Publicidade

Enquanto grande parte dos setores da economia reclamam de crise e engavetam projetos, o segmento de motope‡as faz o caminho inverso e com criatividade, continua crescendo.

Os empres rios do segmento, representados pela Anfamoto- Associa‡Æo Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motope‡as, perceberam que muitos lojistas de pequeno porte e donos de oficinas, nÆo tˆm condi‡äes de viajar at‚ SÆo Paulo para acompanhar eventos. Da¡ a id‚ia de montar o SalÆo Itinerante das Motope‡as, em Florian¢polis, de 4 a 6 de setembro, no PavilhÆo de Exposi‡äes do Ilha Shopping uma feira que viaja pelo pa¡s e prestigia cidades de diferentes estados.

“O SalÆo Itinerante tem como foco esses pequenos empres rios, que al‚m de serem donos de lojas de pe‡as, trabalham atr s do balcÆo. Eles nÆo podem fechar o empreendimento por um ou dois dias para se deslocarem at‚ SÆo Paulo. Seria um preju¡zo muito grande. Com o SalÆo Itinerante, n¢s vamos at‚ esses pequenos empres rios, que terÆo a oportunidade de conhecer o perfil das empresas fabricantes e atacadistas”, explicou Orlando Cesar Leone, presidente da Anfamoto, entidade organizadora do evento.

O segmento de motope‡as vive um bom momento a exemplo do que ocorre com as montadoras de motocicletas. Quanto mais se vendem motos, mais pe‡as de reposi‡Æo terÆo de ser produzidas. Mas nÆo ‚ s¢ isso. As motocicletas mais antigas, que circulam h  um, dois, trˆs, dez ou mais anos precisam, at‚ com mais freqˆncia, repor pe‡as desgastadas, o que eleva ainda mais o faturamento.

Publicidade

A primeira edi‡Æo do SalÆo Itinerante das Motope‡as foi realizada em Fortaleza, de 30 de abril a 1§ de maio de 2003, e foi um grande sucesso de p£blico. Florian¢polis foi escolhida para sediar a segunda edi‡Æo por meio de uma pesquisa com os associados da Anfamoto, que acharam a cidade ideal por se situar entre Porto Alegre-RS e Curitiba-PR, capitais que posteriormente tamb‚m terÆo a chance de receber o evento.

Em 2002, o setor de motope‡as faturou R$ 4,47 bilhäes, crescimento de 29% em compara‡Æo com 2001, e atualmente emprega em torno de 14.700 trabalhadores em todo o Brasil. A Anfamoto ‚ a £nica entidade do gˆnero na Am‚rica Latina e representa 210 empresas (80% do segmento).

Informa‡äes sobre o SalÆo Itinerante das Motope‡as podem ser obtidas no site www.salaoitinerante.hpg.com.br e no link abaixo.