Stoner vence Prémio BMW M de 2009 com volta canhão em Jerez

Stoner vence Prémio BMW M de 2009 com volta canhão em Jerez

Stoner vence Prémio BMW M de 2009 com volta canhão em Jerez

Casey Stoner, da Ducati Marlboro, foi o grande vencedor do Prémio BMW M este domingo no Teste Oficial de MotoGP em Jerez, levando para casa uma edição especial do BMW 135i.

O Campeão do Mundo de 2007 Casey Stoner esteve intocável na sessão cronometrada desta tarde do Prémio BMW M de 2009 no sul de Espanha, em Jerez, dominando a sessão aos comandos da sua impressionante Desmosedici GP9

Stoner assinou um soberbo tempo de 1m38,646s nos últimos dez minutos da sessão, tendo mesmo tempo para acenar à sua equipa Ducati Marlboro que se encontrava no muro das boxes enquanto passava pela recta da meta. Pouco depois a sessão foi terminada antecipadamente devido à chuva, isto numa altura em que restavam apenas três minutos no relógio.

O vencedor do Prémio BMW M do ano passado na então molhada pista de Jerez, Stoner, repetiu o feito, levando para casa mais um carro para a sua colecção, desta feita um BMW 135i – BMW Sauber F1 Team Edition- , do qual foram feitos apenas 135.

O Campeão do Mundo em título e vencedor do Prémio BMW M da época de 2007, Valentino Rossi, foi quem mais se aproximou de Stoner com uma marca de 1m39,365s, terminando em segundo, mas a 0,719s do australiano. Como Stoner, o piloto da Fiat Yamaha está a levar a cabo boa pré época e a dupla parece estar destinada a grandes duelos em 2009.

Atrás dos dois primeiros ficaram Loris Capirossi e Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki, com Jorge Lorenzo, da Fiat Yamaha, a ficar no meio dos dois.

Surpresa veio do sexto classificado Mika Kallio, que impressionou com a sua Pramac Racing e um forte ritmo, isto apesar de uma saída de pista.

Na continuada ausência de Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso, da Repsol Honda, foi o melhor representante da HRC. Uma boa prestação veio ainda do regressado Sete Gibernau, que levou a Ducati satélite do Grupo Francisco Hernando ao oitavo posto.

A lista dos dez primeiros ficou completa com Toni Elías, da San Carlo Honda Gresini, e com o vencedor do Prémio BMW M de 2006, Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech3.

A 15 minutos do final James Toseland, da Monster Yamaha Tech3, sofreu feia queda e foi retirado do local em maca, dando continuidade a uma pré época complicada. A sessão foi brevemente interrompida para o inglês receber apoio médico na lateral da pista, com os primeiros relatórios da Clínica Móvel a indicarem que está com fortes nódoas negras, mas sem lesões graves.

A pré época de MotoGP de 2009 termina este domingo pelas 18 horas de Espanha, altura em que termina mais uma sessão de treinos da categoria rainha.