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São Paulo Ganha Centro de Treinamento Exclusivo para Motociclistas

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) firmaram oficialmente nesta quarta-feira, 8/2, acordo de cooperação visando a criação do Centro Educacional Paulistano de Motociclistas – CEPAM. As obras devem ter início no mês de fevereiro.

Além do conhecimento técnico, a entidade, através do apoio de seus associados Dafra, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki e Yamaha, fará um investimento mínimo de R$ 520 mil para a realização de benfeitorias na infraestrutura do local escolhido, onde atualmente está situado o Espaço Vivencial de Trânsito – EVT Chico Landi, na Zona Leste da capital. O Centro representará uma iniciativa pioneira e inédita que pode inspirar outros órgãos e municípios brasileiros, considerando o aumento em todo o Brasil do uso da motocicleta tanto para fins particulares como profissionais.

“Nossa expectativa é que o CEPAM possa servir como uma referência para os motociclistas e que as ações ali realizadas sirvam não só para o aprimoramento de conhecimento e habilidades, mas também para promover uma mudança de comportamento no trânsito”, afirma Roberto Akiyama, presidente da entidade. O convênio tem prazo de vigência de 30 meses, contados a partir da assinatura do contrato, prorrogável por igual período mediante interesse das partes. A expectativa é atender até 20 mil motociclistas ao ano.

Prefeito Gilberto Kassab prestigiou o evento

Prefeito Gilberto Kassab prestigiou o evento

Esta não é a primeira vez que a CET e a Abraciclo firmam acordo buscando uma maior conscientização dos motociclistas. A entidade também realizou, através de Convênio de Cooperação firmado em 2004, obras e benfeitorias feitas no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET), localizado na Barra Funda.

Só para Motociclistas

A finalidade do Centro é a promoção de uma diversidade de programas e eventos educativos focados exclusivamente nos motociclistas, como treinamentos teóricos e práticos, feiras e exposições, seminários, palestras, congressos, desenvolvimento de pesquisas, eventos de mobilização e conscientização – como, por exemplo, o tradicional MotoCheck-Up, realizado pela Abraciclo desde 2008, que já atraiu mais de 30 mil motociclistas – com o intuito de disseminar informações, transmitir conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades práticas de pilotagem segura, incutir regras de trânsito e difundir valores e princípios de cidadania.

O convênio estabelece que a Abraciclo será responsável pela elaboração do projeto executivo e realização das obras de adequação, além de ceder 20 motocicletas a serem utilizadas nos treinamentos efetuados no local. Já a CET entra com a oferta do espaço, elaboração dos conteúdos técnicos dos programas educativos e materiais didáticos – contando com o apoio da ABRACICLO, além de cuidar da manutenção predial e da oferta de recursos humanos.

Juntas, as duas entidades elaborarão um calendário anual com todos os eventos a serem organizados no local.

Motocicleta e a Sociedade

Com uma frota nacional superior a 18 milhões de veículos, a motocicleta é hoje o principal elemento de inclusão social das classes menos favorecidas, e graças a ela muitos realizaram o sonho de ter seu primeiro meio de transporte próprio, além da geração de renda e emprego para muitas famílias que utilizam o veículo para exercer atividades remuneradas. “Para que possamos ter uma convivência pacífica e respeitosa no trânsito é necessária uma mudança de comportamento de todos os seus atores, baseada na educação”, conclui Akiyama.