Foto: SalÆo da confusÆo

Salão, gravidade, economia, relação, espanado etc

Foto: SalÆo da confusÆo

Foto: SalÆo da confusÆo

Mesmo ja tendo acabado o salÆo ha muito tempo, quero deixar registrado o que penso sobre o apagÆo no 1§ dia (ter‡a). e que parece ocorreu tb na ter‡a-feira: e quem nÆo tinha como provar que esteve no salÆo, pois nÆo usou o estac pago e os ingressos nÆo possuiam canhotos? o pessoal da organiza‡Æo sumiu sim, pois eu e minha namorada rodamos meio evento, ninguem tinha informa‡Æo, nem sabiam onde estava o responsavel e nos mandavam para pelo menos 3 locais diferentes, alem da demora pra tomarem alguma solu‡Æo, fora a falta de educa‡Æo e prepara‡Æo dos funcionarios do salÆo. Por que os organizadores nÆo tomaram a decisÆo bem antes de anoitecer, que foi qdo tornou-se impossivel ficar la dentro pois era um breu so Houve tumulto na bilheteria da saida principal, por pouco nÆo quebraram tudo, nÆo queriam devolver a grana, foi necessario a policia intervir pra que os ingressos ou dinheiro fossem devolvidos (isso so porq uma das pessoas que reclavam, tinha contato direto com eles) e de novo a organiza‡Æo nÆo teve organiza‡Æo para colocar as pessoas que ja tinham recebido o ingresso para o lado de fora do evento. E baita sacanagem nÆo informarem para todos na entrada que existia estacionmaneto gratuito de moto la nos fundos, e mesmo assim, se no site informaram que era de gra‡a, por que tiveram a cara de pau de cobrarem em outro local? e por q os geradores nÆo deram conta da queda de energia?
Eduardo – sÆo paulo – sp

R: Realmente ‚ um assunto j  meio caduco!

Gravidade
Caro Tite, Sobre a questÆo do centro de gravidade, vocˆ est  certo. Piloto em p‚ eleva seu centro de gravidade, mas abaixa o centro de gravidade do conjunto moto-piloto, que ‚ o que interessa.
Sergio – Engenheiro Mecƒnico – Itaborai – RJ
Tite, sobre a eterna discussÆo sobre o centro de gravidade, eu como graduado em f¡sica tenho o seguinte a dizer: Vocˆ est  CERTO! A massa (moto + piloto) pode ser distribu¡da de forma diferente, quando o piloto fica em p‚ na moto apoiado no pedal ele abaixa o centro de gravidade da moto, como vocˆ comentou. Agora s¢ nÆo me pergunte sobre o contra-ester‡o, isso ‚ no m¡nimo tema de disserta‡Æo de mestrado.
Walter – Florian¢polis, SC
Esses caras que estÆo discutindo a questÆo do centro de gravidade s¢ pilotam motos em tapetes e mesas de bilhar! Qualquer motociclista inexperiente e que s¢ tenha andando de motoneta, sabe que quando vc passa em uma daquelas valetas, se vc levanta igual um piloto de motocross, a moto passa “tranquila”, pq o peso est  nas pedaleiras! NÆo precisa de nenhum professor de f¡sica pra entender isso, qualquer moleque sabe!
Raphael – Uberlƒndia – MG

R: Depois de uma polˆmica gerada por causa dessa questÆo, com engenheiros, f¡sicos e jornalistas dando diferentes f¢rmulas e explica‡äes, vou encerrar esse assunto da seguinte forma: quem nÆo acreditar na teoria da distribui‡Æo de massa nas pedaleiras pode continuar pilotando sentado no banco e se feliz assim. Quem preferir pilotar de forma correta, sem ligar para explica‡äes t‚cnicas ap¢ie o peso do corpo na pedaleira e ter  garantia de muito maior estabilidade. E assunto encerrado. Quem quiser continuar a discussÆo use o t¢pico criado no f¢rum Motonline.

Economia
Tite, tenho uma experiˆncia para relatar para nosso amigo Cleber de Praia Grande/SP. Aquele que queria colocar inje‡Æo eletr“nica na CB 450 DX. Tenho uma CB 450 TR, ano 87 e s¢ uso para viagens, com garupa e mochila, andando a uma m‚dia de 110 km/h a moto tem feito entre 21 e 22 km/l. Por‚m, procuro manter a manuten‡Æo da mesma sempre em ordem. Carburadores sempre limpos e equalizados, gasolina sempre de boa procedˆncia, pneus calibrados, corrente lubrificada e tudo mais.
Vitor – Araraquara – SP

Rela‡Æo
tite seguinte minha cb 500 esta c/37.000km.e o antigo dono andou uns tempos com o rolamento da roda tras.quebrado e a coroa deu uma empenada/oval e quando se esta andando ela faz um estralo na coroa tipo tec tec tec principalmente na arrancada duvida posso trocar so a coroa sendo que corrente e pinhao estao bons e e verdade que 500 so gasta pinhao o resto dura 50.000km obrigado tudo de bom
evandro – catanduva-sp

R: Pode trocar a rela‡Æo j ! Completa!

Espanado
eu estava regulando as valvulas da minha moto (cg 150 ks) e eu consegui espanar o parafuso que vai ali na tampa das valvulas, o que eu posso fazer para reparar isso
marcelo – tatui sp

R: Xih, precisa levar a um mecƒnico de verdade, fazer um novo prisioneiro e parar de se meter a mexer nessas coisas.

Fazer
Ol  Tite, faz um tempo q nÆo escrevo embora acompanhe o site impreterivelmete. Gostaria de saber sobre os teste que vcs estavam fazendo na Fazer250, com quantos Km ela ja esta e qual a opiniÆo sobre a m quina, afinal tenho uma e j  esta chegando nos 40mil km. NÆo querendo ser inoportuno, estou curioso para ler os testes da Fym 125-20 Sachs e da nova Gs 500.
Luiz – Jarinu, SP

R: Essa moto ‚ da revista DUAS RODAS, nÆo sei como ela est !

Mexƒnico
Tite, Seguinte, fiz a revisÆo de minha hornet e coloquei um escap esportivo da marca x. Com isso, o mecanico da honda deu uma acertada na mistura da carbura‡Æo pra moto ficar com um desempenho um pouco melhor. At‚ a¡, tudo bem. EntÆo, ele me disse: “A partir de agora, voce deve usar 1 ou 2 litros de gasolina de aviÆo (azul) a cada tanque cheio, para obter m ximo desempenho da moto (pois ter  octanagem maior). Depois disso, fiquei pensando, deve ser conversa de mexƒnico, pois ‚ perigoso at‚ furar pistÆo da moto. O que vc diz a respeito disso??
F bio – Ourinhos/SP

R: manda prender esse desgra‡ado, louco varrido, porque gasolina de aviÆo tem chumbo tetraetila e nÆo pode ser usada em ve¡culos de uso terrestre!

Elogio
Tite, Alguns servi‡os e textos dispon¡veis na Internet provam que mesmo num meio com tanto lixo, inutilidades, crimes de toda ordem, ganƒncia e explora‡Æo; podemos achar informa‡Æo de qualidade, humor saud vel e at‚ arte. SÆo pessoas como vocˆs do Motonline que mostram que o problema nÆo ‚ o meio em si, mas seu uso. Que a postura altru¡sta nÆo ‚ a postura do bonzinho, do santo, mas a postura necess ria … nossa sobrevivˆncia, assim, dividir conhecimento ‚ bom para quem recebe como para quem divide, ‚ entender que nÆo ‚ poss¡vel viver num mundo s¢ de “G‚rsons”. Parab‚ns!
Fabiano – SÆo Paulo, SP

R: Puxa, que elogio bacana! Fiquei at‚ arrepiado!

Newsletter
Tite! mas uma vez parab‚ns pelo site! as mat‚rias estÆo cada dia melhores. Apenas gostaria de deixar uma sugestÆo: que fosse disponibilizado as chamadas “newsletters” (semanalmente p.ex.) seria muito bom receber as not¡cias e/ou novidades por e-mail, tamb‚m! P.S. Parab‚ns pelo filme Alma Selvagem, excelente!
Allison – Guarabira, PB

R: Karakas, Alli, eu mal consigo dar conta de fazer o meu trampo di rio e vc ainda quer inventar mais? Esse projeto est  nos planos pra 2008, ou 2009, mas pode ser em 2010!