Publicidade

Padre Bernardo (GO) – A 9a etapa do Rally Internacional dos Sertäes 2005 aconteceu hoje entre Cavalcante (GO) e Padre Bernardo.

Foi a antepen£ltima etapa desta edi‡Æo da maior competi‡Æo off-road das Am‚ricas e a terceira maior do mundo. Na reta final, acirram-se as disputas pelo t¡tulo e os favoritos j  despontam.

A etapa de hoje teve 302 km de especial, com muita serra, pedras e erosäes e tamb‚m trilhas de fazenda. Houve um deslocamento inicial de apenas 5 km e um deslocamento final de 64 km.

Na motos, Jean Azevedo venceu em 04h28min18s. Em segundo, o chileno Carlo de Gavardo fez 04h28min29s e em terceiro, Dimas Mattos, 04h35min16s.

Publicidade

Nos carros, os vencedores pela terceira etapa seguida foram os atuais bicampeäes Guilherme Spinelli e Marcelo V¡volo. Eles fizeram o tempo de 04h28min42s. Em segundo, JoÆo Antonio Franciosi e Fabricio Abrantes chegaram em 04h33min07s, seguidos por Klever Kolberg e Luiz Palu, com 04h42min00s.

Os caminhäes nÆo fizeram a especial toda como os carros e as motos. Eles completaram apenas aproximadamente 90 km do total do trecho cronometrado. A organiza‡Æo j  havia avisado que este dia seria mais curto para os grandalhäes devido …s pontes e estradas muito estreitas, com  rvores baixas. Os primeiros foram Ricardo Domingues e Nilo de Paula, com 00h57min27s, seguidos por Carlos e Guido Salvini, com 00h59min52s, e Wagner Agostinho e Abimael de Souza, com 01h00min13s.

Os resultados sÆo extra-oficiais.
Panorama
Na classifica‡Æo geral de motos, cuja disputa no Sertäes vale como quinta etapa do Mundial de Rally Cross Country, Jean Azevedo parece mesmo estar com o t¡tulo nas mÆos. Apesar de a classifica‡Æo acumulada contando a etapa de hoje nÆo ter ainda sido divulgada, os tempos extra-oficiais divulgados mostram que ele continua com mais de uma hora de vantagem sobre o chileno Carlo de Gavardo, que est  em segundo. Agora, Jean nada mais faz que administrar e evitar penaliza‡äes. “Foi um dia tranqilo, com trecho de muita pedra, erosÆo, poeira e um rio para atravessar, onde tive que ter muita aten‡Æo”, disse.

J  Carlo de Gavardo reconheceu que a diferen‡a ‚ muito grande para ser tirada nas duas etapas que faltam: “NÆo consigo mais alcan‡ar o Jean, mas mesmo assim vou continuar andando forte”.

Publicidade

O terceiro da classifica‡Æo geral, Jos‚ H‚lio, disse que nÆo est  preocupado em tirar a diferen‡a de Carlo de Gavardo. “Prefiro completar o rali a arriscar a minha terceira coloca‡Æo”, afirmou.

Na geral de carro, o piloto Edu Piano e o navegador Rog‚rio Almeida continuam l¡deres da competi‡Æo, com o tempo acumulado de 23h44min05s. Hoje, eles tiveram dificuldades para ultrapassar o carro de Reinaldo Varela e Bruno Mega. Almeida ficou pedindo passagem pelo r dio, mas o carro de Reinaldo nÆo acatava a solicita‡Æo. Foram v rios quil“metros desta maneira. O duelo s¢ foi resolvido quando a organiza‡Æo acompanhou todo o impasse gravando imagens e  udios da situa‡Æo. O helic¢ptero de filmagem entrou na freqˆncia de r dio dos competidores e avisou Bruno Mega que Edu Piano estava lhe pedindo passagem.

Mesmo com esse problema, Edu e Rog‚rio chegaram … frente dos segundos colocados, Ulysses Bertholdo e Rafael Capoani, que agora tˆm o tempo acumulado de 24h22min13s, seguidos por Reinaldo Varela e Bruno Mega, com 24h45min58s.

Na geral dos caminhäes, o piloto Amable Barrasa e o navegador Jos‚ Neto estÆo ficando cada dia mais pr¢ximos do t¡tulo na categoria com o Ford F4000. Eles, que chegaram em quarto hoje, tˆm o tempo total acumulado de 16h35min49s. Em segundo, estÆo Carlos e Guido Salvini, com 17h36min39s, seguidos por Ricardo Domingues e Nilo de Paula, com 17h48min54s.

Publicidade

AmanhÆ
A 10a etapa ter  a especial mais curta do Sertäes deste ano. Ap¢s um deslocamento inicial de 42 km, houve 79 km contra o rel¢gio e um deslocamento final de 120 km. Segundo a organi‡Æo, apesar de ser trecho mais curto, ser  tamb‚m o mais dif¡cil. O terreno, al‚m de muito acidentado, ‚ liso e tem erosäes, valetas e trechos de trial at‚ o final.