motogp-lemans

Sem Rossi e Marquez, Viñales vence mais uma pela MotoGP

Uma corrida fantástica e com sotaque francês embalou a manhã dos amantes de motovelocidade neste domingo! A MotoGP desembarcou em LeMans para a realização de sua quinta etapa e, repetindo o feito das duas primeiras corridas do ano, Maverick Viñales (25, Movistar Yamaha MotoGP) obteve a vitória. Por muito pouco Valentino Rossi (46, Movistar Yamaha MotoGP) não tomou seu posto, mas uma falha na última volta lhe custou a vitória, a corrida e a liderança no campeonato. Louros também para o nativo Johann Zarco (5, Monster Yamaha Tech 3), que fez grande corrida e conquistou o segundo lugar com uma Yamaha defasada. Dani Pedrosa (26, Repsol Honda Team), que largou de um distante 13º posto, completou o pódio.

Esbanjando talento e técnica, Maverick Viñales vence sua terceira prova na temporada de estreia pela Yamaha na MotoGP. Resultado final teve o Johann Zarco em segundo e Dani Pedrosa, em terceiro

Esbanjando talento e técnica, Maverick Viñales vence sua terceira prova na temporada de estreia pela Yamaha na MotoGP. Resultado final teve o Johann Zarco em segundo e Dani Pedrosa, em terceiro

Viñales conquistou a pole, com Rossi e Zarco largando logo atrás. O trio lideraria a prova até o final, com o campeão Marc Márquez (93, Repsol Yamaha Team) em quarto durante praticamente toda a corrida e um revezamento de posições entre os pilotos que vinham na sequência. Estreante na MotoGP, o atual campeão da Moto2 Johann Zarco liderou algumas voltas no início mas não resistiu às investidas de Maverick, que usava pneus mais resistentes que os macios do francês. Em seguida, suportou os ataques do multicampeão Rossi… até quando faltavam apenas cinco voltas para o final. Neste momento, Rossi ultrapassou o segundo colocado com uma manobra milimétrica e imprimiu um ritmo forte, levando para zero, em poucas voltas, a vantagem que Viñales havia construído na liderança da prova. Restando duas voltas para a bandeirada, Rossi passa o companheiro de equipe e assume a ponta, levando os mais de 100 mil espectadores no circuito ao delírio. Porém, na última volta, o italiano erra a trajetória em uma curva e Marverick aproveita a oportunidade para retomar o primeiro lugar. Tomado por ambição, Rossi inicia uma breve caça ao espanhol, até que perde a traseira em uma das últimas curvas e dá adeus à corrida. Assim, o segundo lugar caiu no colo de Zarco, que fez uma corrida sóbria durante toda a prova.

Campeões no chão. Márquez caiu ao entrar rápido demais em uma curva e Rossi foi vítima de sua ambição. Apesar de imprimir um ritmo incrível no final da prova, faltou cabeça fria para terminar a prova

Campeões no chão. Márquez caiu ao entrar rápido demais em uma curva e Rossi foi vítima de sua ambição. Apesar de imprimir um ritmo incrível no final da prova, faltou cabeça fria para terminar a prova

A dupla Honda fez uma prova de contrastes. Márquez largou em quinto, e Pedrosa em 13º. Logo na largada, Marc brigou com o terceiro lugar com Rossi e acabou ficando com o quarto, que defendera durante toda a prova. Em alguns momentos ameaçou o terceiro colocado, e noutros teve de se defender de Cal Crutchlow (35, LCR Honda), que vinha na quinta posição. Porém, restando 11 voltas o espanhol erra na entrada de uma curva de alta velocidade e cai. Já Pedrosa, galgou posição por posição até receber a bandeirada no terceiro lugar, conquistando pontos importantes para o campeonato. Aliás, o piloto vem de bons resultados, pois venceu a última prova, em Jerez, e obteve o terceiro colocado na prova anterior, nos Estados Unidos. Jorge Lorenzo (99, Ducati Team), por sua vez, novamente não mostrou intimidade com sua Ducati e acabou de fora do pódio, com a sexta colocação.

Resultado MotoGP LeMans

Resultado MotoGP LeMans

Viñales, Zarco e Pedrosa no Top 3, seguidos por Dovizioso e Crutchlow

Classificação temporada 2017

Classificação temporada 2017

Com três vitórias, Viñales toma fôlego na liderança. Pontos que Rossi deixou de ganhar podem ser cruciais lá na frente

Mais uma para Morbidelli na Moto2, e para Mir na Moto3

Franco Morbidelli já soma 20 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Moto2. O piloto obteve sua quarta vitória, em cinco provas disputadas até aqui, em LeMans, recebendo a bandeirada com 1.7 segundo sobre Francesco Bagnaia, o segundo colocado. Thomas Luthi ficou com o terceiro posto e conquistou pontos importantes na temporada, mantendo-se como no segundo posto do campeonato. Em seguida, cruzaram Alex Márquez (que havia vencido a prova anterior) e Mattia Pasini, fechando o top 5.

Na Moto2, sem novidades. Cinco provas e quatro vitórias para Franco Morbidelli

Na Moto2, sem novidades. Cinco provas e quatro vitórias para Franco Morbidelli

Repetindo a dose das duas primeiras provas de 2017, disputadas em Losail e Termas de Rio Rondo, Joan Mir foi o mais rápido na Moto3, com mais de quatro segundos sobre o segundo colocado. Com o resultado, ele se mantém na liderança da temporada, com 99 pontos, seguido por Romano Fenati, que possui 65 e não completou a prova em LeMans. Por falar em não completar, um grande acidente coletivo levou 17 pilotos ao chão, devido a óleo na pista, obrigando a organização da prova e organizar uma segunda largada. Neste domingo, Mir esteve acompanhado no pódio por Aron Canet e Fabio Di Giannantonio, na segunda e terceira colocação, respectivamente. Marcos Ramirez foi o quarto, e Juanfran Guevara o quinto.

Em corrida que derrubou 17 pilotos em uma única curva, mais uma vitória para a conta de Joan Mir pela Moto3

Em corrida que derrubou 17 pilotos em uma única curva, mais uma vitória para a conta de Joan Mir pela Moto3

Próximos capítulos da MotoGP 2017

Apesar da briga que já está acontecendo pela liderança do campeonato na MotoGP, ainda há muita água a correr por debaixo da ponte. A temporada é composta por 18 provas, e ainda há 325 pontos em disputa. Número de etapas mais do que suficiente para assistirmos a grandes embates na principal categoria da motovelocidade mundial. A próxima corrida acontecerá em Mugelo, na Itália, no dia quatro de junho.

Separador_MotoGP

Copyright by Dorna



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.