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Foto: Apresentação Power One - Divulgação Michelin

Foto: Apresentação Power One - Divulgação Michelin

Bitenca, Quero colocar slider na minha GS500, mas tenho receio de que ele só ajude a proteger a moto se ela for “deitada”. Em uma queda de verdade ( algo acima de “50km/h” por ex. ) ele ajuda ou atrapalha? Melhor, a partir de qual velocidade ele pode mais atrapalhar que ajudar? Obrigado. Vinicius, 27, São Paulo, SP.

R: Os sliders protegem de uma queda menor, de acordo com a sua resistência e a do seu suporte. Como o nome diz ele serve para a moto deslizar no chão sem danificar partes mais caras e na verdade nunca atrapalha, sempre ajuda. Claro que há um limite para essa proteção que no caso de uma batida por exemplo, não surte efeito algum. É um dispositivo que na maior parte das vezes serve ao seu propósito, em pequenas quedas. – Verifique se o suporte na sua moto fica bem resistente e o local de fixação serve para apoiar no chão e proteger as carcaças, tanque e carenagem, se houver. Abraços.


Boa Tarde, André… Sou leitor assíduo do site motonline e, recentemente, adquiri uma Yamaha FZ6 N zero Km. Após ler a coluna “Diário da Motocicleta” onde você testa uma FZ6 igual a minha, gostaria de lhe perguntar sobre algo que tenho observado com relação ao funcionamento da minha motocicleta.
Primeiramente preciso lhe dizer que moro no Estado do Tocantins e, por aqui, não vemos muito dessas motos. Prova disso é que em minha cidade, sou o único e FELIZ proprietário de uma FZ6N. Dessa forma, você já pode perceber a minha insegurança com relação ao atendimento e revisões na concessionária Yamaha de minha cidade. Atualmente ela está com 4.800 Km. Quando da primeira revisão, 1.000 Km, estive na concessionária, onde fui muito bem atendido pela equipe de mecânicos. Talvez porque nunca tinham visto uma máquina dessas de perto, não sei.. rsrs! Contudo, questionei ao chefe da oficina sobre um certo barulho de metal “batendo” quando ligo a moto pela manhã, ou quando o motor está frio. Esse barulho permanece por menos de um minuto e para. Segundo a informação do mecânico, isso é normal, uma vez que o motivo desse barulho seria porque o óleo do motor ainda não “subiu”, ou seja, está no reservatório e demoraria um pouco para subir e lubrificar o motor. Será que essa informação
está correta? Se for possível, gostaria que vc confirmasse pra mim pois, apesar da atenção do mecânico, não senti muita veracidade em suas informações, mesmo porque, foi a primeira FZ6 a passar pelas suas mãos. Outra dúvida é acerca da
calibragem dos pneus, informada pelo fabricante. Na minha humilde opinião, 33 no dianteiro e 36 no traseiro é muito. Não sei se é porque, antes da revisão, eu acabei acostumando com 30 psi e, depois da revisão, achei a moto um pouco dura com a nova calibragem. Será? Aguardo a resposta e, desde já, agradeço pela atenção. Fabrício, TO.

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Foto: Tornado da polacomotos.com

Foto: Tornado da polacomotos.com

R: Fabrício, quanto a calibragem do pneu, recomendo que você utilize o que consta no manual: 33 dianteiro e 36 traseiro para uso sem garupa e 36 dianteiro e 42 traseiro com garupa e bagagens/mochila/alforje. Essa moto é tão acertada que a calibragem errada do pneu a transforma da água para o vinho, sem mencionar que com a calibragem correta a durabilidade do seu pneu vai aumentar. Grande abraço e boa sorte.
André Garcia

Fabrício, o mecânico provavelmente está certo. O óleo demora um pouco para conferir a pressão necessária em todos os mancais em que ele atua e além disso as peças devem estar aquecidas para se verificar as folgas corretas para a lubrificação ocorrer com o óleo na viscosidade normal, de trabalho. Porém, se o barulho ocorrer na temperatura normal de funcionamento, mande verificar. Pode haver folga excessiva em algumas das válvulas ou algum outro problema. Abraços,
Bitenca


Na moto Tornado…. Eu posso colocar um aro menor…como da Yamaha 250? Essa boniteza que dá na moto não atrapalha no desempenho? E no velocímetro muda alguma coisa?…. Tenho vontade de colocar e ai? Mizael, 30, Fortaleza CE.

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R: Mizael, essa é a modificação padrão para transformar uma moto trail em SM, ou SuperMoto.
Você troca os aros e pneus dianteiro e traseiro por menores e mais largos. Alguns fabricantes de aros vendem os kits apropriados a cada tipo de moto
trail, como a Tornado. Procure na sua região quem trabalha com esse tipo de alteração. Você tem que montar as rodas novamente para depois então colocar os pneus mais largos.
Normalmente o velocímetro se altera sim, mas é possível adaptar uma caixa de engrenagens do velocímetro compatível. Procure também na sua região. Abraços.