Publicidade

Você já fez um curso de pilotagem? Qualquer um, seja de pilotagem defensiva ou esportiva? Quem sabe um desses off road para aprimorar sua técnica? Talvez um track day? E equipamentos de segurança, você tem? Quais? Capacete? Luvas? Calças e jaquetas com proteções? Quem sabe joelheiras, cotoveleiras? E protetores de coluna e ombros? Nem mesmo uma bota?

Tite em ação teórica: conteúdo variado, bom humor e conhecimento

Tite em ação teórica: conteúdo variado, bom humor e conhecimento

Se você respondeu “sim” a apenas algumas destas perguntas, é bom você saber que quem investiu em sua própria segurança não tem do que se arrepender. Com quem você conversar, a resposta será “vale todo o investimento”. Então para cada um daqueles itens que você respondeu “não”, comece a programar o investimento. Afinal, você estará colocando dinheiro para preservar o seu bem estar, a sua integridade física, a sua vida. Noutras palavras, segurança para quem é motociclista nunca é demais e hoje em dia está na moda.

Houve um tempo que nem se falava em muitos destes itens. O máximo que existia feito especialmente para motociclista era o capacete. O resto eram roupas e acessórios que existiam para outras finalidades e quem usava moto comprava e usava também. Era melhor que nada. Mas hoje esse quadro mudou e cada vez há mais opções para todos os gostos e bolsos. Não apenas de roupas, equipamentos e acessórios, mas também para cursos de pilotagem.

Publicidade
Calças da HLX: roupa comum para todos os dias, mas com as proteções para motociclistas

Calças da HLX: roupa comum para todos os dias, mas com as proteções para motociclistas

E hoje tudo é melhor e mais acessível do que antes, pois tanto as técnicas foram aprimoradas quanto as roupas e equipamentos evoluíram muito, fruto daquilo que se desenvolveu nas competições e que foram se tornando itens praticamente obrigatórios para quem usa qualquer moto em qualquer ambiente. “Ah, mas eu só uso a moto no dia-a-dia e não dá pra usar aquelas roupas que se usa nas pistas no meu trabalho.” É verdade, não dá mesmo.

Frenagem: momento crítico, quando acontecem muitos acidentes com motociclistas

Frenagem: momento crítico, quando acontecem muitos acidentes com motociclistas

Por isso que já existem marcas e modelos de roupas comuns feitas para motociclistas. E cursos de pilotagem voltados para quem usa a moto no dia-a-dia e precisa aprender (ou aprimorar) as técnicas básicas usadas em qualquer situação corriqueira nas ruas e avenidas nas cidades ou mesmo nas estradas. Dois bons exemplos disso são a HLX (roupas e equipamentos) e a ABTrans (cursos de pilotagem), que apontam suas atividades ao motociclista comum que se preocupa com sua própria segurança e integridade física.

Publicidade

A ABTrans – Academia Brasileira de Trânsito, estabelece como objetivo básico “formar motociclistas mais bem preparados, capazes de se deslocar no trânsito em harmonia e com total segurança”. Fundada por Geraldo Tite Simões, jornalista e instrutor com mais de 20 anos de experiência em cursos de pilotagem, a ABTrans tem como sócio o empresário Ronaldo Guimarães, proprietário também da HLX e inventor das roupas comuns para motociclistas. O produto principal da marca HLX é a calça jeans com proteções que podem ser facilmente retiradas ou recolocadas, facilitando a vida do motociclista no dia-a-dia para o trabalho.

Na laje do Shopping SP Market, cursos de pilotagem com segurança para todos os tipos de motociclistas e de motocicletas

Na laje do Shopping SP Market, cursos de pilotagem com segurança para todos os tipos de motociclistas e de motocicletas

Pilotagem na laje

É bem comum ouvir reclamações como “não tenho tempo pra fazer cursos de pilotagem”, ou “as lojas só funcionam no horário comercial e eu estou trabalhando”. E estas duas reclamações resultam numa terceira reclamação: “Aos sábados preciso dar atenção à família, não dá pra ficar fazendo curso ou indo escolher roupas para andar de moto”. A união dos dois especialistas vai ao encontro de todas as necessidades dos motociclistas comuns que se preocupam com segurança e, claro, acaba com as desculpas.

Publicidade
E na chuva, proteção também contra a água

E na chuva, proteção também contra a água

A ABTrans ministra seus cursos na enorme área do último piso do Shopping SP Market e a HLX tem uma de suas duas lojas localizadas no mesmo shopping (a outra é na região central de São Paulo). Com cursos em vários horários nos dias da semana e com a loja funcionando no horário comercial do shopping (até as 22 horas), as desculpas acabaram e ficou bem fácil ao motociclista fazer as duas coisas: escolher e comprar seus equipamentos de segurança e participar de um bom curso de pilotagem defensiva. E ainda leva a família para passear no shopping.

Para saber mais, clique nos links mencionados no texto ou se preferir, vá direto ao Shopping SP Market, que fica na Avenida Nações Unidas 22.540 (Marginal Pinheiros, sentido Interlagos), em São Paulo. Você também pode conferir os links diretos:

ABTranshttp://www.speedmaster.com.br/abtrans.html

HLXhttp://www.hlxstore.com.br/