Publicidade

Nascida como Minha de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte, a cidade viveu a infância de sua vida, nos séculos 18 e 19, como importante centro urbano com mineração de ouro, comércio e uma forte produção de algodão para exportação. Hoje, a renomeada Pirenópolis é patrimônio tombado como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico, histórico e artístico. É também endereço certo para festas tradicionais, procissões, turismo ecológico e, claro, o Rally dos Sertões. A caravana da competição foi recebida de braços abertos, dando continuidade à hospitalidade que Goiânia mostrou.

Dia 1, só esquentar os motores?
Não. Praticamente todos os competidores chegaram à Pirenópolis com a mesma impressão. Os 83 kms de trial, sinuosidade e poeira deixaram a impressão que o primeiro dia não foi um simples esquenta, mas já chegou quente, determinado a mostrar que a edição deste ano vai ser mesmo surpreendente.

Dario Julio venceu nas motos

Dario Julio venceu nas motos

Nas motos vitória geral de Dario Souza.
“A minha moto está excelente, tinha muita pedra do começo ao fim, se for assim até o Cumbuco está maravilhoso”. Em 2º, Felipe Zanol ainda sob os efeitos da consagração que teve ontem falou, “Era travado no início, depois abriu, cometi um erro de navegação e perdi 30, 40 segundos, amanhã é mais duro”. Em 3º, o português Paulo Gonçalves chegou surpreso com a dureza do primeiro dia, “Se é assim que os brasileiros recebem os estrangeiros, está ótimo. A especial foi dura, difícil e o show de ontem incrível. Nenhum rali no mundo faz um show como aquele”.

Publicidade

Resultado Geral Extra Oficial
1º #04  DARIO JULIO SOUZA – Honda     01:15:46
2º #01  FELIPE ZANOL – Honda/Brasil Moto Tour     01:17:43
3º #20  PAULO DA SILVA GONÇALVES  – Husqvarna  –   01:18:07
 
Os franceses se impressionam.
“Não existe lugar no mundo onde somos recebidos tão bem assim”, disse David Casteau, que ficou com a 4ª colocação e continuou,  “a especial estava fantástica, pedra, navegação, pedra e eu fui controlando o ritmo e cuidando da moto e de mim”. David Fretigné, 11º colocado, fez côro, “É a minha primeira vez no Brasil, que espetáculo de festa de organização, a 1ª especial tinha tanta pedra que às vezes fazia a gente perder a navegação, já que tinham muitas saídas”.

Nos Quadris, Medeiros mantém a liderança.
Depois de ter vencido o Prólogo de ontem, Márcio Medeiros abre o Sertões com a liderança dentre os quadriciclos, com 3min 20seg de vantagem. Já seu xará, Márcio Oliveira, atual líder do brasileiro de rally cross country avisava na chegada: “Ontem fui apenas o terceiro na SuperPrime, com uma ideia firme na cabeça de não estar preocupado com o começo e sim com o final lá no Cumbuco”.

Resultado Geral Extra Oficial Quadriciclos
1º #205 MARCELO MEDEIROS –  01:37:19   
2º #202 MARCIO OLIVEIRA   – 01:40:39  
3º #209 LEONARDO FRANCO  – 01:41:10
 
Nos carros Guiga é o 1º em “Piri”.
Mesmo largando atrás, estando enferrujados e tendo que fazer duas ultrapassagens a dupla Spinelli/Haddad colocou o Mistubishi Lancer para trabalhar e venceu com 2min 02seg de vantagem. E como todos, Guiga e Youssef foram rápidos em declarar que os trechos eram muito travados e a navegação muito importante. “Mas foi ótimo estrear com o Lancer no Brasil com uma vitória em uma especial dura e curta. O carro é ótimo, estou inteiro, mas o rally começou quente demais!

Paulo Nobre/Felipe Palmeiro ficaram em um espetacular 2º lugar a uma diferença de apenas 19 seg de Guiga, depois de terem largado em 25º lugar! Nobre logo na chegada declarou calmo, ciente das qualidades de sua BMW X3:  “Foi tudo bem, perdi a conta das ultrapassagens hoje, foi muito cansativo e se esse for o dia mais fácil do rally, será o Sertões mais difícil de todos”.

Publicidade

Luis Stedile foi outro que brilhou ultrapassando 5 carros e terminando em 3º, o primeiro entre os carros nacionais. “Parece que eu andei 400km!  Abusei mesmo, o tempo todo, mas o carro reagiu muito bem às pedras e ao trial. Fez a diferença estar com um carro diesel por causa do torque, que facilita na hora de guiar nessas condições, a gente troca menos de marcha. Na verdade, só me encontrei mesmo no meio da especial, por isso estou muito feliz com o resultado”.
 
Resultado Geral
1º # 301GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD – 01:18:10 
2º #314 PAULO NOBRE /FILIPE PALMEIRO                – 01:18:29        
3º #315 LUIS EDUARDO STEDILE /DECO MUNIZ   – 01:19:51 

Nos caminhões
Pesados e leves superam ainda mais dificuldades. Pelo tamanho e peso que têm os caminhões são os que mais sofrem em especiais tão travadas como as de hoje. Que o digam os seus principais protagonistas.

Caminhões Pesados
A disputa entre Guido Salvini e André Azevêdo promete ser intensa do começo ao fim. Hoje, Guido levou a melhor e comentou: “Esta etapa, abriu o Sertões exigindo muito do fisico e da concentração. Dificuldades constantes, da largada à chegada. E isso foi só começo”.

1º #401     GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAI –     01:49:29  
2º #403     ANDRE AZEVEDO/SIDINEI BROERING/RONALDO PINTO –  01:50:32

Publicidade

Caminhões Leves
Nos leves, melhor para Edu Piano, que comentou na chegada, “O Sertões abriu com 83 km de quebradeira, com uma especial que apesar de pequena foi muito difícil mesmo. Desde o começo foi exigente com pilotagem e navegação. E com certeza, a suspensão fez a diferença .

1º #405     EDU PIANO/SOLON MENDES /DAVI JOSE DE OLIVEIRA –  01:56:05  
2º #406     RAFAEL -CONDE / JOSE PAPACENA NETO   –   02:03:58   

Para Amanhã:
Acontece a 2ª etapa da prova.
O Rally sai de Pirenópolis e segue para Porangatu , tudo em Goiânia.
Serão 290 km de trechocronometrado.
Deslocamento inicial de 37 km
Com deslocamento final de 257 km
O Total do dia: 584 km