Publicidade

O engenheiro Marciano Marcio da Silva inventou o Magneto Fix. Grosseiramente falando, trata-se de um imã colocado na base do capacete que o faz “aderir” em superfícies metálicas. Parece simples, mas não é.

O produto está patenteado e busca um fabricante de capacetes para adotá-lo

O produto está patenteado e seus inventores buscam um fabricante de capacetes para adotá-lo

“Criamos um polímero magnético especial para não trazer danos às superfícies que vai aderir”, explica Marcio. O conceito básico levado em consideração na concepção do projeto foi conforto, praticidade, comodidade e segurança aos capacetes dos motociclistas com o uso no dia a dia.

O polímero magnético foi criado em laboratório a partir de estudos de engenharia e a preocupação foi para que pudesse ser aplicado na base do capacete e que não causasse danos no tanque da moto, sem arranhar ou danificar a pintura. Com isso o capacete ganha aderência e fixação, podendo ser aplicado também em qualquer chapa de aço fixada em uma parede por exemplo. “O motociclista pode personalizar uma chapa de aço com a foto de sua moto, colocá-la na parede de sua casa para quando chegar em casa fixar o capacete neste local”, sugere Marcio.

Publicidade
Concebido para não riscar ou marca a pintura, o Magneto Fix é colocado na base do capacete

Concebido para não riscar ou marca a pintura, o Magneto Fix é colocado na base do capacete

A ideia da Magneto Fix é encontrar empresas fabricantes de capacetes ou outras que se interessem em investir para fabricar o produto em escala industrial e adotar o Magneto Fix em seus modelos. “Acreditamos que no futuro a maioria dos capacetes sairão de linha de produção com esta tecnologia”. prevê.  Para chegar ao produto final, foram mais de 3 anos e meio de estudos e muitos testes. “Tivemos que levar em conta a possibilidade de quedas, de peso e força gravitacional para que o produto pudesse ser utilizado em todos os tipos e capacetes”, explica o engenheiro Marcio.

Para mais informações, veja a página do facebook da Magneto Fix.