição, o Salão Duas Rodas deste ano espera cerca de 200 mil visitantes durante os seis dias da exposição, que termina no dia 12/10. As motos flex estão entre as principais atrações do evento e representam uma conquista para os motociclistas brasileiros, que há tempos procuraram usar o etanol como combustível, mesmo que de forma improvisada, em função do preço mais competitivo. Por isso a UNICA participa do evento para abordar as vantagens do biocombustível, não só sob o aspecto da economia, mas também de preservação do Meio Ambiente.

No estande da Honda serão distribuídas cartilhas do etanol, a mesma que a fabricante distribui em sua rede de concessionárias e que é entregue aos compradores da CG MIX. As cartilhas trazem informações importantes sobre como o uso do etanol contribuiu para diminuir a poluição do ar e reduzir as emissões de gases que contribuem para causar o efeito estufa.

Publicidade

Reportagem de capa da revista Duas Rodas, publicada em abril, mostra que o uso do etanol é bom também para o bolso do motociclista, já que permite economizar até R$ 1 mil por ano. Para comemorar essa revolução, a revista e a UNICA criaram um concurso cultural que premiará a melhor resposta para a pergunta “O que eu faria com os R$ 1 mil que vou economizar usando etanol?”.

Para participar, também é preciso responder corretamente a cinco questões sobre biocombustíveis. As inscrições podem ser feitas no site www.duasrodasonline.com.br ou no estande da revista no evento. O autor da frase mais criativa ganhará uma Honda CG 150 Mix e os seis primeiros colocados receberão capacetes personalizados, criados pelo artista plástico José Carlos Luna.

Em setembro, a Honda Motocicletas lançou a versão MIX do modelo NXR 150 Bros, o segundo veículo de duas rodas da marca que permite usar etanol, gasolina ou os dois combustíveis misturados. Agora, além da CG 150 Titan Mix, que foi a primeira moto flex do mundo, o consumidor brasileiro passa a ter como opção um modelo de uso variado (dentro e fora de estrada) também com motorização flex. Por enquanto, a Honda é a única fabricante mundial de motos flex. Os modelos Honda CG Titan MIX, de 150 cilindradas, já representavam cerca de 12% do total de motocicletas comercializadas no País de março a junho de 2009, segundo dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).