Publicidade

São Carlos(SP) combate o uso do cerol

Para evitar os perigos causados pelo cerol nas linhas de pipas, a Prefeitura de São Carlos (a 230 km de São Paulo) lançou a campanha “Sem cerol é mais legal”, que estimula a população a ligar para o 0800 771 0043 da cidade e denunciar o uso da mistura de cola e vidro moído. O município realiza ainda neste domingo, a partir 14h, um campeonato de pipas.

Neste ano, houve 23 apreensões de pipas no primeiro semestre e outras 34 averiguações atendidas, contra 70 chamadas em 2008 com 23 apreensões das linhas com cerol. Números da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) mostram que somente no mês de julho deste ano aconteceram 25 desligamentos de energia elétrica provocados por linhas de pipa. A ação é coordenada pela Guarda Municipal, que orienta a garotada nas escolas e nas rondas.

O município dispõe desde 2005 de legislação específica que proíbe o uso do cerol nas linhas de pipas. O Estado de São Paulo tem uma lei estadual de janeiro de 2006. Um dos artigos da lei municipal prevê que os pais de menores infratores serão responsabilizados quando houver a apreensão de linhas com cerol. A legislação também estabelece multas no valor de 5 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que equivale a aproximadamente R$ 79.

Publicidade