Publicidade

Lƒmpadas que fazem parte do sistema tˆm baixo consumo de energia el‚trica e durabilidade maior

A Prefeitura de SÆo Bernardo com o objetivo de modernizar o trƒnsito da cidade e promover maior seguran‡a a popula‡Æo, finalizou atrav‚s da Secretaria de Transportes e Vias P£blicas, a coloca‡Æo de novos grupos focais semaf¢ricos com lƒmpadas LEDs em oito vias p£blicas. O novo sistema possui vantagens em rela‡Æo ao convencional e permite visibilidade maior aos motoristas.

Trata-se de uma inova‡Æo para o trƒnsito, pois as lƒmpadas dos sem foros, em vez de incandescentes, tem diodos emissores de luz de alto brilho (LEDs), criados por pesquisadores do Centro de Pesquisa em àptica e Fot“nica de SÆo Carlos (Cepof) da Universidade de SÆo Paulo (USP).

O dispositivo pode trazer mais seguran‡a no trƒnsito, uma vez que funciona acoplado a um jogo de baterias que lhe d  autonomia de uma hora e meia em caso de -apagÆo-; ou seja, ele opera mesmo se faltar luz na regiÆo. Al‚m disso, tem design inovador, ‚ mais leve e compacto e consome menos energia que as sinaleiras tradicionais.

Publicidade

A queima de algumas LEDs no sem foro nÆo compromete totalmente a indica‡Æo luminosa, pois vai restar uma porcentagem consider vel de elementos ainda ativos.Os novos sem foros possuem baixo consumo de energia el‚trica e facilidade de manuten‡Æo reduzindo os custos operacionais. A maior parte dos sem foros est  instalada em cruzamentos da rua Marechal Deodoro, no total de seis, e sÆo os seguintes: esquina com as ruas Tenente Sales, Dr. Flaquer, Padre Lustoza, Rio Branco, Avenida Prestes Maia e Alameda Gloria. Os outros estÆo na rua Cristiano Angeli com Avenida Robert Kennedy (bairro Assun‡Æo) e Wallace Simonsen com rua Princesa Janu ria (Nova Petr¢polis).