Publicidade

Stoner quebra enguiço da polé de MotoGP em

O l¡der do Campeonato do Mundo de MotoGP Casey Stoner dominou de in¡cio a fim a 11a jornada do Mundial. Depois de se apresentar como o piloto mais r pido em todas as sessäes de treinos no tra‡ado californiano, o australiano da Ducati Marlboro logrou magnificou triunfo e, ao mesmo tempo, quebrar o engui‡o da pote de MotoGP que se estendia j  desde o GP de Portugal do ano passado.

O seu compatriota Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki, foi o £nico que almejou alguma luta, mas a verdade ‚ que o piloto da Ducati oficial se revelou demasiadamente forte para a concorrˆncia, tornando-se desta forma no segundo piloto nÆo norte-americano a almejar o triunfo no tra‡ado de Laguna Seca.

Enquanto isso, mais atr s Marco Melandri, da Honda Gresini, apesar de lesionado acabou por levar a cabo fenomenal corrida. Vindo do 10ø posto da grelha depois da aparatosa queda a alta velocidade nos primeiros dez minutos de ualifica‡Æo, o italiano logrou excelente corrida ascendendo ao terceiro posto depois de bater, com alguma facilidade, Valentino Rossi no embate directo e, com isso, mostrando a supremacia dos Bridgestone sobre os Michelin no tra‡ado norte-americano.

Publicidade

Por seu turno, “The Doctor” teve tamb‚m uma prova para esquecer. Ap¢s o nulo em Sachsenring devido a espectacular queda, o cinco vezes CampeÆo do Mundo queria a todo o custo redimir-se e recuperar os pontos perdidos para Stoner na luta pelo ceptro, mas a verdade ‚ que tal nÆo lhe foi poss¡vel. Depois de uma qualifica‡Æo menos bem sucedida, Rossi nÆo conseguiu melhor que o quarto posto, quedando-se assim a 44 pontos de Stoner na luta pelo t¡tulo ap¢s aquela que foi a £ltima corrida antes da paragem de VerÆo.

Para esquecer foi a prova da Repsol Honda. Se Dani Pedrosa, vencedor da Alemanha, acabou por terminar em quinto depois de ter chegado a rodar em primeiro nas primeiras curvas de Laguna Seca, j  Nicky Hayden viu-se obrigado a desistir depois de dois triunfos consecutivos em casa e de dois terceiros lugares em Assen e Sachsenring este ano. Um resultado negro para o CampeÆo do Mundo que assim acabou mesmo por dizer adeus … luta peta revalida‡Æo do ceptro.

Muito bem esteve tamb‚m Randy de Puniet. O francˆs da Kawasaki Racing, o melhor da “Equipa Verde”, logrou positivo sexto posto … frente do companheiro de equipa Anthony West que conseguiu assim o seu melhor resultado na categoria rainha. Makoto Tamada, da Dunlop Yamaha Tech 3, logrou tamb‚m magn¡fica performance ao terminar na oitava posi‡Æo, batendo o veterano Alex Barros, da Pramac d`Antin, e Roger Lee Hayden, o wild card da Kawasaki Racing, o melhor piloto da casa em Laguna Seca, um tra‡ado usualmente favor vel aos pilotos norte-americanos.

Colin Edwards, da Fiat Yamaha, foi o 11ø e segundo entre os pilotos da casa, enquanto John Hopkins (Rizla Suzuki), que foi prejudicado por toque de Hayden na primeira volta, logrou, ainda assim terminar em 15ø e somar um ponto. O outro estreante do fim-de-semana, e chamado … £ltima da hora devido a lesÆo de Alex Hofmann,da Pramac d`Antin Ducati, terminou na 16¦ posi‡Æo.

Publicidade