Publicidade

To estruturando uma viagem a Serra do Rio do Rasto (SC). Ae tite, j  foi l ? D  umas dicas ai. Se algum motonliner de SC quiser me dar umas dicas fico agradecido. Via algumas fotos e o local ‚ show e do lado do RS. Essa vai ser a primera viagem de muitas em 2006.
GABRIEL – NOVO HAMBURGO RS
[email protected]
Sim, eu fui, mas em 1983!!! Acho que mudou alguma coisa nos £ltimos 23 anos. Se algu‚m tiver uma dica avise o Gabi‚.

Lƒmpadas
Tite, levar uma lƒmpada do farol ‚ uma dica importante para viagens, mas fui pesquisar o pre‡o e uma lƒmpada custa R$ 42,00 (!) o que vc acha? tem alguma gambi pra fazer no caso de emergˆncia? porque o seguinte: vc pode comprar a tal lƒmpada de 42 reaus, mas nunca precisar dela! e a¡? qdo vender a moto d  de brinde? o que vc recomenda? Tite, mas que hist¢ria ‚ essa de pistäes ovais?? cara, por favor dˆ mais detalhes! nem sabia que passava pela cabe‡a de um engenheiro construir pistäes ovais. a prop. gostei “a distƒncia entre os seios est  20 mm mais fechada do que seria o recomend vel” ahhahaahhaahahh
Djow – Fpolis, SC
Vic, que nome xumbrega ‚ esse? Djow!?! Essa parada de pre‡o de pe‡as eu nÆo palpito porque nÆo ‚ minha praia. Os pistäes ovais eu escrevo uma mat‚ria espec¡fica pq ‚ um assunto comprido demais. E nÆo esque‡a: quinta no Koxixos!

Novato
Tite, sou motociclista novato (10 meses) e motonliner mais novato ainda, por‚m j  estou viciado neste site. Estou aprendendo muito com as dicas, t‚cnica e at‚ com as cartas de leitores. Gostaria de sugerir que colocasse em cada se‡Æo do site (T‚cnica, Testes, Seguran‡a, Editorial) um “menu” com todas as mat‚rias j  publicadas. Sei que existe a ferramenta de busca, mas s¢ funciona se procuramos algo espec¡fico. Eu quero ‚ poder ler sobre tudo.
Marcel – Londrina / PR
Novato mesmo, porque o site j  ‚ dividido por editorias, basta clicar naquela palavrinha “mais” escrito em vermelho que vc ter  acesso a todos os editoriais, seguran‡a, cartas, etc. Mas existe um limite para o arquivo porque sÆo sete anos de material arquivado.

Corrente
Tio Tite o Fabio – Presidente Prudente SP, reclamou do chiado na sua Strada, penso que seria o caso de ele trocar sua corrente por uma com orings. Vc est  falando para usar graxa 1 vez por mˆs, isso nÆo depende de quantos kilometros se roda com a motoca? Eu sempre pensei que carenagens ajudassem na velocidade final, senÆo eles nÆo usariam no campeonato brasileiro, correto? Por fim desculpa meter o bedelho nas cartas dos leitores, se vc quiser, nÆo falo mais nada!
Edson – Cachoeirinha/RS
Eu mesmo nÆo uso graxa nem ¢leo, porque prefiro o ¢leo fino em spray. Inclusive muito tempo atr s inventei um jeito de lubrificar a corrente durante as viagens sem parar a moto. Prendi o lubrificante em spray no quadro, ao lado da lateral, e uma mangueira bem fina levava o ¢leo at‚ a corrente. A cada 100 km + ou – eu apertava o spray e pronto! Principalmente nas viagens para o nordeste sob forte calor. Depois disso inventaram um lubrificante autom tico el‚trico, acionado por botÆo. Hoje isso ‚ tudo frescura, porque basta levar o ¢leo e passar de acordo com as condi‡äes do clima e sujeira. Eu disse que carenagem nÆo servem em motos de pequena potˆncia DE RUA!!! Nas motos de corrida a carenagem serve pra abrigar o piloto e poder divulgar os patrocinadores. Pode continuar escrevendo!

Publicidade

Cr“nica
fala tite, aconteceu comigo o caso do pneu sobre o p‚ do motociclista, s¢ que o culpado foi eu mesmo, pois, estava dirigindo o carro, e eu nÆo parei apenas “passei” sobre o p‚ do coitado, como se nÆo doesse pouco, o cara ficou muito bravo, com razÆo, e eu sem gra‡a tive que pedir um milhÆo de desculpas e sair fora rapidinho, depois disso estou muito mais atento com as motos quando estou de carro. aguardo seu livro ansiosamente e novas cr“nicas e tamb‚m a apostila,e por seu conselho larguei as revistas!
gustavo – itamaraju ba
Muito engra‡ada a mat‚ria sobre seguran‡a. Tite, vc comentou de um amigo que teve o p‚ lesionado por um carro. Ano passado ocorreu o mesmo comigo. Estava caindo uma baita chuva e eu estava em frente ao Shopping Eldorado quando tive que para a moto por que o corredor ficou muito estreito. Uma mulher com um ford Ka parou em cima do meu p‚. Sorte minha que o carro ‚ leve e s¢ tinha uma pessoa dentro do ve¡culo e o fato nÆo passou de um susto.
Rubens – Cotia – SP
S¢ quero ver se vcs nÆo comprarem meu livro, eu mato todos vocˆs! Rubens, a mat‚ria era para ser s‚ria!

hein?
Caro Tite, uma perguntinha b sica: A titan, por ter raios e aro, tamb‚m pega alinhamento/balanceamento, ou s¢ motos com rodas?
Dalmar – Recife/PE
Como assim “s¢ motos com rodas”? Existe moto sem rodas? Sim, toda roda aceita e deve ser alinhada, inclusive as raiadas. J  teve um mecƒnico que tomou um pedala robinho por causa disso.

Gold
Grande Tite, estou louco para ver o teste da GoldWing, duro vai ser esperar at‚ o dia 1ø. Gosto muito desse tipo de moto e um dia ainda chego l . C  entre n¢s, conta a¡ qual ‚ mais legal de rodar, a Gold ou a HD Electra Glide? Se bem que j  imagino qual ‚ a resposta.
Jos‚ – Barueri – SP
Z‚, tome um Lexotan e relaxe porque s¢ pode sair depois de 1§ de mar‡o. Eu nÆo gosto da Electra Glide, mas se fosse viajar nos EUA eu usaria uma Harley, com certeza.

CBX 750
me fala uma coisa: hoje, vc compraria uma cbx 750 pra usar somente em viagens? mesmo a moto tendo uns 17 anos?
bruno – bauru/sp
Eu nÆo tenho 17 anos!!! Sim, eu compraria, mas depois de examinar cada parafuso.

Publicidade

àleo
oba! tite to com uma duvida e nao me diga para ler o manual que ja li varias vezes e acho a linguagem tecnica demais , a duvida ‚ tenho uma fazer e trabalho de noite e entao como fa‡o para verificar o ¢leo no manual diz q tem de ligar uns min antes e depois deixar esfriar e ou cara da concessionaria me disse que e para verificar fria mesmo antes de sair e ai como e na verdade?
ricardo – ITAPEVI SP
Toda moto com radiador de ¢leo precisa ser aquecida antes de verificar o n¡vel de ¢leo. Acredite no manual porque o “manuel” da concession rio est  loko.

SBK
TITE MEU BRUXO! Sou s¢ eu ou vocˆ tamb‚m acha a traseira da Fazer muito idˆntica a de uma BIZ!!! E vocˆ sabe se o WSBK vai ser transmitido no Brasil?! Ouvi boatos que a BandSports e a Rede TV iam transmitir. mas nÆo sei o hor rio brasileiro da corrida. tu sabe?!
ALEXANDRE – PORTO ALEGRE -RS
Bah, eu tb estou tentando descobrir quem vai transmitir, mas ainda nÆo descobri.