Publicidade

O novo equipamento já está sendo utilizado pela equipe SOS Usuário da Base de Vila Maria, em São Paulo, e novos aparelhos substituirão os cardioversores utilizados atualmente por todas as 11 equipes de atendimento médico das Bases da Via Dutra.

O cardioversor é um aparelho utilizado no atendimento pré-hospitalar para o tratamento de pacientes cardiopatas e vítimas de parada cardíaca. Dentre as inovações oferecidas pelo novo cardioversor, destacam-se: possibilidade dos médicos observarem os ritmos cardíacos adjacentes sem a necessidade de interromper as compressões toráxicas; diminuição das pausas da RCP (Ressucitação Cardio-Pulmonar), que podem ser fatais para pacientes em parada cardíaca; acompanhamento da RCP em tempo real; obtenção de protocolos atualizados que indicam a dosagem exata dos medicamentos a ser ministrados; transmissão de informações via Bluetooth, que possibilita a troca de informações com equipes médicas de hospitais próximos ao local de atuação da equipe de resgate; entre outras vantagens.

Segundo Renato Macedo Pereira, Coordenador da Equipe Médica do SOS Usuário da CCR NovaDutra, o novo cardioversor será mais um aliado da Concessionária na missão de salvar vidas. “Com esse novo cardioversor, a ambulância utilizada nos resgates da Via Dutra terá recursos semelhantes aos existentes nas Unidades de Tratamento Intensivo dos melhores hospitais do País, aumentando a possibilidade de estabilização dos pacientes graves que são removidos aos hospitais de referência nas proximidades da rodovia”.