Foto: VT 750 Shadow ABS - Honda UK Divulgação

Shadow com ABS – Escape furado – Amortecedor da Kansas e faróis.

Foto: VT 750 Shadow ABS - Honda UK Divulgação

Foto: VT 750 Shadow ABS - Honda UK Divulgação

Sugestão para pesquisa: Olá, gostaria de saber se Honda pretende lançar por aqui a Shadow 750 com ABS, pq esta moto já foi lançada na europa, e como a Honda lançou ABS em suas motos nacionais 300cc e Hornet, posso manter esta espectativa para este ano ou até mesmo uma nova moto custom como fez a Yamaha? Tenho duvida de adquirir uma agora ou aguardar “um pouco” se virá novidades. Marcelo, 37, São Paulo, SP.

R: Marcelo, estamos encaminhando sua questão para a Honda, aguarde retorno. Abraços Bitenca

R: A Honda declarou não ter planos para essa versão Marcelo, mas cá entre nós isso não significa muito. Eles não costumam divulgá-los, entretanto fica anotada a sua sugestão a eles. Garanto que vão pensar bem no assunto. Abraços.


Gostaria de perguntar ao bitenca: tenho uma suzuki dr 650 rse, e estourou o escapamento.Como não consigo encontrar o original, gostaria que ele me indicasse um modelo de ponteira silenciosa que pudesse ser usada com alguma adaptação, e tambem onde encontrar esta peça. Desde já obrigado. Arnaldo, 55, Uberlãndia, MG

Foto: DR 650 RSE - Motorzão - Bitenca

Foto: DR 650 RSE - Motorzão - Bitenca

R: Arnaldo, você tem duas possibilidades. Se tiver na sua região um daqueles profissionais lanterneiros das antigas, que consertam lataria de automóvel no martelo e maçarico, encaminhe sua peça para ele. Pode ser reconstruída a parte afetada e assim você continua com sua moto no estado original.
A outra opção, como você percebeu é adaptar uma ponteira esportiva. Tem vários fabricantes, dentre eles podemos destacar a Wacs, Sarachu, Roncar
etc. Como seu modelo é bastante raro não deve haver uma série grande fabricada e à pronta entrega, então você vai ter que encomendar na fábrica e aguardar uma remessa pelo correio. No site de algumas dessas marcas você deve encontrar um e-mail para contato para fazer sua consulta e receber instruções de como fazer a encomenda.
Pessoalmente sou favorável à primeira solução porque conserva a originalidade da sua bela moto. Interessante a coincidência porque tenho uma
em casa, igual à sua, com o mesmo problema. Vou optar pela reconstrução do original.
Abraços.


Olá a todos Tenho uma Kansas 250 e quero trocar os amortecedores trazeiros que acho muito ruins e de qualidade duvidosa, aliás, um já estourou. Peço a gentileza de me orientarem sobre qual amortecedor seria ideal pra substituição.
Outra coisa; Gostaria de colocar também Faróis auxiliares (Marca Roncar) e necessito saber se a colocação deste acessório vai sobrecarregar a parte eletrica da moto(35W)? Sem mais e certo de v. atenção, Grato, Aparecido, 48, Arujá, SP.

R: Aparecido, os amortecedores podem ser adaptados da Virago 250 mas procure um de boa marca. Há várias indicadas para sua moto, inclusive existe quem adapte os da Honda CG. (veja no forum do Motonline).
Quanto aos faróis, utilize-os somente com o motor em regime de rotação, por exemplo acima de 2000 rpm, assim você garante que a bateria não sofre com uma drenagem excessiva de corrente. Faça uma instalação bem feita, soldando os terminais indicados a cada conexão nos fios de grosso calibre (pelo menos 1,5 mm2 de área) roteados adequadamente pelo chassi, com e um fusível de
10A bem próximo da bateria. Termine por usar uma chave de acessório apropriada a farol auxiliar instalada num local de fácil acesso. Procure um
bom eletricista porque é importante o capricho na instalação.
Para monitorar a situação você pode instalar também um voltímetro no painel. Verifique sempre que o sistema permaneça a maior parte do tempo acima de 12 volts para maior durabilidade da bateria.