Publicidade

No rastro da seguran‡a m xima ao patrim“nio que prometem aos usu rios, os sistemas de localiza‡Æo, bloqueio e rastreamento, inicialmente utilizados no transporte de carga, entraram de vez nos autom¢veis e atualmente nas motocicletas para prevenir roubos e furtos.

A eficiˆncia comprovada em n£meros por alguns fabricantes e a credibilidade que os equipamentos alcan‡aram, atra¡ram a aten‡Æo de grandes companhias de seguros, que chegam, atualmente, a dar at‚ 30% de desconto no valor do prˆmio quando o autom¢vel ou motocicleta possui o sistema.

Os sistemas de rastreamento operam com base em diferentes formas de comunica‡Æo, que variam desde a tecnologia via sat‚lite, r dio-freqˆncia em diferentes faixas de ondas, incluindo a dos celulares, antenas de FM, sistemas “pager”, entre outros. O que eles se propäem a fazer, no entanto, ‚ basicamente a mesma coisa: localizar o ve¡culo, bloquear seu funcionamento e, finalmente, captur -lo para devolvˆ-lo … pol¡cia ou ao seu dono.

No geral, os sistemas possuem uma central de comunica‡Æo conectada ao ve¡culo. Em caso de acionamento direto pelo usu rio, contato de algu‚m com a central ou de constata‡Æo de alguma anomalia, o localizador e/ou bloqueador ‚ posto em funcionamento. Instrumentos localizadores, como mapas digitalizados, detectam o local de onde partiram os sinais e posicionam as centrais de monitoramento, para as providˆncias necess rias. O bloqueio tamb‚m ‚ feito remotamente, via ondas de freqˆncia.

Publicidade

H  fornecedoras que bloqueiam o funcionamento do motor detonando, ao mesmo tempo, um alarme para denunciar o ato do furto. Uma grava‡Æo diz, em alto e bom som, que o veiculo est  sendo alvo de furto e informa um n£mero de telefone para contato. A inten‡Æo dos fabricantes ‚ chamar a aten‡Æo e despertar um sentido de solidariedade para que a ocorrˆncia seja denunciada via telefone.

Para as seguradoras, o ideal ‚ o dispositivo de seguran‡a fazer o servi‡o completo, pois, assim, aumentam as chances de recupera‡Æo do ve¡culo, motivo que leva aos maiores descontos.

O sistema nÆo ‚ muito barato para as motocicletas, mas ‚ eficiente e vale a pena.