Publicidade

No encerramento do ano de 2004, o mercado de motocicletas apresentou a produ‡Æo recorde de 1, 057 milhÆo de unidades, um crescimento de 10,7% em rela‡Æo a 2 003, no mercado interno as vendas apresentaram um aumento de 7,5% em rela‡Æo ao mesmo per¡odo e as exporta‡äes tiveram um incremento de 56,7% se comparado a idˆntico per¡odo do ano passado.

Divulga a Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO).

Em dezembro de 2003 foram comercializados no mercado interno 53.115 motociclos enquanto que no mesmo per¡odo de 2004 foram negociadas 68.690 unidades, aumento de 29,3%. Comparados os mesmos per¡odos nas exporta‡äes, dezembro de 2.003, foram negociados 8.131 motociclos contra 15.186 unidades de dezembro de 2.004, crescimento de 86,8%.

As exporta‡äes no acumulado do ano indicam a comercializa‡Æo de 157.400 unidades que confrontado com os n£meros de 2.003, 100.440 motociclos, demonstra um crescimento recorde de 56,7%.

Publicidade

De acordo com Paulo Takeuchi, presidente da Associa‡Æo as metas projetadas para 2.004 foram atingidas. “Resultados positivos foram alcan‡ados principalmente em fun‡Æo dos crescentes n£meros nas exporta‡äes”, disse Takeuchi. “Em 2.004, o Brasil conquistou no Mundo a terceira coloca‡Æo como p¢lo produtor de bicicletas e det‚m o quinto lugar como o maior mercado consumidor de bicicletas”, concluiu Takeuchi. O presidente da associa‡Æo ainda aproveitou para refor‡ar, que com o mercado em crescimento, o compromisso da ABRACICLO e seus associados com programas voltados … educa‡Æo quase que na mesma propor‡Æo, e cita algumas das a‡äes realizadas em 2.004, assim como anunciou as metas e a‡äes para o ano de 2.005 que se inicia.

 Participa‡Æo do programa Bicicleta Brasil, dirigido a estimular o uso da bicicleta; Participa‡Æo do programa brasileiro de Acessibilidade Urbana, em resumo, visa permitir as pessoas com restri‡äes de acessibilidade dar acesso aos sistemas de transporte, equipamentos urbanos e a circula‡Æo nos centros urbanos; Participa‡Æo no grupo de trabalhos sobre bicicletas dentro da ANTP-Associa‡Æo Nacional dos Transportes P£blicos; Participa‡Æo ativa em a‡äes que visam … seguran‡a ao conduzir que sÆo realizadas junto aos departamentos de trƒnsito de todo o Brasil; Participa‡Æo da Cƒmara Tem tica para a forma‡Æo e habilita‡Æo de condutores do CONTRAN;
 Participa‡Æo ativa das discussäes para o estabelecimento do novo PPB (Processo Produtivo B sico), para bicicletas e motociclos; Reuniäes internacionais do ƒmbito Mercosul junto a Comunidade Andina, Alca, Öndia e China, na defesa dos interesses do setor das Duas Rodas;
 Assinatura de um convˆnio com o CET (Centro de Engenharia de Trafego), do munic¡pio de SÆo Paulo, para a reformula‡Æo das pistas dos Centros de Treinamento de Motociclistas e Reciclagem de Instrutores.