Publicidade

Seguran‡a sempre foi a principal preocupa‡Æo da CBM (Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo).

Nas provas que organiza, entre elas os campeonatos brasileiros de motocross e de motovelocidade, a entidade tem como prioridade a integridade f¡sica dos pilotos. Aprimorando ainda mais esta pol¡tica, a partir desta temporada os competidores de todas as categorias deverÆo apresentar atestado m‚dico no ato da inscri‡Æo. “As exigˆncias em treinos e corridas sÆo muito grandes e para a tranqilidade dos pilotos e organizadores ‚ muito importante que eles estejam em boas condi‡äes f¡sicas”, disse Marcus Vinicius Oliveira, gerente administrativo da CBM e diretor de provas.

O m‚dico Alexandre Augusto Ferreira, da Astra M‚dica, empresa que presta servi‡o para a CBM h  oito anos e acompanha todas as provas de motocross e motovelocidade do calend rio nacional, tamb‚m destaca a importƒncia da medida. “Os pilotos estarÆo seguros para a pr tica da atividade esportiva sem riscos … sa£de. Existem problemas que podem ser detectados em uma simples avalia‡Æo”, afirmou.

A iniciativa tem conquistado a aprova‡Æo dos competidores. “Acho v lido. Por‚m, tem de se fazer um exame completo, que realmente ateste que o piloto est  em boas condi‡äes de sa£de”, observou Leandro Panades, piloto de motovelocidade e que defende tamb‚m a realiza‡Æo de exames antidoping ap¢s as provas. Pablo Henrique Martins, vice-campeÆo da categoria Supersport da motovelocidade em 2004, tamb‚m ap¢ia a medida. “Ser  bom porque alguns pilotos podem ter problemas de sa£de e isso pode evitar que ocorram complica‡äes s‚rias na pista”.

Publicidade

O veterano Milton “Chumbinho” Becker, 10 vezes campeÆo brasileiro de motocross, ‚ mais um favor vel … determina‡Æo. “ muito importante, j  que visa a seguran‡a dos pilotos. Certamente vai ajudar no desenvolvimento do esporte”, afirmou.

A seguran‡a dos pilotos e demais envolvidos nas provas organizadas pela CBM ‚ prioridade absoluta. Em todas as provas organizadas pela entidade sÆo escaladas equipes m‚dicas e existe ainda a obrigatoriedade da presen‡a de ambulƒncias UTIs prontas para qualquer emergˆncia. Al‚m disso, a CBM possui uma ambulƒncia 4 x 4, com capacidade at‚ para a realiza‡Æo de pequenas cirurgias.