São Carlos (SP) recebe encontro de paramotor

A cidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) recebe de 11 a 13 de junho o 1º Encontro de Paramotor. A competição deve reunir mais de 30 pilotos de vários estados e um competidor internacional em provas com paraquedas motorizados.

Marcos Roberto Jesus de Souza, um dos organizadores do evento, explica que os concorrentes participarão de três provas. Na modalidade slalom, o piloto tem de fazer manobras em torno de cinco bandeiras fixadas no chão. Ganha quem fizer o percurso em menor tempo.

Na prova de tempo e precisão, o piloto decola até 100 metros, desliga o motor e faz o pouso mais próximo de uma “mosca”. A competição tem ainda uma prova livre, com todos os competidores sobrevoando a cidade.

As provas serão realizadas diariamente após as 16h devido às correntes de ar nesse horário, que são mais favoráveis e oferecem maior segurança. Os participantes receberão medalhas e troféus.

As competições de paramotor surgiram no país na década de 1980. “Nossa proposta é trazer uma etapa do campeonato paulista e brasileiro para São Carlos”, explica Marcos Roberto.