Publicidade

Solução urbana

Com visual mais moderno, o modelo 2008 do scooter Sundown Future 125 oferece conforto e agilidade para deslocamentos nos grandes centros

O modelo 2008 do scooter Future 125, da Sundown, passou por um completo face-lift. Apesar de manter a mesma mecƒnica, sua parte est‚tica foi totalmente reformulada. As principais mudan‡as ficam por conta do novo p ra-lama (menor) e da carenagem frontal, mais afilada, por‚m com o mesmo duplo farol, com lente lisa. As tampas laterais ganharam ƒngulos retos. J  a parte traseira ‚ completamente nova. A lanterna agora ‚ maior e tem lente lisa e piscas integrados.

Para completar as altera‡äes, o Sundown Future 125 conta com outros itens de conforto, entre eles: completo painel de instrumentos, com conta-giros, n¡vel de combust¡vel e sensor de celular. Traz bagageiro para transportar pequenos objetos, porta-capacete sob o banco com maior capacidade volum‚trica, porta-luvas frontal e gancho para sacolas, al‚m de pisca-alerta e trava no contato.

Publicidade

Na parte mecƒnica pequenas altera‡äes. O filtro de ar mudou para a parte externa – ficou mais perto do sistema de transmissÆo continuamente vari vel (CVT) -, melhorando, assim, a admissÆo e reduzindo o barulho. Al‚m disso, apesar da capacidade c£bica ter sido mantida, a altera‡Æo proporcionou uma melhora de cerca de 5% no rendimento do motor.

Solução urbanaCom 1.630 unidades comercializadas nos primeiros sete meses do ano, a Future ‚ bastante confort vel e  gil no trƒnsito carregado dos grandes centros. Em fun‡Æo do uso da transmissÆo autom tica CVT, com correia em “V”, o Future 125 ganha velocidade gradativamente e de forma suave, sem os tradicionais trancos e as cansativas trocas de marchas.

Para dar o “start”, ‚ preciso que o piloto acione um dos manetes de freio. NÆo esque‡a: nÆo h  pedal de freio. O manete do lado esquerdo – onde fica a embreagem em uma moto – aciona o freio traseiro. Depois ‚ acelerar.

O scooter da Sundown est  equipado com motor quatro tempos, de 10,3 cv de potˆncia m xima e torque de 0,83 kgf.m a 6000 rpm. Mesmo com sua limita‡Æo c£bica, o modelo poderia ter mais torque em baixas e m‚dias rota‡äes. Mas a grande vantagem deste ve¡culo ‚ sua facilidade de condu‡Æo e, principalmente, criar atalhos entre os autom¢veis. A autonomia fica em torno de 25 Km/litro.

Publicidade

Neste primeiro contato com o produto, o conjunto de suspensÆo se mostrou em perfeita sintonia com a proposta urbana do Future. O freio a disco, combinado com o garfo telesc¢pico, cumpre bem o seu papel, por‚m as fortes ondula‡äes do piso sÆo um risco para modelos de scooters com aro 13″. No modelo testado, o freio traseiro estava bastante “nervoso”, j  que com o acionamento mais brusco chegou a travar a roda. A tradicional suspensÆo bichoque d  conta do recado. Al‚m disso, a Future est  equipada com pneus Pirelli SL 26 (130 – 60 – 13″, sem cƒmara).

Resumindo: o scooter de 125 cmü da Sundown est  mais bonito, potente e o pre‡o sugerido pela montadora ‚ de R$ 6.047,50. Tantas modifica‡äes sÆo, com certeza, para que a Future 125 conquiste uma maior parcela no crescente mercado de scooters, dominado atualmente pela Suzuki Burgman 125.

Ficha T‚cnica – SUNDOWN FUTURE 125
Motor: OHC, quatro tempos, um cilindro, refrigerado a ar
Capacidade c£bica: 124 cmü
Potˆncia m xima: 10,3 cv a 7500 rpm
Torque m ximo: 0,83 kgf.m a 6000 rpm
TransmissÆo: Autom tica – correia e polia vari vel
Partida: El‚trica e a pedal
Tipo: Tubular de a‡o
SuspensÆo dianteira: Garfo telesc¢pico hidr ulico
SuspensÆo traseira: Bichoque
Freio dianteiro: Disco de 220 mm
Freio traseiro: A Tambor, de 130 mm
Pneu dianteiro: 130/60-13
Pneu traseiro: 130/60-13
Comprimento: 1950 mm
Largura: 870 mm
Altura: 1240 mm
Altura do assento: 750 mm
Distƒncia entre-eixos: 1380 mm
Peso seco: 118 kg
Tanque de combust¡vel: 6 litros
Capacidade m xima de carga: 145 kg (piloto, passageiro e carga)
Cores: Prata-star e Preto-“nix
Pre‡o: R$ 6.047,50