Publicidade
Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Ola prezados amigos,tenho uma moto strada 2001 e gostaria que os senhores me passasem uma informação.quero trocar a roda trazeira por uma de twister,inclusive pneus,gostaria de saber se tem algum impeçilio tecnico ou de segurança.grato desde ja e no aguardo. Odilon 37, Salvador BA
R: Odilon, O pneu da Twister é 130×70-17 (91mm de altura) e o da Strada é 100×90-18
(90mm de altura). O diâmetro final (teórico) da roda das duas motos é de 613,8mm na Twister e 637,2mm na Strada, com os pneus originais de cada uma delas. Isso quer dizer que a roda vai se aproximar em 11,7mm do fundo da balança e 15mm em cada lado, considerando o comprimento original da balança. Não temos as medidas da largura da balança original da Strada mas analisando esses números dá para afirmar que provavelmente o pneu vai raspar na balança e/ou na capa da corrente ou ainda na própria corrente. Assim a alternativa seria deslocar a roda mais para trás (alongando a balança) para poder acomodar tudo. Resolvendo isso e centralizando a roda na balança alongada e adaptando a coroa, corrente e freio nessa nova roda vamos nos deparar com um desequilíbrio em relação à frente da moto, pois a largura da roda traseira está incompatível com a dianteira. Dá para por a dianteira da Twister também, seria a pergunta não é mesmo? Bem, agora complicou mais porque de novo, o vão entre bengalas das duas motos deve ser bem diferente, e analisando meio por alto, creio que dificilmente conseguiriamos refazer as buchas, eixo, fixação da pinça de freio e paralama de forma que a roda da Twister centralizasse no vão entre bengalas da Strada com todos os equipamentos necessários. Se conseguir fazer tudo isso é possível a adaptação mas cá entre nós, ficaria bem mais barato trocar de moto, não acha? Abraços

Ajudando o amigo Carlos de SP que está com problemas em relação a raios enferrujados em sua XR200, geralmente raios enferrujados em motos com freio a disco indicam algum tipo de desgaste excessivo das pastilhas que por sua esse material danifica o metal dos raios… Um dúvida, quais as conseqüencias que o nivel do óleo minima coisa acima da marca superior pode causar no motor GN125 Suzuki???? Abraço Guilherme, 19 Cachoeirinha – RS
R: Guilherme, O escurecimento da zincagem dos raios acontece independentemente ao problema da poeira das pastilhas. A poeira suja os raios pelo seu uso normal, não indica desgaste excessivo das pastilhas e lavando-se normalmente com água e sabão ela sai. Os raios enferrujam quando se retira a camada protetora de zinco pela ação abrasiva de produtos de limpesa. Quanto ao óleo acima da marca “máximo”, se for mínima coisa não há grandes problemas mas em excesso pode causar vazamento de óleo pelo respiro do motor e entupir os filtros desse sistema, se houver.