Publicidade

Faltando 10 dias para os 3.600 km da maior competição off-road do calendário nacional, os pilotos e navegadores de motos, UTV’s, carros e quadriciclos se preparam para o Rally dos Sertões 2018 em sua 26ª edição, que promete ser uma das mais desafiadoras de todos os tempos. A prova começa dia 18 de agosto em Goiânia (GO) com a prova classificatória para a largada e depois segue pelo interior dos estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará até a chegar no dia 25 de agosto no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.

Mas o Rally dos Sertões não é apenas a competição de velocidade. Há também uma prova de Regularidade, na qual o que determina o vencedor é a precisão em manter a velocidade média. Há também as Expedições, passeios de motos e carros, que acompanham o roteiro do rali em trechos paralelos, com visitação de pontos turísticos. “Aos competidores, o grande desafio já começa na primeira etapa, quando teremos 686 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos, formando um dia técnico, com solo abrasivo e navegação exigente”, afirma Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões.

Roteiro do Sertões 2018 alternará trechos tranquilos com grandes desafios aos competidores

Roteiro do Sertões 2018 alternará trechos tranquilos com grandes desafios aos competidores (foto de Gustavo Epifânio/Fotop/Vipcomm)

Moraes dá uma dica para os pilotos e navegadores. “Os competidores devem ficar atentos com os freios e os pneus, que serão muito exigidos durante a primeiro especial entre Goiânia e Formosa”, alerta. No segundo dia, o roteiro será mais light e assim será todo o tempo, alternando dias mais difíceis e outros nem tanto. “No último dia da prova, na chegada a Fortaleza, teremos uma especial com aproximadamente 200 quilômetros e 180 deles bastante desafiadores, onde os competidores não poderão relaxar só porque é a última etapa”, finaliza Moraes.

Publicidade

Sertões 2018: Festival de atrações

Neste ano, uma das novidades do Rally dos Sertões será o Sertões Festival, que acontecerá no dia 18, com diversas atrações gratuitas ao público no Autódromo Internacional de Goiânia, das 8 horas às 23 horas. Para quem quer ver os pilotos e navegadores em ação, a oportunidade é acompanhar a corrida classificatória que definirá a ordem de largada do 1º dia de competição. Outro evento é a corrida de rua do Circuito Caixa Cross Parques, com percurso de 5 km e 10 km, além de sessões de autógrafos, Sertões Sunset e para finalizar uma Super Largada Promocional, a abertura oficial do Sertões 2018.

O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.

separador

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.