Publicidade

O FM200, gerenciador de frota da Siemens VDO, uma das maiores fornecedoras do mundo de eletr“nica e mecatr“nica de alta tecnologia para ve¡culos, est  aumentando a seguran‡a no trƒnsito.

Algumas empresas utilizam esta ferramenta para a educa‡Æo de seus motoristas ao volante. A Castrol, companhia especializada em produtos para lubrifica‡Æo de m quinas e motores, ‚ um exemplo. A primeira experiˆncia da companhia com o FM200 foi aplicada em uma frota de 29 ve¡culos leves composta por modelos, como Fiesta (Ford), Astra e Zafira, ambos General Motors, e em um caminhÆo Scania.

Em menos de dois meses de uso, seus funcion rios, que antes eram resistentes … id‚ia de implantar um gerenciador de frota, passaram a entender que a novidade est  ajudando a companhia a atingir seus objetivos de seguran‡a. “Gra‡as ao produto, conseguimos controlar, por exemplo, quanto cada motorista dirige por mˆs e evitar que ele seja sobrecarregado”, garante Alexandre Lopes Camargo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Castrol.

Na avalia‡Æo de Camargo, com a utiliza‡Æo do FM200, a empresa adotou uma pol¡tica de reeduca‡Æo dos motoristas por meio do controle de velocidade, da rota‡Æo do motor ou das freadas e aceleradas bruscas durante um percurso. “N¢s conversamos bastante com os funcion rios e explicamos que essa era uma maneira da empresa auxili -los a dirigir com mais seguran‡a”, completa o gerente da Castrol.

Publicidade

Apesar do pouco tempo de instala‡Æo, j  ‚ poss¡vel notar uma melhor postura dos motoristas. Com o resultado positivo da novidade, o produto ser  colocado em mais 80 carros da frota LUBS baseado em um contrato mundial da empresa com a Siemens VDO. “O gerente da  rea est  providenciando a instala‡Æo e, em breve, devemos ter as duas frotas utilizando o FM200 da Siemens VDO”, comenta Camargo.

Caracter¡sticas
Indicado para todos os tipos de ve¡culos – leves, pesados, comerciais e de passeio – o FM200 ‚ um computador de bordo que monitora as principais a‡äes dos ve¡culos, auxiliando as empresas no controle eficiente de suas frotas. O equipamento registra informa‡äes, como data e hora do in¡cio e fim de cada viagem, distƒncia percorrida, velocidade e rota‡Æo m xima de cada trecho percorrido, tempo parado e per¡odo em movimento. Com os dados coletados, sÆo gerados relat¢rios gerenciais por meio de um software customizado para cada tipo de neg¢cio.

“A completa linha de acess¢rios do FM200 aliada … tecnologia empregada ao equipamento permite expandir suas fun‡äes, de acordo com as necessidades de cada cliente”, afirma Dante Mattos, engenheiro de Vendas da Siemens VDO. Envio e recebimento de mensagens, registro eletr“nico de atividades, monitoramento e rastreamento remoto do ve¡culo por redes celulares GSM e receptor satelital (GPS) integrado, automa‡Æo de processos / documentos das empresas via integra‡Æo dos dados coletados com seus sistemas internos e controle do consumo de combust¡vel sÆo alguns dos servi‡os que podem ser agregados.

Al‚m disso, ‚ poss¡vel definir limites para o monitoramento e registro de a‡äes como velocidade e rota‡Æo m ximas, freada e acelera‡Æo bruscas, condu‡Æo na faixa-econ“mica e marcha lenta excessiva. O gerenciador de frota permite a libera‡Æo ou bloqueio da partida do ve¡culo, caso o motorista nÆo tenha autoriza‡Æo para conduzi-lo, sendo feita por meio de uma chave codificada. Sinais sonoros e luminosos podem ser acionados para avisar ao motorista da ocorrˆncia de casos como verifica‡Æo de funcionamento do sistema e aviso de mem¢ria cheia, entre outros.

Publicidade