Foto: Divulgação - Anote na agenda: 7 de outubro

Segurança em motocicletas terá painel no Congresso SAE BRASIL 2010

Foto: Divulgação - Anote na agenda: 7 de outubro

Foto: Divulgação - Anote na agenda: 7 de outubro

Um dos maiores desafios da engenharia brasileira para a mobilidade do futuro está na área de segurança em veículos duas rodas. A indústria automotiva trabalha no desenvolvimento de tecnologias para tornar as motocicletas mais seguras, mas o esforço também deve ser concentrado na educação dos pilotos e infraestrutura viária adequada para mobilidade.

O assunto estará em debate no dia 7 de outubro, a partir das 13h30, no painel do Comitê de Duas Rodas do Congresso SAE BRASIL 2010, que será realizado em São Paulo, SP. Antonio Marcondes, chairman do comitê, destaca que o Brasil vivenciou, nos últimos anos, aumento exponencial na produção e vendas de veículos duas rodas, portanto, as preocupações ligadas à segurança de usuários e pedestres também devem acompanhar o ritmo de crescimento.

“A via também é pensada em função da motocicleta? Qual é a via ideal para os usuários?”, questiona Marcondes. E completa: “Temos uma frota de cerca de 14 milhões de motocicletas, portanto, o veículo deve ser levado em consideração na concepção da infraestrutura viária. Além disso, temos de investir mais na formação dos condutores para uma maior segurança no trânsito”, ressalta.

Foto: Divulgação - O especialista, Antonio Marcondes

Foto: Divulgação - O especialista, Antonio Marcondes

Para discorrer sobre o assunto, o comitê organiza o painel “O Homem, a Máquina e as Vias”, com três palestras sobre habilidades dos pilotos, educação no trânsito, como as vias devem estar preparadas para minimizar e prevenir acidentes com motocicletas e as tecnologias aplicadas ao veículo para auxiliar na segurança e pilotagem. Os palestrantes estão fase de confirmação.

Tecnologia – As tecnologias de segurança para motocicletas evoluíram, segundo Marcondes, principalmente os dispositivos para melhorar a frenagem, como os freios ABS (antibloqueio).

“O objetivo dos freios ABS, tanto nas motos como nos carros, é frear com mais segurança e controle do veículo. Na motocicleta, o sistema ABS atua em duas frentes: distribuição da frenagem entre as rodas traseiras e dianteiras e para impedir travamento das rodas. Além disso, ajuda no equilíbrio da motocicleta em frenagens em diferentes pisos, oferecendo maior segurança”, ensina.

Marcondes afirma que o sistema ABS já é aplicado em motos de alta cilindrada há algum tempo, principalmente em modelos importados, e agora também está disponível em veículos de média cilindrada. “O Brasil foi o primeiro País a adotar o sistema em motocicletas de média cilindrada”, completa. O painel mostrará o funcionamento da tecnologia e o objetivo de sua aplicação.

O 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL contará ainda com outros 19 painéis, nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, gestão, máquinas agrícolas e construção e manufatura/qualidade.

Além dos painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá novamente em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras na área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em mais de 130 estandes. O evento terá, ainda, 136 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre diversas áreas da mobilidade.

Para o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Congresso contribui significativamente para ampliar o conhecimento de profissionais e estudantes que atuam na área da mobilidade ao reunir, em um só espaço, serviços e tecnologias em seu estado da arte. Fóruns e painéis debatem os mais importantes temas em desenvolvimento na área, enquanto “papers” desenvolvidos por profissionais da Indústria e da Academia mostram os rumos da tecnologia e os novos desenvolvimentos do setor. “É um período concentrado e muito intenso de aprendizagem. Por isso, é muito importante que as empresas estimulem a ida de seus profissionais ao Congresso”, afirma Botelho.

Serviço
19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010
Horário: de 12h às 20h30
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 21 – Vila Guilherme, São Paulo,SP. Inscrições: www.saebrasil.org.br