Aprendizado coletivo facilita o entendimento

Seja você também um Mestre das Motos

Não é de hoje que se fala no Brasil que falta mão-de-obra em várias áreas, que se o Brasil crescer um pouco mais vamos ter que importar profissionais, que nossa área educacional é ruim e que os (poucos) bons profissionais em diferentes áreas do conhecimento já estão bem empregados ou montaram seus próprios negócios ou simplesmente foram embora do País.

Talvez isso não seja uma verdade absoluta e completa, mas é preciso pensar no assunto, porque em algumas atividades realmente é fácil perceber essa carência. É por isso que várias indústrias criaram e mantém internamente programas de “trainees” para formar seus próprios funcionários para o futuro, porque o mercado não oferece profissionais moldados para determinadas atividades.

Equipamento de primeira e ferramental completo

Equipamento de primeira e ferramental completo

Essa realidade também acontece bem próximo de nós, que estamos dentro do mundo das motocicletas. Pergunte a um dono de concessionária de motocicleta se é fácil encontrar um líder de oficina. Vá mais longe e descubra se é fácil encontrar e manter um bom mecânico para sua oficina. Provavelmente as respostas vão passar por “foi bem difícil achar”, “quando acha o cara vai logo embora” ou ainda “tive que contratar um com pouco conhecimento e investir em treinamento”.

Pois é, investir em treinamento também não é assim tão fácil. Primeiro é preciso encontrar boas escolas e quando encontrar, verificar se ela oferece os cursos adequados e que atendam a sua necessidade de treinamento. Por fim, saber se a escola oferece boa estrutura para que o aluno possa absorver o conhecimento e estar apto a trabalhar com segurança no menor espaço de tempo possível. Ou seja, é preciso encontrar um escola que ofereça o que o mercado necessita, sobretudo na área de motocicletas.

Mão-na-Graxa

Mão-na-Graxa

Aprendizado coletivo facilita o entendimento e propicia a troca de experiências

Atenção

Atenção

Professores oferecem atendimento personalizado a cada aluno

Individualidade

Individualidade

Cada aluno tira suas dúvidas com a orientação pessoal do professor

Eletrônica

Eletrônica

Cursos específicos, como injeção eletrônica, aprimoram conhecimento de quem já está trabalhando

Classe

Classe

Turmas pequenas permitem melhor e mais rápido aprendizado

Teoria e prática

Teoria e prática

Aulas teóricas são dadas no laboratório, para facilitar o entendimento

Equipamento

Equipamento

Disponibilidade total dos melhores equipamentos encontrados nas melhores oficinas

Prática

Prática

A moto é vista por todos, em todos os ângulos e em todos os detalhes

Liderança

Liderança

O casal gestor da Mestre das Motos: visão das necessidades do mercado

Hora extra

Hora extra

Qualquer questionamento específico pode ser atendido individualmente para complementar o aprendizado

Liderança

Liderança

Equipe enxuta administra na ponta do lápis para manter custos competitivos aos alunos

Para atender todas estas necessidades está aí a escola Mestre das Motos, que juntou as experiências de quem nasceu praticamente dentro de uma fábrica de motos e a de uma gestora com visão clara das necessidades do mercado. Com a gestão deste casal, a escola Mestre das Motos tornou-se uma instituição de ensino respeitada no setor de motocicletas, que completa sete anos de atividade e contabiliza mais de 3.500 alunos que já passaram por seus oito diferentes cursos, além de aulas particulares e cursos online.

Nova vida profissional

Não são poucos os casos de sucesso de alunos que buscaram uma formação básica na escola Mestre das Motos e hoje, após passarem por vários cursos, atendem clientes em suas oficinas em diferentes cidades de todo o Brasil. “Apesar de nossa juventude como escola, trazemos para as salas de aula o conhecimento e a experiência de pouco mais de 20 anos do Fabio Luiz, que nasceu dentro de uma oficina mexendo com motos”, fala Patricia, a gestora da escola.

Turmas pequenas permitem melhor e mais rápido aprendizado

Turmas pequenas permitem melhor e mais rápido aprendizado

O foco sempre foi a formação de mão-de-obra para oficinas e concessionárias de motocicletas, mas com um olhar atento nas necessidades do mercado, o que levou ao surgimento de módulos específicos de ensino sobre novas tecnologias. Injeção eletrônica, preparação de motores e especialização em BMW estão entre os cursos mais procurados, mas os tradicionais de mecânica básica ainda lideram a procura na escola, que tem hoje 335 alunos nas três unidades da escola em São Paulo, Itaquaquecetuba e Jundiaí.

A escola nasceu por uma carência percebida pelo casal quando tinham uma oficina de motos. “Sentíamos grande dificuldade para encontrar profissionais para trabalhar e quando encontrávamos, era com pouca formação”, explica Patrícia. Com base nesta carência, surgiu a escola Mestre das Motos no bairro da Saúde, em São Paulo, que oferece cursos de mecânica de motos desde os conceitos mais básicos até as tecnologias mais avançadas que se encontra em motocicletas hoje, como ABS, módulos eletrônicos de controle de tração e modulação de potência, por exemplo.

Experiência que vem do berço

Fabio Luiz comanda a parte técnica da escola e começou a trabalhar aos 13 anos de idade junto com o pai, Luiz Antônio Gomide (Luizão), criador da Moto Amazonas e fundador do moto clube Abutres. “Trabalhei em fábricas, na pista em preparação de motores e em várias outras áreas, sempre reparando motocicleta e ensinando os outros”, fala Fábio, justificando que não haveria outra atividade para ele fazer que não fosse ensinar na sua própria escola.

O casal gestor da Mestre das Motos: visão das necessidades do mercado

O casal gestor da Mestre das Motos: visão das necessidades do mercado

Toda essa experiência é dividida com outros 15 professores que lecionam na escola Mestre das Motos e o currículo inclui em todos os cursos temas como organização do trabalho. “Não acreditamos que por ser mecânico de motocicletas o profissional precisa estar sempre sujo de graxa e seu local de trabalho ser uma bagunça”, explica Fabio. “Nossos alunos saem daqui, montam seus próprios negócios ou vão trabalhar em grandes concessionárias de grandes marcas e é fundamental que eles tenham orgulho de trabalhar de forma limpa, organizada e honesta”, complementa Patricia.

A escola Mestre das Motos conta com uma estrutura completa, onde a prática é parte fundamental do negócio, com a vivência de situações reais e a possibilidade de realizar cursos intensivos, justamente para atender os alunos interessados que moram fora dos locais onde atuamos. As turmas são divididas por horários e os grupos de alunos não passam de 15 pessoas, dependendo do curso. Se o aluno optar pelo curso de formação profissional de mecânica, ele usufrui da “Oficina free”, onde ele pode trazer a sua moto ou mesmo a de um cliente para realizar o reparo utilizando as instalações e o conhecimento adquirido. Mas se a escolha for por um curso de nível mais avançado ou para alguma especialização, os cursos são mais rápidos e há diferentes turmas e horários, permitindo aos alunos adaptarem suas agendas.

Cursos específicos, como injeção eletrônica, aprimoram conhecimento de quem já está trabalhando

Cursos específicos, como injeção eletrônica, aprimoram conhecimento de quem já está trabalhando

A escola Mestre das Motos tem planos de expansão para outras cidades do Brasil através do modelo de franquia, mas antes de colocar esse plano em marcha, os dois gestores enfatizam a necessidade de os interessados seguirem rigorosamente o modelo de ensino e o conteúdo dos programas, para manter o alto padrão de formação e atender de fato as necessidades dos interessados. Se você quiser saber mais sobre cursos de mecânica de motos, ou está pensando em unir o útil ao agradável, ou seja, utilizar moto e também trabalhar com elas, não perca esta oportunidade. Clique aqui e encontre o curso mais adequado para você na escola Mestre das Motos
Separador_motos