Publicidade

Começa na próxima quinta-feira (18/09) a Semana Nacional de Trânsito com uma série de atividades preparada pela concessionária AutoBAn, visando a educação e a prevenção de acidentes de trânsito, só que desta vez, os educadores serão as crianças.

Blitz Educativa – Os estudantes das 3ª e 4ª series das escolas municipais que participam do programa de educação de trânsito Estrada para a Cidadania da AutoBAn irão realizar Blitz Educativas das 9h às 11h , de 18 a 24 de setembro, em postos de serviços do Sistema Anhangüera e Bandeirantes, em Jundiaí, Louveira e Limeira, e no dia 25, na praça de pedágio do km 118, em Nova Odessa.

Os alunos estarão acompanhados de professores, colaboradores da AutoBAn e entregarão cartas redigidas por eles que têm por objetivo conscientizar os motoristas sobre a sua responsabilidade no trânsito.

Cartas nas praças de pedágio – As cartas do Programa dos estudantes também serão distribuídas aos usuários pelos arrecadadores das praças de pedágio do km 39 da SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), pista Capital-Interior, do km 118 da SP 330 (Via Anhangüera), nas duas pistas e do km 150 da SP330, nas duas pistas.

Publicidade

Trabalho interno – Os próprios colaboradores da AutoBAn já receberam as cartas nos holerites deste mês. Aliás, todos foram convidados a responderem às cartas que trazem o nome do estudante, endereço eletrônico, caixa postal, nome da professora e da escola em que estudam.

Na rádio AutoBAn, veículo de comunicação interna, será inaugurado um serviço de educação de trânsito gravado por crianças, ensinando, por exemplo, que não se deve brincar em calçada, que o adulto deve segurar no pulso da criança para atravessar as ruas, entre outras lições.

Aula-show e palestra – Com números de mágica e ilusionismo, como aparições e desaparições, o ilusionista e humorista Eduardo Peres, a aula-show “A mágica da educação no trânsito” trabalhará os conceitos ligados ao tema educação de trânsito utilizando humor e interação com o público para intensificar a fixação dos conteúdos com os estudantes e professores.

As aulas-show acontecerão no dia 18 na cidade Monte Mor para 1.000 estudantes, no Joaquinzão, às 9h e 14h; e no dia 23 em Francisco Morato para 700 estudantes, no Teatro Laura Bressane (CSU), às 10h e 15h; no dia 24 em Jundiaí para 560 estudantes, na EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, às 11h e 13h e no dia 25 em Limeira para 700 estudantes, no CEIF Aracy Nogueira Guimarães, às 9h e 13h30.

Publicidade

Na sede da concessionária, na segunda-feira (22/09), das 9h às 11h, os educadores da cidade de Sumaré visitarão o Centro de Controle Operacional da AutoBAn e participarão de uma palestra sobre o trabalho que é prestado aos usuários dos Sistema Anhangüera-Bandeirantes.

Estrada para a Cidadania – O Estrada para a Cidadania da AutoBAn é um programa de educação para o trânsito que abrange 18 cidades(Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Osasco, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo), 75 mil crianças de 8 a 11 anos das 3ª e 4ª séries das 300 escolas municipais e 2.500 educadores. Este é o 7º ano do Programa.