A sétima edição do Salão Moto Brasil encerrou no último final de semana, após quatro dias, com um bom motivo a comemorar. De 26 a 29 de janeiro, 92.348 visitantes prestigiaram o evento, que contou com atrações como a terceira edição do Bike & Art Show, área exclusiva para negócios, “Museu da Motocicleta”, espaço de shows musicais, wheeling, praça de alimentação e festival de food trucks.
Além disto, pela primeira vez o Salão foi realizado no pavilhão 4 do Riocentro, no Rio de Janeiro, espaço com mais de 23 mil metros quadrados, oferecendo mais conforto e comodidade para expositores e visitantes. Os motoclubes também compareceram em peso, representados por mais de 450 grupos de motociclistas.
“Unimos quem quer vender com quem quer comprar. E o resultado foi muito bom”, disse Gustavo Lorenzo, membro da organização do Salão Moto Brasil, sobre a primeira Feira de Negócios, um dos pontos altos da sétima edição do Salão Moto Brasil. Objetivo era reunir, em um mesmo espaço e com clima propício para o fechamento de contratos, expositores (como fabricantes, importadores, distribuidores de motopeças e acessórios) e clientes em potencial, como atacadistas, distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas. “Os dados parciais já são significativos, mas não param por aí; muitos negócios são iniciados no salão e terminam fora dele”, disse Lorenzo. “O importante é que iremos conseguir movimentar o mercado de motos por pelo menos 3 meses e isso é essencial para o setor”, completou.
Além de negócios, entretenimento também marcou o 7º Salão Brasil
E com mais de 1.200 m² de área destinada especialmente à customização não poderia ser diferente. O Bike & Art Show, uma espécie de galeria de arte agrupou respeitados nomes da customização de motocicletas no Brasil, expondo pinturas, esculturas, tanques e capacetes customizados, peças artesanais e gravação em metais. Motos do Tarso Marques, referência em customização, ganharam lugar especial e atraíram inúmeros olhares.
No local também rolou um concurso popular realizado na fanpage do Bike & Art Show, premiando, em ordem: 1° e 2° lugar de Cellington Pinto; 3° de Tábata Taninja; 4° lugar de Susana Marques; 5° de Claudio Rosanes; 6° de Eliana Malizia, seguidos por Arlene Melo, Cláudio Rosanes, Victor Daniel e Tábata Taninja. Falando em concursos, foram realizados mais dois: um com voto popular, que escolheu entre as 12 motos customizadas participantes a do carioca Mauricio Fazzi, da Fazzi Custom, como a favorita; e entre o júri técnico, em que houve empate entre as motos de Célio Dobrucki, de Curitiba, e Eric Nobre, da Redlad Garage, do Rio de Janeiro, no primeiro lugar.
Mas nem só de customização aconteceu o Moto Brasil. Sobre entretenimento, o evento também promoveu contou com o Museu Moto Brasil, com cerca de 200m² encheu de curiosidade adultos e crianças. Com o tema “Um sonho em duas rodas”, uma linha do tempo detalhada com a evolução das motos dos séculos XIX, XX e XXI e 13 relíquias expostas, foi possível vivenciar um pouco da história. Os destaques ficaram por conta de uma réplica do modelo criado por Pierre e Ernest Michaux em 1861, na França: o velocípede, uma bicicleta com pedais adaptados à roda dianteira. E também uma Triumph, 1915.
A Equipe 360° do Globo da Morte e as manobras radicais da Pro Tork Alto Giro e GTM Show (Grupamento Tático de Motociclistas da PMERJ) impressionaram. O rock and roll ao vivo embalou os presentes todos os dias no Bikers Bar, um lounge com palco e bar temático. Houve também o Clubinho Honda, que foi ponto de encontro das crianças de 3 a 7 anos. Em um cenário de minicidade com prédios, casas, pista, farol e minimoto, centenas de crianças aprenderam brincando noções de educação no trânsito.
Visando a educação no trânsito, diariamente eram realizadas palestras no Salão Moto Brasil. Ministradas por especialistas em trânsito e pilotagem, elas tinham como objetivo reforçar e incentivar a propagação de informações para ajudar na formação de motociclistas conscientes. Destaque para as lições passadas por Carlos Amaral, Detran-RJ, JOJAFER, Leandro Mello, Portal Big Trail, Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Valéria Solitária do Asfalto, que foram assistidas por centenas de pessoas.
Mais sobre o Salão Moto Brasil 2017
O Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário anual do motociclismo nacional como um dos maiores do setor no Brasil. Seu principal intuito é gerar negócios, entretenimento, educação e turismo. O evento teve como principais apoiadores AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro), DETRAN RIO, FMCRJ (Federação de Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro), Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio Conventions & Visitors Bureau e RioTur. O patrocínio é da Assim Saúde, Petrobras e Porto Seguro.
As empresas que participaram foram Awa Motos, Cinborg Pneus, Dagostin fabricação de peças para motocicletas, Dem Tec, Fábrica Nacional de Amortecedores, Filtran – Filtro Andorinha, Firebreq, Fischer pastilhas e freios especiais, G & B Autopeças, Givi do Brasil, GVS Sport Nordeste, Indústria de Acumuladores e Componentes Motocíclisticos Erbs, Indústria de baterias Raiom, Laquila peças, Nacional motopecas Pioneira, Plasmoto, Pro Tork, Provision, Sportive, Valplas, Vazlog, Vedox, Veran, Viper, Vulcan.Bor e WLS pneumáticos & moto-partes.
Também houve espaço para estandes de grandes marcas como BMW (Autokraft), BRP (Quadricenter), Moto Rio DAFRA KTM, Rio Harley-Davidson, Honda, Indian Motorcycle Rio, Kawasaki (Moto Flecha), Ego Motos Suzuki, Rio Triumph e Yamaha (Trinca Motos). Juntas, elas venderam cerca de 40 motos novas e usadas durante o evento.
Fonte: VGCOM / Fotos: Eduardo Azeredo/VGCOM