Publicidade

O piloto da Repsol Honda Casey Stoner garantiu a pole position do Monster Energy Grand Prix de France por uma pequena margem para Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team). Andrea Dovizioso (Repsol Honda) irá juntar-se a eles na linha da frente.

Stoner continua na frente do fim-de-semana em Le Mans, mas enfrenta grande competição por parte dos seus adversários da Honda, que dominaram os quatro primeiros lugares da grelha. A melhor volta do australiano em 1m33,153s foi apenas 0,059s mais rápida que Simoncelli. O piloto da Repsol Honda assinou a 29ª pole position da carreira e a 25ª na categoria rainha num circuito onde nunca venceu.

Simoncelli repetiu o feito da terceira sessão de livres e colocou-se entre os pilotos da Repsol Honda para partir do meio da primeira linha da grelha. O compatriota italiano, Dovizioso, vai partir de terceiro, a estreia do piloto na primeira linha da grelha esta época. O jovem de 25 anos foi terceiro em Le Mans em 2010 depois de ter ultrapassado o companheiro de equipa Pedrosa na última volta. Enquanto isso, o espanhol Dani Pedrosa (Repsol Honda), que atingiu a marca de 50 pódios na categoria rainha com a vitória no Estoril há duas semanas, vai liderar a segunda linha da grelha, a primeira vez esta temporada que ficou fora dos três primeiros na qualificação.

Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) ficou com o quinto posto para a partida de amanha e, tal como o compatriota Pedrosa, esta é a primeira vez que se viu fora da primeira linha da grelha. A dupla espanhola ficou a mais de meio segundo da pole de Stoner.

Publicidade

Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) assinou a melhor qualificação de MotoGP nesta temporada de estreia. O britânico vai partir de sexto naquela que é a sua quarta corrida. O companheiro de equipa Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) ficou logo atrás, em sétimo.

Ben Spies (Yamaha Factory Racing) parte de oitavo, o pior resultado do piloto este ano em qualificação, atrás das Yamaha satélite, mas à frente da dupla da Ducati Team, Valentino Rossi e Nicky Hayden. O italiano levou a melhor sobre o companheiro de equipa e vai largar de nono.

Randy de Puniet (Pramac Racing) teve dificuldades durante a hora de qualificação depois de cair e ir à gravilha na Curva 12, logo nos primeiros dez minutos da sessão, mas logrou regressar ao trabalho para assinar o 11º posto da grelha para gáudio do seu público. Álvaro Bautista (Rizla Suzuki), que falhou a corrida de MotoGP da época passada devido a fractura da clavícula e que ainda está a recuperar do fémur partido, terminou num respeitável 12º lugar, à frente de Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini), Héctor Barberá (Páginas Amarillas Aspar) e Loris Capirossi (Pramac Racing).

No final da grelha estarão o estreante Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) e Toni Elías (LCR Honda), ambos a sofrerem quedas durante a qualificação, mas a saírem ilesos.

Publicidade