Foto: Dilvulgação

Sistema de chip veicular começa a ser implantado em 2011

Foto: Dilvulgação

Foto: Dilvulgação

Automóveis, caminhões, ônibus e motos começarão a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos já a partir do ano que vem segundo informou o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos).

Os Estados e municípios já iniciaram a implantação da infraestrutura para o sistema, que tem como objetivo inibir roubos e furtos, além de ajudar na gestão do tráfego. No Siniav, informações armazenadas nos chips – como placas, número do chassi, localização, multas e outras pendências – serão captadas por antenas e transmitidas para os Detrans. O uso obrigatório do sistema começará em 2014, mas em algumas cidades como São Paulo e Rio, onde a implantação da infraestrutura está mais avançada, os chips começarão a ser instalados já em 2011.

As informações sobre os veículos serão captadas por antenas espalhadas pelas cidades e em unidades móveis, como viaturas de polícia. A estimativa é de que em três anos sejam instaladas 20 mil antenas em todo o país, três mil só em São Paulo e duas mil no Rio de Janeiro.