Publicidade

Depois de quatro anos de muito trabalho a CBM- Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo conseguiu realizar o antigo sonho de trazer para o Brasil o ISDE- International Six Days, o maior evento de enduro de motos do planeta.

O evento ‚ considerado a Copa do Mundo do motociclismo e ser  realizado de 2 e 8 de novembro, em Fortaleza/CE. Para trazer o ISDE para o Pa¡s – em 78 anos de existˆncia ‚ a primeira vez que a prova sai do continente europeu e vem para a Am‚rica Latina – a CBM trabalhou duro nos £ltimos quatro anos. Foram realizados investimentos da ordem de US$ 2 milhäes no projeto. Para tentar ser sede do evento, o pa¡s concorrente precisa participar com sua sele‡Æo principal por trˆs edi‡äes seguidas. O Brasil participou nas edi‡äes realizadas na Espanha, Fran‡a e Rep£blica Tcheca.

Ao contr rio de uma prova normal, em que as disputas sÆo individuais entre pilotos, o ISDE premia as melhores sele‡äes mundiais. Desta forma, cada pa¡s deve ser representado por 10 pilotos, dos quais seis formam a sele‡Æo principal, e os outros quatro fazem parte da equipe Junior.

Cerca de 540 pilotos divididos em 200 equipes de 38 diferentes pa¡ses do mundo, estarÆo em Fortaleza no Cear  representando seus paises. A atual campeÆ e principal favorita para levar o caneco este ano ‚ a equipe da Finlƒndia, vencedora da £ltima edi‡Æo em 2002, realizada na cidade de Jabl•nec Nad Nisou na Rep£blica Tcheca. As sele‡äes da Fran‡a, It lia, Espanha, Austr lia, Estados Unidos e B‚lgica tamb‚m sÆo fortes candidatas ao t¡tulo.

Publicidade

Apesar de ser sede do torneio, o Brasil deve participar apenas como coadjuvante, pois ainda est  muito longe do n¡vel t‚cnico das grandes potˆncias do esporte. A expectativa ‚ que tanto a equipe principal, quanto a J£nior, terminem a competi‡Æo entre as dez melhores.
O ISDE Brasil conta com o patroc¡nio da Acerbis, Governo do Cear , TAM Viagens e da Ypi¢ca. Tamb‚m j  est  praticamente fechado um acordo com uma grande produtora de pneus e com uma forte marca de combust¡vel.