Publicidade

Organizado pela FEI, o 14º Simpósio Internacional de Problemas Dinâmicos da Mecânica – Diname 2011 será realizado de 13 a 18 de março, em São Sebastião, SP

Apontar soluções para a indústria e melhorar a qualidade de vida do consumidor serão os resultados dos estudos que pesquisadores do Brasil e de outros países apresentarão no 14º Simpósio Internacional de Problemas Dinâmicos da Mecânica – Diname. O encontro, organizado pelo Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), acontecerá de 13 a 18 de março, no Maresias Beach Hotel, em São Sebastião, São Paulo. O simpósio, que reunirá as principais referências mundiais em assuntos relacionados à Dinâmica e ao Controle de Sistemas Mecânicos, terá seis palestras, 67 apresentações de papers e cinco minicursos.

Realizado a cada dois anos, desde 1986, o Diname é um evento especial direcionado para engenheiros e pesquisadores, que durante uma semana têm a oportunidade de conviver e trocar informações com ícones no assunto. “O Diname tem o foco de mostrar o que há de mais novo em pesquisa realizada em todo o mundo sobre problemas dinâmicos da mecânica”, destaca o professor doutor e coordenador do curso de mestrado em Engenharia Mecânica da FEI, Agenor Fleury, chairman do Diname 2011.

TRABALHOS – A apresentação dos 67 papers acontecerá de 14 a 18 de março, a partir das 8h. São trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores e pesquisadores e envolvem assuntos relacionados às áreas da robótica, máquinas rotativas, Structural Health Monitoring/SHM (monitoramento das condições de uma estrutura), biomecânica, energy harvesting (colheita de energia, literalmente), entre outros.

Publicidade

Durante o encontro setorial, pesquisadores apresentarão estudos que vão apontar soluções para a indústria. Na área de robótica, por exemplo, um dos papers abordará o desenvolvimento de um equipamento capaz de auxiliar pessoas, vítimas de algum tipo de acidente nos membros, a fazerem exercícios fisioterápicos em casa. Alguns dos trabalhos versam sobre risers, tubulações que trazem petróleo a 2 mil metros de profundidade para as plataformas.

PALESTRAS ESPECIAIS – As palestras ocorrerão nos dias 14, 15 e 17. No dia 14 de março, às 10h30, o tema será Energy Haverting for wireless applications, com Daniel Inman, do Center for Intelligent Materials Systems and Structures, Virginia Tech, EUA. No mesmo dia, às 16h40, o palestrante será o ex-aluno da FEI, Eduardo Gildin, hoje professor da Universidade do Texas, Estados Unidos. Gildin abordará Closed Loop Reservoir Management in a System Framework.

No dia 15, às 10h30, o tema da palestra será Bio – inspired Self-Adaptive Structures, com Rahmat Shouresshi, reitor de Engenharia e Ciência da Computação da Universidade de Denver, Colorado, EUA. Mais tarde, às 16h40, a palestra será A Bayesian Experimental Design Approach for Structural Health Monitoring, com Michel Todd, do Departamento de Engenharia Estrutural, da Universidade da Califórnia, San Diego, EUA.

No dia 17 de março, às 10h30, o ícone mundial na área de análise experimental de estruturas, David Ewins, proferirá a palestra Challenges and Opportunities in Structural Dynamics. Ewins é diretor do Blade/Bristol Laboratory for Advanced Dynamics Engineering, Reino Unido, e ex-professor do Imperial College de Londres.

Publicidade

MINICURSOS – Os cinco minicursos ministrados pelos pesquisadores também serão realizados de 14 a 18 de março. A série abrirá no dia 14, às 14h30, com o tema Modeling, Indentification and testing of mechanical structures, por David Ewins.

No dia 15, a partir das 8h, o tema será Controle de Vibrações por Amortecimento Viscoelástico, com os professores da Universidade Federal de Uberlândia, Domingos Alves Rade e Antônio Marcos Gonçalvez de Lima. No dia 16, às 8h, o ex-aluno da FEI, Eduardo Gildin, ministrará o minicurso Dinâmica e Controle de Sistemas de Grande Escala.

Novos conceitos em acústica é o tema do minicurso que acontecerá no dia 17, a partir das 14h30, com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultor de empresas Moysés Zindeluk. O encerramento no dia 18, a partir das 8h, será com os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Richard Stephan e Fernando Castro Pinto, que falarão sobre Projeto e controle de mancais magnéticos.

O Diname 2011 também conta com a organização da ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo). Mais informações pelo site do evento: www.diname2011.fei.edu.br.

Publicidade

Serviço: Diname 2011 – 13 a 18 de março
Maresias Beach Hotel (Francisco Loup, 1.109, Maresias, São Sebastião/SP).