Publicidade

Stoner prestes a fazer o 100º Grande Prémio

O CampeÆo do Mundo Casey Stoner vai tornar-se no mais recente piloto a chegar aos 100 Grandes Pr‚mios no Alice GP de Fran‡a.

Depois da entrada de John Hopkins para o clube MotoGP 100 em Xangai, a corrida de Le Mans vˆ o CampeÆo do Mundo Casey Stoner chegar … prestigiada marca de 100 partidas de Grandes Pr‚mios.

Enquanto Hopkins fez todas as corridas na categoria rainha, desde as 500cc at‚ …s 800cc passando tamb‚m 990cc, o total de Stoner reflecte as participa‡äes nas categorias mais baixas.

Publicidade

Cerca de 40% dos Grandes Pr‚mios j  efectuados pelo Australiano foram, contudo, na categoria rainha e s¢ falhou a presen‡a na grelha por uma vez desde que entrou para o MotoGP em 2006; Stoner viu-se for‡ado a desistir do Grande Pr‚mio da Alemanha na ‚poca de estreia depois de sofrer uma contusÆo no warm-up de domingo. O que resta dos 100 GPs j  efectuados foram realizados nas 250cc e 125cc.

Segue-se um resumo por temporada da carreira do piloto da Ducati Marlboro no Campeonato do Mundo, olhando para alguns momentos altos atingidos a caminho do seu mais recente sucesso.

Casey Stoner: Momentos altos das 100 corridas
2002 – A estrear-se no Campeonato do Mundo, Stoner come‡ou nas 250cc com a LCR Aprilia. Estabeleceu um recorde em Jerez, que ainda hoje se mant‚m, ao tornar-se no piloto mais novo de sempre a terminar nos seis primeiros nas 250cc com apenas 16 anos.

2003 – Descendo para as 125cc, o australiano bateu novo recorde com o s‚timo posto na Alemanha. Stoner tornou-se no mais jovem piloto de sempre do seu pa¡s ao subir ao p¢dio, algo que nÆo bastou para ficar contente; depois deste resultado Stoner venceu em Valˆncia para ser tornar no mais jovem australiano da hist¢ria a ganhar um Grande Pr‚mio.

Publicidade

2004 – Depois da passagem para a KTM, a vit¢ria em Sepang, na Mal sia, aumentou o n£mero de trof‚us de Stoner e deu … marca austr¡aca a primeira vit¢ria em Grandes Pr‚mios.

2005 – Regressado …s 250cc, Stoner foi vice-CampeÆo com cinco vit¢rias, a primeira das quais a fazer dele o mais jovem australiano a vencer nas quarto de litro.

2006 – A estrear-se no MotoGP com pouco mais de 20 anos, tornou-se no mais jovem piloto de sempre a garantir a pole naquela que foi apenas a segunda corrida na categoria rainha. Seguiu-se o segundo posto na Turquia.

2007 – A temporada de conquista do t¡tulo de Stoner foi tamb‚m a mais prol¡fera dos livros de hist¢ria. O primeiro piloto a vencer uma corrida e o campeonato sob as novas regras das 800cc, o homem que deu o primeiro t¡tulo … Ducati e … Bridgestone, Stoner foi ainda o mais jovem australiano da hist¢ria a vencer a categoria rainha e o £nico australiano a vencer corridas em cada uma das actuais trˆs categorias. Dez vit¢rias levaram-no ao t¡tulo.

Publicidade