Publicidade

São Paulo se engaja no programa de coleta e destinação de pneus inservíveis

A Prefeitura Municipal de São Paulo e a Reciclanip, braço ambiental da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), firmaram convênio para a abertura de cinco pontos de coleta e destinação de pneus inservíveis da cidade nas subprefeituras de Santo Amaro, Butantã, Vila Maria / Vila Guilherme, São Miguel e Itaquera. O acordo de cooperação mútua, que foi publicado ontem (17/07) no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, tem por objetivo a prevenção da degradação do meio ambiente da maior cidade do País.

Com a iniciativa, a Reciclanip contabiliza 311 pontos de coleta em 21 Estados brasileiros.

Agora surgem 5 novos pontos na cidade São Paulo, disponível para população promover o descarte responsável dos pneus inservíveis

Publicidade

Na parceria, a Prefeitura oferece os locais para recepção das caçambas estacionárias disponibilizadas pela Reciclanip para acondicionamento dos pneus, que serão retirados e encaminhados para a destinação adequada. De um modo geral os pneus inservíveis coletados pela Reciclanip são utilizados no co-processamento na indústria de cimento (84%), na fabricação de pó de borracha, artefatos, asfalto (12%) e como matéria-prima para solado de sapato, dutos fluviais etc (4%).

Programa Nacional – A Reciclanip surgiu a partir do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Desde que o Programa foi implantado, mais de 864 mil toneladas de pneus inservíveis foram retiradas da natureza pelos fabricantes. Esse volume, que corresponde a 176 milhões de pneus de passeio, é resultado da intensificação dos convênios entre a indústria e as prefeituras para a criação de novos centros conveniados e, com isso, ampliar a coleta em todo o País.

O sucesso do modelo adotado pela Reciclanip é demonstrado pelo crescimento contínuo de abertura de novos centros de coleta conveniados, que reflete a importância de se descartar o pneu velho em um centro de coleta. Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo nem mesmo ser reformado, ele deve ser deixado em local apropriado, evitando que seja descartado na natureza ou, pior, queimado a céu aberto.

Os Cinco Pontos de Coleta em São Paulo
· Subprefeitura de Butantã (Rua Telmo Coelho Filho, 210 – alt. Km. 15,5 Rodovia Raposo Tavares);
· Subprefeitura de Santo Amaro (Av. Miguel Yunes, 581 – Jurubatuba);
· Subprefeitura de Vila Maria / Vila Guilherme (Praça Luiz Pizzotti, 14);
· Subprefeitura de Itaquera (Rua Blecaute, 7)
· Subprefeitura de São Miguel Paulista (Rua Pires do Rio, 1349).
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas.

Publicidade

Mais informações: Secretaria das Subprefeituras
Prefeitura da Cidade de São Paulo
http://subprefeituras.prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3105-7890/ 3106-4531 / 3113-8159/ 8165/ 8164
Para mais informações, visite o site da entidade www.reciclanip.com.br