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Valentino voador não tem asas mas ele tenta ao ser lançado para o ar

Valentino voador não tem asas mas ele tenta voar ao ser lançado

De: Vinícius Aguiar – Assunto: Shimmy
Olá pessoal, bom dia.

Desde 2002 que sou apaixonado por motos, mas minha paixão se tornou em medo depois de um acidente com uma Hornet 2010 que tive. Estava em uma estrada aqui em BH, plana e reta quando me deparei com uma sequencia de oscilações no asfalto. Estava a aproximadamente 80Km/h e não tive tempo de reação. Em uma fração de segundo a moto simplesmente saiu debaixo de mim e me arremessou para frente. Por sorte somente sofri ralados, mas que, por um problema de cicatrização que tenho, não vão sumir nunca mais. Troquei minha Bandit 650S por uma H6 com ABS pensando em segurança e com menos de dois meses sofro um acidente desta maneira!! Como uma moto de mais de R$30K está tão sujeita a este tipo de efeito?
A Bandit nunca sequer ameaçou um shimmy comigo. Sempre andei com a manutenção de minhas motos em dia e esta moto não tinha nem 4 mil KM e tinha conferido a pressão dos pneus no mesmo dia.
Amortecedores de direção são caros e difíceis de encontrar. Não existe outra solução?

Grande abraço!!!

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Vinícius Aguiar
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site Motonline – Referência em motos http://www.motonline.com.br/contato/

R: Olá Vinicius,

Pela sua descrição fica difícil a análise, mas tenha em mente que toda motocicleta tem seus limites. Particularmente a Hornet é uma moto de geometria esportiva mas muito estável, não sofre flexões, mesmo sob grande tensão no seu chassi e por isso não tende a dar shimmy. Sua suspensão é bastante equilibrada e compensa com competência as irregularidades normais de uma rodovia razoavelmente conservada. Os amortecedores de direção ajudam nas oscilações em curvas, principalmente nesse tipo de moto que tem ângulação de rake pouco pronunciado e medida de trail que devolve as reações do terreno com certa intensidade. Mas isso não é shimmy. Essa palavra define as reações indesejáveis do chassi, quando ele sofre tensões.

Mas como disse acima, toda moto tem seu limite. Se a sequência que você pegou desestabilizou a moto, provavelmente ela foi além do seu limite. Vale dizer que a habilidade (não digo a sua) do piloto pode minimizar ou ampliar as consequências maléficas ao tentar ultrapassar um obstáculo desse porte. Se você foi arremessado, provavelmente a suspensão atingiu seu limite e reagiu fazendo uma catapulta com o seu corpo, lhe arremessando para o alto e para frente. Reação típica da suspensão traseira reagindo a um impacto excessivo.

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De fato a Bandit é uma moto mais “calma”, ou com uma geometria menos esportiva, que “copia” menos as irregularidades do terreno, mas ela também tem seus limites que digo que até podem ser menores que a Hornet no quesito shimmy porque seu chassi é tubular em aço e quem sabe se ela também não teria uma reação parecida?
Motos de rua, tem suspensão limitada, até mesmo para uso normal nas nossas estradas. Isso explica o enorme sucesso que as Big-Trail tem feito no nosso país. Os limites da suspensão não são facilmente atingidos com esse tipo de moto ao abordar os obstáculos, tão normais nas nossas vias.

Abraços

Bitenca

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