Publicidade
Foto: Los principales invertebrados marinos presentes en la zona ser¡an el erizo negro

Foto: Los principales invertebrados marinos presentes en la zona ser¡an el erizo negro

Cobquecura (Chile) – Em meio …s emo‡äes do Por las Pampas Rally – Atacama Patag“nia, sempre h  tempo para contemplar as belezas naturais distribu¡das pelo percurso.

Pelo terceiro dia consecutivo, a prova percorreu parte da costa do Oceano Pac¡fico, enfrentando o frio e os ventos vindos do mar gelado. Um destes pontos ‚ o Santu rio da Natureza, em Cobquecura, onde nem mesmo o barulho dos carros, motos e caminhäes parece perturbar a tranqilidade das focas e leäes marinhos que escolhem este ponto para procriar durante todo o ano.

Segundo Andr‚s Cevajo, representante dos cerca de 5.600 habitantes da cidade, sÆo aproximadamente 1500 animais que se reproduzem anualmente. “Conseguimos junto ao governo uma autoriza‡Æo para tornar este ponto uma reserva e qualquer dano aos animais pode ser punido leg almente”, explicou.

Publicidade

Mas como nem tudo ‚ perfeito, uma amea‡a ronda o santu rio ecol¢gico e pode abalar seu perfeito equil¡brio. A popula‡Æo local protesta contra uma empresa de celulose que pretende implantar um emiss rio de dejetos no local. “Eles querem despejar cerca de 73 milhäes de litros de cloro usado para clarear celulose a 20 quil“metros mar a dentro. Isso pode comprometer a vida dos animais aqui. NÆo vamos deixar isso acontecer”, finalizou Cevajo.

Vamos a la playa – Cobquecura oferece ao turista mais de 52 quil“metros de praias, com areias brancas e espetaculares forma‡äes rochosas, al‚m de um mar limpo, sem contamina‡äes e excelente para a pesca esportiva. Al‚m disso, a localidade oferece op‡äes de passeios por  reas verdes e rios apropriados para banhos e pesca.

Mais informa‡äes sobre Cobquecura podem ser obtidas no www.cobquecura.cl.

Competi‡Æo – Nesta sexta-feira, o Por las Pampas Rally segue de Pichilemu a Vi¤a Del Mar. SerÆo 292 quil“metros, sendo duas especiais, uma de 90 quil“metros e mais uma de trˆs. A maior parte do percurso passar  por florestas e um pouco de praia. Pr¢ximo a Vi¤a Del Mar, os competidores passarÆo ao lado do Oceano Pac¡fico e chegarÆo ao porto de Valpara¡so. · noite acontecer  um “Grand Prix” de trˆs quil“metros na praia para permitir ao p£blico chileno assistir um pouco dessa competi‡Æo.

Publicidade