Publicidade

Sertões - Prova visita capital federal

Carlo de Gavardo nas motos, Maur¡cio Neves e Youssef Haddad nos carros e Ricardo Domingues e Nilo de Paula nos caminhäes venceram a 10a etapa.

Bras¡lia (DF) – Em sua pen£ltima etapa, o Rally Internacional dos Sertäes 2005 fez nesta segunda-feira uma visita ao Distrito Federal. A d‚cima etapa foi de Padre Bernardo (GO) a Bras¡lia e teve 241 km, com deslocamento inicial de 42 km at‚ a boca da especial, que teve 79 km.

Depois foram mais 120 km de deslocamento final. O Sertäes come‡ou dia 30 de julho na capital de Goi s e terminar  nesta ter‡a-feira no mesmo local da largada. Carros, motos, caminhäes e quadriciclos terÆo percorrido 4.692 quil“metros por quatro estados (Goi s, Mato Grosso, Par , Tocantins e Distrito Federal).

Publicidade

Apesar de o trecho contra o rel¢gio ter sido curto, no briefing de ontem a organiza‡Æo o classificou como um dos mais dif¡ceis do Sertäes. As equipes andaram o tempo todo em uma estrada subindo e descendo a serra sempre nas cristas, com abismos dos dois lados. Para os l¡deres, todo o cuidado foi pouco para evitar um acidente que colocasse tudo a perder. Ningu‚m arriscou, tanto que nenhum dos que estÆo em primeiro ganhou a etapa.

Nas motos, o chileno Carlo de Gavardo cumpriu o que prometera. Ele havia dito que nÆo acreditava poder tirar a vantagem de mais de uma hora que o separa de Jean Azevedo, mas que continuaria acelerando forte. Foi o que fez. Levou mais uma etapa, com o tempo de 1h06min55s. Em segundo, chegou Jean (1h10min27s), seguido por Flavio de Carvalho: 1h13min06s.

Jean e Gavardo terÆo um dia especial amanhÆ. Jean pode se tornar pentacampeÆo do Sertäes e Gavardo est  perto de ser campeÆo do mundo por antecipa‡Æo para motos at‚ 450 cc. O terceiro na classifica‡Æo geral do Sertäes ‚ Jos‚ H‚lio.

Nos carros, os l¡deres da geral, Edu Piano e Rog‚rio Almeida chegaram em s‚timo, mas ainda assim … frente de Ulysses Bertholdo e Rafael Capoani, que estÆo em segundo na geral, mas hoje foram apenas 11o . Agora, Edu e Almeida tˆm 40min36s de vantagem. O terceiro na geral ‚ a dupla Reinaldo Varela e Bruno Mega. Hoje Reinaldo e Bruno foram tamb‚m foram terceiro na etapa. Os vencedores foram Maur¡cio Neves e Youssef Haddad, com 1h08min10. Em segundo vieram Klever Kolberg e Luiz Palu, com 1h09min54s.

Publicidade

Nos caminhäes, Amable Barrasa e Jos‚ Papacena, que estÆo liderando, ficaram em segundo, com o tempo de 1h28min25s. Os vencedores da etapa foram Ricardo Domingues e Nilo de Paula, com 1h19min54s. Em terceiro, Wagner Agostinho e Abimael Souza, fizeram o trajeto em 01h29min04s. Agora, Amable e Jos‚ tˆm 01h02min31s de vantagem sobre os segundos colocados, Carlo e Guido Salvini, que hoje chegaram em quarto.

Tour por Bras¡lia
A chegada dos competidores do Rally dos Sertäes em Bras¡lia fez um tour pela capital do pa¡s. O roteiro passou em frente … catedral de Bras¡lia, na Pra‡a dos Trˆs Poderes, no Pal cio do Planalto, Explanada dos Minist‚rios e depois terminou no aut¢dromo Nelson Piquet, onde o evento estar  concentrado.

AmanhÆ
Os poss¡veis campeäes estÆo bem claros, mas ainda resta uma etapa. Ser  uma especial de 112 km, na qual est  em jogo o t¡tulo da maior competi‡Æo off-road das Am‚ricas e a terceira maior do mundo em n£mero de participantes. Ser  um trecho bem competitivo de n¡vel “quatro curecas”, onde navega‡Æo, suspensÆo e freio serÆo testados ao m ximo. Haver  muitas pedras, valetas, depressäes, erosäes e lajes at‚ a chegada em Goiƒnia.