Publicidade

Stoner arrecada primeira vitória de 2010 em Aragón

O australiano provou o sabor do triunfo no Gran Premio A-Style de Aragón no domingo, à frente de Dani Pedrosa, enquanto Nicky Hayden assegurou o primeiro pódio da época, depois de uma interessante luta com Jorge Lorenzo pelo terceiro posto.

Casey Stoner garantiu a sua primeira vitória da temporada em Aragón, no domingo, transformando a pole position no circuito espanhol num triunfo bem merecido. O piloto da Ducati Team terminou com uma vantagem de 5,148s para Dani Pedrosa, com Nicky Hayden a completar o pódio, terminando pela primeira vez esta época entre os três primeiros, depois de uma magnifica luta com Jorge Lorenzo na última volta.

Partindo da pole, Stoner segurou a posição logo à entrada da primeira curva, com Pedrosa, que é conhecido pelas suas partidas canhão, a cair para a quinta posição. O piloto da Repsol Honda não esmoreceu e logo começou a tentar recuperar posições, acabando por chegar ao segundo posto, atrás de Stoner, com a distância entre os dois a sofrer oscilações durante a corrida.

Publicidade

Os dois homens foram sempre os mais rápidos durante toda a corrida, mas Stoner conseguiu ‘fugir’ já no final, assegurando os 25 pontos pela vitória, com Pedrosa a mostrar que mantém a boa forma e a garantir o intermédio do pódio.

Das várias disputas que se foram travando, nenhuma foi tão interessante como a que opôs Hayden ao líder do Campeonato, Jorge Lorenzo, pelo mais baixo do pódio. Uma arrepiante ultrapassagem de Hayden a Lorenzo na última volta, entregou ao americano o terceiro posto, pondo fim ao recorde do piloto da Fiat Yamaha, que até agora tinha terminado todas as corridas da temporada no pódio.

Ben Spies (Monster Yamaha Tech 3) assinou outro impressionante resultado com um quinto lugar, depois de resistir às investidas de Andrea Dovizioso (Repsol Honda), que acabaria por cair na última volta quando tentava o tudo por tudo nessa luta.

Valentino Rossi (Fiat Yamaha) terminou o fim-de-semana na sexta posição, enquanto os rookies Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) e Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) completaram o Top 8 com sólidas prestações. Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini) e Aleix Espargaró (Pramac Racing) conseguiram também garantir um lugar entre os 10 melhores, enquanto Randy de Puniet (LCR Honda) escapou ileso a uma queda na volta 16.

Publicidade

A vantagem de Lorenzo no topo da classificação do Campeonato diminuiu para 56 pontos, somando agora um total de 284. Pedrosa ocupa a segunda posição, com 228 pontos. A vitória de Stoner possibilitou-lhe a subida para o terceiro posto, com 155 pontos, com Rossi a manter o quarto lugar e Dovizioso a cair para quinto.