Foto: F bio Arantes

Sport, escape, algodão, quase, Yes, consórcio, marquetching, apostila, pirou,

Foto: F bio Arantes

Foto: F bio Arantes

Numa Cg Sport (vermelha), gostaria de saber qual o impacto em termos de pilotagem de elevar a suspensÆo traseira ao m ximo. Vou colocar tamb‚m o pneu traseiro da twister (mas j  sei sua opniÆo sobre isso). 2¦ Como deve ser a carenagem completa? Pois ela deve ter alguma influˆncia na pilotagem, j  que a entrada e sa¡da do ar pode fazer a moto ficar pesada ou leve?
Gustavo – Aracaju/SE
U‚, por que vermelha? A preta ‚ diferente? Leia o que o Diogo de Maring  fez com a Twister e vc vai encontrar as respostas. Parece que a nova mania nacional ‚ levantar a traseira da moto. NÆo vai melhorar nada, pelo contr rio, vai jogar peso na frente e piorar muito. O pneu traseiro vc j  sabe e a carenagem nÆo interfere na pilotagem, al‚m de aumentar um pouco o peso.

Escape
Vi que vocˆ tinha comentado de uma mat‚ria sobre escapamentos. Na verdade vocˆ tinha dito isso para um motonliner em Agosto de 2005, procurei aqui e nada. Tem como disponibilizar pra gente? Na edi‡Æo deste mˆs de Duas Rodas vi uma propaganda de um produto chamado iBooster que server, segundo eles, para dar maior potˆncia nas arrancadas e retomadas. Ele na vendade ‚ vendido como um potencializador para o CENTELHO da moto. Minha pergunta ‚: O que vem a ser o CENTELHO do motor da moto, e se a promessa de melhorar a performance da moto alterando o centelho realmente ‚ verdade.
Eder – SÆo Paulo
A mat‚ria ainda nÆo foi ao ar. Se mane, porque gastar dinheiro em revista se as mat‚rias melhores sÆo publicadas aqui tamb‚m? Esse tro‡o nunca foi comprovado. Parece bruxaria da grossa.

AlgodÆo
Tite, te escrevi anteriormente perguntando sobre o ajuste dos carburadores da Hornet se o caso de colocarmos escape esportivo, tu disse que por respeito ao ouvido dos outros nÆo recomenda escape esportivo. Mas sou comportado, juro que nÆo fa‡o bagun‡a!!! E a¡ ajusta ou nÆo?!?
Filipe – SÆo Jos‚ dos Campos, SP
FelipÆo, se vc mudar apenas a ponteira, com silenciador, nÆo precisa mudar nada. Apenas use algodÆo nos ouvidos.

Quase
Tite hoje viajando com 2 colegas vi uma cena que poderia ter “levado” meu amigo. Ele tem uma tornado e em minha frente vi o pneu dele esvaziar em fra‡Æo de seg. (pregos). Sorte que estava em baixa velocidade a moto “sambou” umas 3 vezes, apenas um susto. O selante pode ir na tornado?
Fernando – Salvador Ba
Meu rei, comoe sta o carnaval a¡ em SSA? Porreta? Sim, ‚ por isso que eu uso selante h  14 anos!

Yes
Gostaria de uma informa‡Æo, tenho uma Suzuki Yes 125 e ‚ minha primeira moto! Utilizo ela diariamente para ir e voltar do trabalho. Ao total da uns 43km (Ida e Volta). S¢ ando com ela entre 95 e 100 e chegando as vezes 105 km/minuto. Acho que estou exigindo muito dela! A d£vida ‚ ser  que ela agenta esse ritmo por longo tempo (Anos)? E se existe alguma formula para que essa moto desenvolva um pouquinho mais de final tipo 110 km/m.
Ricardo – Santos
tite, respondendo a pergunta de um colega sobre desconforto; nÆo vejo desconforto na minha suzuki yes, tenho 1,80 e 95Kg e o unico problema das pedaleiras recuadas ‚ a perna direita que cansa as vzs porque o pedal do freio ‚ alinhado com a mesma, sendo que as vezes cansa e tenho que apoiar quase a ponta dos pes nessa pedaleira. E vocˆ sabe aonde arrumo acess¢rios para minha suzuki? no mercado paralelo nÆo acho nada.
jeferson – joinville,SC
Karaka, Ricardo, 105 km por minuto!!! Acho que vc quis dizer 105 km por hora, o que seria totalmente normal. Sim, ela agenta f cil! NÆo sei nenhuma receita de veneno espec¡fica para a Yes 125. Jef, nÆo sei nenhuma loja de acess¢rios pra Yes.

Cons¢rcio
Gostaria de saber o valor de um cons¢rcio de uma moto CB 500.
Isabel – Canoas/RS
Belzinha, nÆo sei, mas se vc usar nossa se‡Æo de lojas & oficinas vais encontrar v rias revendas Honda no Sul.

Enigma
Segue a tradu‡Æo da mensagem do Carlos (malÆo) – Goior‚/PR, feita pelo Instituto Brasileiro de Traducion Enrrolecion: “Ol ,Tite.eu sou mala e tenho uma TW c/ 1.180 Km revisada, t  ruim de engatar a marcha quando ela est  fria,e apaga f cil ao acionar a embreagem. Na concession ria disseram p/ acionar a manete da embreagem v rias vezes antes de engatar, nÆo deu certo. Tite, alguns caras tiram o retorno. Acho que o £nico pro ‚ o cabo frouxo, depois da garantia irei fazer esta gambiarra”.O IBTE ¤ entendeu nada!
Dalmar – Recife/PE
Ufa, ainda bem que o IBTE colaborou. Seguinte, Carlos, primeiro a embreagem: parece apenas falta de regulagem, mas se ela est  na garantia d  um pedala robinho nesse cretino da concession ria porque ele ta te enrolando. O lance do retorno do acelerador eu nÆo recomendo porque se vc ficar sem retorno numa curva vai sair voando pela estrada.

Marquetching
 Tite, esse “marqueteiro” da Yamaha nÆo sabe nada mesmo, olha a foto que ele päem no site http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?1728, moto zero e com 2 pontos de ferrugem, pode parecer frescura, mas se tratando de marketing isso ‚ important¡ssimo, se nÆo, ¤ pagariam milhäes para a Gisele Bundchen fazer publicidade. Eu acho que a culpa ‚ do nosso mercado que nÆo tem muita concorrˆncia ai eles relaxam e empurram qualquer coisa. Bom carnaval para os Motonliners, cuidado nas estradas e Paz.
Andr‚ – BH-MG
Por isso ele ‚ um psicopata, perigoso e delirante!

Apostila
Tite onde posso fazer/adquirir seu curso/apostila de pilotagem?
Rodrigo – SÆo Paulo
Kkkkk, Ro, por que o medo de revelar a idade??? Quando a apostila ficar pronta vc vai comprar aki mesmo.

Pirou
tite, por favor nao altere a resolu‡Æo do site, eu acesso do pocket pc (palmtop) e nÆo sei se seria poss¡vel com resolu‡Æo maior. Outra, muita gente que tem computadores mais antigos teriam problemas. A GS500 quando voltar em outubro vem carenada?
Ricardo – Juazeiro-BA
Quem disse que vamos alterar a resolu‡Æo? Sim, a GS vir  carenada!