Snowmobile, veículo off-road para andar na neve ou gelo

Snowmobile, a moto para andar na neve

Os desafios do transporte de pessoas e seus bens entre lugares durante a temporada de inverno levou à invenção do SNOWMOBILE, um veículo off-road projetado especificamente para o deslocamento através de neve profunda, onde veículos convencionais não conseguem trafegar, também conhecido como trenó motorizado, ou moto da neve.

Snowmobile, veículo off-road para andar na neve ou gelo

Snowmobile, veículo off-road para andar na neve ou gelo

Trata-se de um veículo terrestre projetado para viagens de inverno na neve. Ele foi concebido para ser operado na neve e no gelo, pois não necessita de uma estrada ou trilha específica. Variações do snowmobile permitem operar em condições de neve em florestas profundas; porém a maioria são usados ​​em terreno aberto, incluindo lagos congelados, ou conduzido por caminhos ou trilhas.

Detalhe do formato da esteira de tração

Detalhe do formato da esteira de tração

Os snowmobiles são normalmente projetados para acomodar duas pessoas, à semelhança de uma moto, com exceção de snowmobiles projetados para andar em montanhas com neve profunda, que normalmente têm apenas lugar para uma pessoa. Eles não têm quaisquer acessórios, com exceção de um pára-brisa, e seu motor normalmente está acoplado a uma esteira na traseira e skis na frente, para fornecer flutuabilidade na neve e controle direcional.

O Snowmobiles mais antigos usavam faixas de borracha, mas os mais modernas normalmente têm esteiras feitas de um composto de Kevlar que oferecem mais resistência à abrasão e consequentemente têm vida útil mais longa. Originalmente, os snowmobiles eram alimentados por motores dois tempos a gasolina, mas os atuais são movidos a motores de quatro tempos, principalmente para atender às rígidas leis ambientais.

Snowmobiles são usados também em competições

Snowmobiles são usados também em competições

Foram originalmente concebidos como veículos utilitários, para poder ir a lugares onde veículos comuns não podiam ir durante o inverno, em lugares com incidência de temperaturas abaixo de zero, principalmente no hemisfério norte onde os invernos são mais rigorosos. Destinaram-se originalmente aos caçadores e trabalhadores que transportam pessoal e material em lugares cobertos de neve, lagos e rios congelados mas desde o final do século 20, foram colocados em uso também para fins recreativo e competição.

David Johnson , em parceria com Paul Knochenmus e Orlen Johnson, decidiu fazer o primeiro conceito snowmobile. Em 1954, eles terminaram o primeiro protótipo, projetado para tornar os locais de caça mais acessíveis. Eles decidiram que sua criação era boa o suficiente para mostrar o CEO de sua empresa para produção em massa, mas o CEO era cético em relação à sua aceitação pela mercado e recusou. Então eles venderam o projeto a um depósito de madeira por US $ 465.

Cada vez mais os snowboard são usados para o lazer

Cada vez mais os snowboard são usados para o lazer

O segundo conceito snowmobile saiu da linha de montagem em 1956; chamaram-no de Polaris Sno Traveler. O modelo originais pesava mais de 450 kg e tinha uma velocidade máxima de cerca de 32 km/h. Para divulgar o produto e mostrar sua confiabilidade, o fabricante levou três snowmobile em uma viagem através do deserto do Alasca por cerca de 1.900 km.

A tradução literal da palavra snowmobile para nossa língua é “veículo para neve”, portanto, nessa categoria enquadram-se qualquer veículo usado nesse tipo de terreno, não necessariamente em forma de moto; existe os mais variados tipos de snowmobile derivados também de veículos de 4 ou mais rodas. Veja abaixo alguns exemplos dessas variações:



Mário Sérgio Figueredo

Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.