Publicidade

As novas tecnologias de Segurança Veicular e sua implantação no mercado brasileiro serão foco de painel, dia 6 de outubro, em São Paulo  
 

Painel temático será dia 6 de outubro, a partir das 9h, em São Paulo

Painel temático será dia 6 de outubro, a partir das 9h, em São Paulo

‘Os Desafios para Implementar Novas Tecnologias de Segurança Veicular no Brasil’ é o título do Painel de Segurança Veicular, que estreia no 20º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, a ser realizado de 4 a 7 de outubro no Pavilhão Vermelho Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo.

O engenheiro Arne Goldau, chairman do Comitê de Segurança Veicular do Congresso SAE BRASIL, destaca a oportunidade da discussão do assunto neste momento em que novas legislações estão prestes a entrar em vigor no Brasil: “A engenharia trabalha para o desenvolvimento de veículos que atendam aos requisitos de segurança, e, para o salto qualitativo que queremos, é preciso explorar todos os aspectos dessa questão”, afirma.

Publicidade

A evolução das tecnologias de segurança veicular para a prevenção de acidentes, para a proteção do usuário e para o atendimento às vítimas de ocorrências, e os desafios de sua aplicação nos países emergentes considerando as especificidades de cada mercado, serão foco das apresentações do painel.

Prevenção de Acidentes – Entre os palestrantes, Rainer Hoffman, licenciado em Engenharia Automotiva e CEO da CARHS GMBH (Alzenau, Alemanha), especializada em produtos em estado da arte e serviços no campo da segurança e da comunicação veicular, que falará sobre as tecnologias para prevenção de acidentes.

Proteção contra Colisões – Esse será o assunto do professor doutor Tony Paine, consultor técnico da multinacional britânica MIRA, empresa de engenharia veicular e consultoria de testes recém chegada ao Brasil. Com 25 anos de experiência na área de resistência ao choque, especializado em impacto lateral, sistemas de retenção de ocupantes e critérios de seleção de lesões automotivas, ferroviárias e aeroviárias, Paine abordará os recursos tecnológicos para proteção dos ocupantes em caso de acidente.

Pós-acidente – Sistemas veiculares de comunicação para socorro às vítimas após o acidente é o tema de Márcio Luz, gerente de Projetos de TI da Volvo.

Publicidade

CONGRESSO – Presidido por Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil para a América do Sul, o Congresso SAE BRASIL 2011 apresentará ao todo 17 painéis – três inéditos – Segurança Veicular, Sustentabilidade, Telemática e Infotainment -, e outros tradicionais, nas áreas de Caminhões e Ônibus, Aeroespacial, Ferroviário, Tecnologia da Informação, Educação, Internacional, Gestão, Manufatura, Veículos Leves, Duas Rodas, além dos painéis dos Engenheiros-Chefe, Motorsport e Presidentes.

Serão apresentados também 145 trabalhos técnicos (“papers”) sobre as diversas áreas da mobilidade, por engenheiros e profissionais de indústrias e de universidades.

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Está prevista ainda a tradicional Mostra de Tecnologia, que reunirá as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor em mais de 130 estandes, com as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte.

Para Pedro Manuchakian, o evento é a tão necessária parada para a discussão dos rumos da tecnologia da mobilidade: – “O congresso nos oferece a oportunidade única de avaliarmos os caminhos da engenharia diante das demandas dos mercados. Além disso, contribui para a renovação de conceitos na medida em que traz ideias novas e aponta alternativas”, analisa o presidente do Congresso SAE BRASIL 2011.
 
20º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Quando: 4 a 6 de outubro de 2011 – das 9h às 20h
Painel Segurança Veicular – dia 6, a partir das 9h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo, SP. Informações: www.saebrasil.org.br

Publicidade