Foto: Sundown STX 200

Sundown, gasolina, capacete, Interlagos, etc

Foto: Sundown STX 200

Foto: Sundown STX 200

Hoje saiu no Jornal da Tarde pre‡o e data para chegada ao mercado das novas motos da Sundown, STX e Motard. Os valores R$ 8.400 e R$ 8.800 respectivamente e data prevista para in¡cio da vendas 10 de Dezembro. Outra coisa nem previsÆo para uma moto que brigue com a Falcon, na mesma categoria de pre‡o e cilindrada?
Alexandre – SÆo Paulo – SP

Gasolina
Tite, se uma moto (MT-01 por exemplo) tem taxa de compressÆo menor que 10:0 significa que ela roda normalmente com gasolina comum, ou a taxa nÆo determina 100% e sÆo necess rias outras modifica‡äes no motor? Pergunto isso porque apesar de ler muito, ainda tenho muitas d£vidas sobre a tropicaliza‡Æo (o que ‚ feito realmente). Por falar nisso, fica a id‚ia para um dos colunistas fazer um artigo sobre o assunto.
Fernando – Francisco BeltrÆo – PR
O que determina o tipo de gasolina recomendada sÆo os testes feitos pelo fabricante da moto, indiferente da taxa de compressÆo. A tropicaliza‡Æo ‚ a adapta‡Æo da moto ao uso em nosso tipo de clima, piso e combust¡vel e implica em itens que vÆo desde a suspensÆo, pneus, ergonomia at‚ parƒmetros da inje‡Æo ou carbura‡Æo. Evidentemente que essa DEVERIA ser a tropicaliza‡Æo, mas aposto minhas bolas como nÆo ‚ feito nem metade disso!

Foto: Que capacete ‚ este?

Foto: Que capacete ‚ este?

Capacete
Eu estava vendo o teste da Buell City Cross e gostaria de saber que capacete ‚ esse que vc estava usando no teste. Sempre quis um capacete nesse modelo todo preto mas nunca achei.
Marcio – SÆo Paulo
Aquelas fotos foram fornecidas pela Buell americana, portanto nÆo sabemos dizer qual a marca do capacete. Mas se os fabricantes e lojistas daqui fossem espertos nÆo perderiam a oportunidade de anunciar o modelo.

Interlagos
Tite, fui assistir a corrida da final do Brasileiro de motovelocidade em Interlagos, foi a primeira corrida que assisti em minha vida, nada podia estragar esse dia. Assisti tudo, pessoas chegando, lotando o aut¢dromo, warm-up, corridas de todas categorias, mas como em qualquer evento em que nÆo ‚ cobrada entrada sempre tem os estraga-festa. No caso os motoqueiros que ficam com as suas “possantes” m quinas (CGs, algumas CB 500, etc) fazendo aqueles estouros rid¡culos com o escapamento, ou acelerando em alto giro eles nÆo tem no‡Æo q alguns dos pilotos de pista usam protetores auriculares (ainda bem, pra nÆo ouvir os imbecis do lado de fora), e enquanto isso eu colado na grade na reta vendo as supersport passar a 270 e reduzindo pra terceira no final da reta, tinha um £nico piloto q fazia um tra‡ado diferente e passava colado no lado direito, no alambrado onde eu estava e qdo acabou esta corrida ia ter o passeio na pista (do qual eu consegui participar – nÆo sei como tb, tamanha era a aglomera‡Æo, acho q o fato de eu parar perto da entrada foi determinante – dar uma volta l  dentro mesmo a baixa velocidade ‚ uma emo‡Æo grande, d  um sensa‡Æo de poder. Racing Day, a¡ vou eu! e entÆo virou zona geral, mesmo com capacete os ouvidos chegaram a doer (e os olhos tb, com tanta barbaridade), e eu fiquei pasmo pq tinham v rios pais com crian‡as pequenas/de colo q tˆm os ouvidos bem mais sens¡veis q os nossos, q falta de respeito e educa‡Æo com o pr¢ximo seria de muito bom tom cobrar ingresso pra quem entrasse de moto e reverter pras institui‡äes que tratam desses sociopatas de trƒnsito. Tinha v rios policiais l , e nada fizeram. Por causa destas pessoas q n¢s somos marginalizados e temos esta fama injusta e infeliz. Por 1% os 99 restantes sÆo responsabilizados. Mas nada diminui o meu amor ao motociclismo, que cresce a cada.
Renato – Embu
Esse ‚ um dos motivos de o p£blico nas corridas de motos diminui apesar da distribui‡Æo gratuita de ingressos. Ningu‚m mais agenta ser perturbado, molestado e prejudicado por conta da falta de educa‡Æo de alguns pentelhos motorizados. Eu sou contra esse “passeio” de motos na pista. NÆo se deve misturar esta‡äes: p£blico fica do lado de fora e piloto do lado de dentro.

Barulho
Comprei zero KM uma NX 400 Falcon – tenho notado desde os primeiros km, que o motor emite um barulho estridente (nÆo ‚ constante), que segundo informa‡oes do revendedor, se d  pela instala‡Æo de dutos que saem da base do motor para o reaproveitamento dos gases da combustÆo, que sÆo expelidos pelo escape.Gostaria de ter mais informa‡äes, tendo em vista que estou com ela a uma semana e com 100 km rodados, em percursos curtos.
PEDRO – JUNDIAI – SP
Ainda nÆo pilotei a Falcon nova com esse sistema, mas pense que as motos estÆo cada vez mais silenciosas e que outros ru¡dos se sobressaem. Entre no nosso f¢rum Motonline e pesquise junto aos donos de Falcon.

Selo
Geraldo Tite Simäes, Muito boa a mat‚ria do editorial, sobre os lobistas. O nosso pa¡s ‚ o campeÆo do mundo no que diz respeito … pessoas que querem tirar proveito das situa‡äes. Para os que estÆo de fora, isso parece at‚ uma palha‡ada. A minha sugestÆo, nÆo tÆo absurda para o que estamos acostumados, seria mandar fazer um kit de 1os socorros em material refletivo (maior do que os 18cm2) e fix -lo no capacete. Vou mandar fazer um desses kits refletivos para o meu Shoei VFX, e pe‡o que me mandem um selo “caseiro” do Inmetro, pois vi que apenas o selo DOT vai me trazer problemas.
Leo – Campinas – SP
Tio Geraldo Tempinho que nÆo escrevo, mas ‚ o seguinte: estive lendo sobre as altera‡äes nas normas de uso do capacete e achei um absurdo algumas das obrigatoriedades impostas. O lobby praticado deve estar cheinho de $$ nos bolsos dos abestados que definiram isso. Agora, j  que ‚ para ter os tais adesivos reflexivos (o que de fato ‚ importante para ajudar que os motoristas visualizem melhor os motociclistas) porque nÆo cobrar das fabricantes de capacete que elas j  vendam o produto com os adesivos? Eu sei que alguns modelos j  saem de f brica com os reflexivos, mas nÆo sÆo todos. Principalmente os de menor valor, que sÆo os mais acess¡veis … maioria dos motociclistas/motoqueiros.
Thiago – Bras¡lia – DF
TITE, observe esse fato interessante da resolu‡Æo 203/06, essa nova do capacete: “o elemento retroreflexivo deve ter uma superficie de pelo menos 18cmý” mas depois diz: “Em cada superf¡cie de 18 cmý, deve ser poss¡vel tra‡ar um c¡rculo de 4,0 cm de diƒmetro ou um retƒngulo de superf¡cie de, no m¡nimo, 12,5 cmý com uma largura m¡nima de 2,0 cm”. Mas espera ai 4cm X PÖ ‚ 12,56cmý, menos que os 18cmý da norma, e 12,5 X 2cm ‚ 25cmý como pode 18cmý com comprimento e largura MÖNIMOS de 12,5 e 2 cm? acredito que algu‚m faltou … escola, ser  que fui eu? e se o guarda me abordar e me disser que para ter 18Cmý preciso de 12,5cm x 2cm, vou levar multa mesmo meu capacete tendo uma faixa reflexiva original de 10cm X 2cm??? responda essa Tite.”Quando acabar, o maluco sou eu” Raul Seixas.
Franklin – Americana SP
Thiago, os capacetes j  saem com os adesivos. O problema maior sÆo com os capacetes que foram pintados ou importados. Mas ‚ f cil resolver: basta mandar fazer o adesivo em qualquer plotter. Franklin, e vc acha que se os caras fossem inteligentes criariam tantas leis absurdas?