Stock V8- telemetria pode fazer a diferença

Com David Muffato, Guto NegrÆo, Cac  Bueno e Ingo Hoffmann na briga pelo t¡tulo do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, qualquer detalhe pode fazer a diferen‡a.

Para Non“ Figueiredo e Gualter Salles, alguns dos pilotos da V8 com experiˆncia internacional, a implanta‡Æo do sistema de Telemetria by Nokia, a ser usada nesta etapa, ser  um dos fatores que podem decidir a temporada. A d‚cima segunda e £ltima etapa de 2003 ser  no dia 30 de novembro, em Interlagos, SÆo Paulo, com transmissÆo ao vivo da Rede Globo.

“Todos os avan‡os tecnol¢gicos sÆo £teis na hora de controlar de maneira mais eficiente o motor, por exemplo. Saber uma s‚rie de informa‡äes sobre o desempenho na pista ‚ essencial para uma preserva‡Æo”, disse Non“ Figueiredo, que trabalhou com sistema de telemetria na F¢rmula-3, Vectra Challenge e BTCC, entre outras categorias.

Nesta temporada, Gualter Salles conseguiu conciliar participa‡äes na Stock Car V8 e na Cart, nos Estados Unidos. O piloto, que utilizou as informa‡äes do sistema de telemetria nos monopostos, garante que a as informa‡äes a serem colocadas no v¡deo vÆo atrair o p£blico.

“ um ingrediente a mais para incrementar a transmissÆo.  muito interessante para o telespectador receber as informa‡äes em tempo real”, disse Gualter (Golden Cross-Vogel).

O sistema de Telemetria by Nokia ‚ o mesmo das transmissäes da Nascar, a Stock Car norte-americana. Al‚m da sensa‡Æo de estar dentro do Stock V8 atrav‚s da cƒmera on board, o telespectador vai receber diversas informa‡äes t‚cnicas em tempo real, com tecnologia m¢vel celular avan‡ada desenvolvida pela Nokia e software de gerenciamento de dados.

Na televisÆo, o p£blico poder  conferir por exemplo, rota‡Æo do motor, posi‡Æo do volante, batimentos card¡acos do piloto, velocidade do carro, pressÆo no acelerador, acionamento de freios e cƒmbio, acelera‡Æo lateral (for‡a G), temperatura dos pneus e a posi‡Æo do carro na pista. Dois carros do grid terÆo as cƒmeras on board. Para 2004, a telemetria estar  presente nas seis etapas que serÆo transmitidas ao vivo pela TV Globo.

“Tenho certeza de que essas informa‡äes in‚ditas at‚ hoje chamarÆo a aten‡Æo do p£blico. Por exemplo, saber a temperatura dentro do cockpit aproxima o telespectador da nossa realidade. Eu mesmo tenho essa curiosidade em transmissäes de corridas”, disse Non“ Figueiredo, da Scuderia 111.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promo‡Æo e organiza‡Æo da Vicar Promo‡äes, com comercializa‡Æo da Sports Momentum e supervisÆo da Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo. Os patroc¡nios sÆo de Chevrolet e Pirelli e co-patroc¡nios de Medley e Repsol.