Sugestões urbanóides

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Scooter ou street. Qual a melhor op‡Æo para se rodar nos grandes centros urbanos
Scooter ou street, eis a questÆo?

Entre os dois tipos de ve¡culos de duas rodas, qual a melhor op‡Æo de compra para encarar o trƒnsito urbano? O desempenho de cada um vai depender de sua utiliza‡Æo: trabalho, transporte ou lazer. Fatores como pre‡o, agilidade, conforto, design, consumo e at‚ a distƒncia a ser percorrida no dia-a-dia tamb‚m devem ser levados em considera‡Æo na hora da aquisi‡Æo. EntÆo vamos por partes. Analisaremos modelos com at‚ 150 cmü. Dˆ um lado o scooter Motor Z SCO 150, de outro duas street de baixa cilindrada – Honda CG 150 e a Yamaha 125, l¡deres de vendas na categoria.

No que diz respeito ao pre‡o final ao consumidor, h  uma grande diferen‡a. A Motor Z SCO 150 custa R$ 4.900,00, j  a Honda CG 150 Titan (com partida a pedal e freio a tambor) tem pre‡o sugerido de R$ 5.744,00, e o modelo 125cc da Yamaha (tamb‚m na versÆo mais b sica) sai por CG 150 e R$ 5.536,00. Com rela‡Æo ao desenho, vantagem para o produto fabricado na China e montado no Brasil, j  que traz linhas que lembram os scooters europeus. A YBR e a CG apresentam design conservador, por‚m dentro dos padräes de qualidade exigido pelos motociclistas brasileiro.

Sugestões urbanóidesCONFORTO – Neste quesito, ponto positivo para a SCO 150. No scooter o piloto vai sentado e nÆo montado como nas motocicletas. Em fun‡Æo do escudo frontal, o piloto fica mais protegido da chuva e da polui‡Æo. Al‚m disso, o assoalho d  mais seguran‡a … pilotagem, j  que os p‚s ficam apoiados. Nas motos street, o motociclista fica mais exposto.
O SCO 150 tamb‚m tem outros diferenciais como, por exemplo, dois porta-objetos (um sob o banco e outro no painel, ambos fechados com chave) e um mini-bagageiro para transportar pequenos objetos. Detalhe: sob o banco da SCO 150 cabe um capacete aberto. Com apelo mais esportivo, o modelo importado pela Motor Z traz ainda dois escapamentos com acabamento cromado.

MOTOR E CONSUMO – Quando se pilota um scooter, o piloto tem a n¡tida impressÆo de estar sendo empurrado. Esta sensa‡Æo se deve … utiliza‡Æo do sistema de transmissÆo continuamente vari vel por uma correia em “V”. A facilidade de pilotagem ‚ outro ponto positivo do scooter: basta ligar e acelerar, j  que nÆo h  trocas de marchas. J  os modelos street a transmissÆo secund ria ‚ feita por meio de corrente e cƒmbio de cinco velocidades com embreagem de acionamento manual.
Todos os motores sÆo monocil¡ndricos quatro tempos, mas no scooter Motor Z, a potˆncia m xima ‚ de 7,8 cv a 7500 rpm. J  o modelo da Honda tem 14,2 cv e o da Yamaha oferece 12,5 cv. Apesar da diferen‡a de potˆncia, a scooter roda com desenvoltura pelos corredores apertados dos grandes centros. Por‚m, os modelos street sÆo mais  geis, espertos, j  que a entrega de potˆncia acontece com mais rapidez.
O consumo de combust¡vel por ser considerado o “calcanhar de Aquiles” para o scooter. Neste teste produzido pela INFOMOTO, o SCO 150 rodou em per¡metro estritamente urbano e fez 33 Km/l. J  em vias expressas o consumo foi maior: 28 Km/l. ConclusÆo: para quem anda apenas na cidade, em trechos curtos, ‚ poss¡vel percorrer mais de 150 Km com um tanque, que tem capacidade para 5 litros. Para quem roda muitos quil“metros por dia ter  de abastecer praticamente todos os dias.
Na hora de abastecer, al‚m da baixa autonomia, outro ponto negativo do scooter da Motor Z ‚ uma esp‚cie de haste no bocal do tanque (localizado sob o banco) que impede a entrada do bico da mangueira de combust¡vel na hora do abastecimento. Durante o teste, a gasolina espirrou para fora do bocal. Isso pode comprometer a pintura ou at‚ mesmo algum objeto transportado sob o banco.
J  nas motos, a autonomia ‚ bem maior. O modelo Yamaha tem tanque de 13 litros e a Honda 14 litros, permitindo a moto fazer at‚ viagens curtas. Nos dois modelos, a m‚dia de consumo ‚ de 35 Km/l.

CICLÖSTICA – Com rela‡Æo aos sistemas de suspensÆo e freios os modelos trazem f¢rmulas tradicionais, que estÆo de acordo com a proposta urbana dos ve¡culos. O SCO 150 tem freio a disco (nas versäes b sicas da YBR e CG sÆo a tambor) e garfo telesc¢pico na dianteira; sistema bichoque e tambor na traseira. Por‚m, os modelos street levam larga vantagem no quesito amortecimento. Al‚m do curso da suspensÆo dianteira ser maior, as rodas raiadas de aro 18, cal‡adas com pneus Pirelli City Demon, absorvem melhor os impactos em vias esburacadas dos grandes centros. Na Motor Z, rodas de alum¡nio de 10″ e pneus chineses, que nÆo oferecem uma boa aderˆncia. Resumindo: o modelo street ‚ para o trabalho pesado. J  a scooter serve como alternativa ao transporte p£blico e tamb‚m para o lazer, j  que pode levar o piloto ao clube, teatro etc. Agora ‚ analisar pr¢s e contras e verificar se uma moto street ou um scooter se enquadra no seu perfil de motociclista e tamb‚m no tipo de uso que pretende dar ao ve¡culo.

FICHA TCNICA – Motor Z SCO 150
Motor Monocil¡ndrico, quatro tempos, refrigerado a ar
Capacidade c£bica 150 cc
Potˆncia m xima 7.8 cv a 7500 rpm
Torque m ximo 1.09 Kgf.m a 8000 rpm
TransmissÆo Autom tica tipo CVT
Partida El‚trica e pedal
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico
SuspensÆo traseira Bra‡o oscilante com duplo amortecimento
Freio dianteiro Disco
Freio traseiro Tambor
Pneu dianteiro 3.5″ x 10″
Pneu traseiro 3.5″ x 10″
Comprimento 1,860 mm
Largura 670 mm
Altura 1010 mm
Peso seco 94 kg
Cores Amarelo e Preto / Vermelho e Preto
Tanque de combust¡vel 5,0 litros
Pre‡o R$ 4.990,00