Publicidade

Todas as pessoas que possuem um veiculo automotor, principalmente as que tˆm motos, deveriam se interessar em iniciar um movimento contra o absurdo que ‚ o Seguro Obrigat¢rio. Por exemplo, o valor do Seguro Obrigat¢rio estipulado para motos (R$ 102,00) em 2005 ‚ um roubo, principalmente porque nÆo distingue categorias, nÆo presta nenhum servi‡o, nÆo h  nenhuma presta‡Æo de contas e dificulta-se a utiliza‡Æo, quando algu‚m se d  ao trabalho de buscar a indeniza‡Æo.  algo obscuro, embutido, esconde-se ao m ximo para passar desapercebido e com certeza, algu‚m ganha muito dinheiro com isso em detrimento dos pagamentos absurdos que fazemos. Como o brasileiro ‚ manso demais, imprudente em sua grande maioria, nÆo briga pelos direitos, devemos nos envolver e buscar expor o que ‚ o Seguro Obrigat¢rio, quem ganha com isso, qual o real beneficio que traz … popula‡Æo e, caso seja realmente £til, reduzir o valor anual do premio. Afinal, tudo que ‚ pago deveria ter como praxe a exposi‡Æo dos valores recebidos, a aplica‡Æo, enfim, a presta‡Æo de contas geral. Quem esconde, d  margem … duvidas.
Edson Lobo
Sao Paulo, SP
Grande amigo e jornalista Edson lobo, falou e disse! mas tem uma coisa ainda mais vil. Nosso amigo e jornalista Felipe Passarella levanta a questÆo da transforma‡Æo do Seguro Obrigat¢rio em tributa‡Æo. Todo seguro ‚ uma presta‡Æo de servi‡o. Se parar de pagar o segurado perde o benef¡cio e ponto final. Mas aqui no Brasil, se algu‚m parar de pagar por um ou dois anos o Seguro Obrigat¢rio, ter  de pagar os atrasados (com multa, ‚ claro), para ter direito ao licenciamento. Ou seja, o servi‡o virou imposto! At‚ 1990 o seguro de moto era 50% do valor do seguro do carro. Hoje deu uma guinada e est  100% mais caro do que o seguro de carro. Um aumento indecente, imoral, autorit rio e preconceituoso. A Fenaseg se defende alegando que as ocorrˆncias com motociclistas aumentaram na mesma propor‡Æo. Mentira! O n£mero de atropelamentos por autom¢vel ‚ imenso. Logo teremos de pagar o seguro-pedestre, seguro-ciclista, seguro-malabarista-de-sem foro etc. Caro Edson Lobo, este Brasil do avesso, o Lisarb, ainda vai nos dar muito desgosto.

Escape esportivo
Tenho uma Suzuki GS 500 e gostaria de colocar escapamento esportivo nela. Vi aquele COYOTE Competition que tem duas saidas. Gostaria de saber se este modelo nÆo prejudica a compressÆo do motor?
Elton Leite
S. Jos‚ dos Campos – SP
Elton, em princ¡pio somos contra escapes esportivos porque aumentam a polui‡Æo sonora, nÆo promove aumento de rendimento e prejudica a audi‡Æo do motociclista a longo prazo. NÆo temos como atestar as conseqˆncias para o motor pois nunca fizemos um teste pr tico com tal equipamento. Mas lembre-se que o escape ‚ uma pe‡a vital do motor. Mexer no escape pode provocar resultados indesej veis.