Publicidade
Foto: Sundown STX: em breve

Foto: Sundown STX: em breve

Gostaria de ver testes com a nova moto da Sundown, a STX Motard de 200 cc. como por ex consumo, ilumina‡ao, estabilidade, potencia, torque, frenagens, resposta ao acelerador, onde se descaca melhor (cidade ou trilha) e tudo mais!
Fabricio – Tangar  – SC
tenho sundown hunter 90 , e gostaria de saber onde posso achar aro de liga leve para ela e escapamentos esportivos (a sundown nÆo vende) ou se de outras motos serve para ela?
Leonardo – nova igua‡u – rj
NÆo conhecemos esses fornecedores. Vc pode pesquisar em nosso f¢rum Motonline. Quanto ao teste da STX, j  est  pautado.

Motard
tite qual a vantagem em modificar uma falcon ou uma xt 660 original numa supermotard ou ‚ meramente aparˆncia?
carlos – rio negro pr
Eu nÆo vejo nenhuma vantagem t‚cnica, apenas est‚tica.

Lisarb
Tite, adoro ler quando vc escreve sobre Lisarb, mas o texto “Onde vamos parar?” vocˆ se superou. Nao estou puxando saco, estou falando a verdade, voce nao deveria escrever apenas para o publico das motos, mas textos como este deveriam sair em todos os grandes jornais, revistas e tele-jornais do pais, estamos precisando de ler opnioes como estas, de pessoas indignadas e que em nenhum momento perdem a razao em suas argumentacoes. “Este pais” vai comecar a se arrumar quando a IMPUNIDADE nao mais imperar. Parabens mais uma vez!
Leandro – Belo Horizonte/MG

Publicidade

Foto: XT 660 motard

Foto: XT 660 motard

Aros
Tite, parab‚ns pelo livro, tenho uma Falcon 2007 e troquei os aros pelos de aluminio, gostaria de saber quais sÆo as vantagens e as desvantagens de ferro para aluminio? por serem mais leves teria algum problema com estabilidade da moto?
David – Osasco, SP
Os aros de alum¡nio sÆo mais leves e resistentes que o a‡o e nÆo prejudica a estabilidade da moto.

Amazonas
gostaria que o Tite me enviasse alguns reviews sobre a Amazonas, Kahena e principalmente a TMA 1600. O q tem de diferen‡a da kahena para a TMA?
Luiz – Porto Alegre – RS
Boa id‚ia, nÆo conhe‡o a TMA, achei muito parecida com a Kahena.

Voadora
Tite, hoje estava na rua, e tenho uma cg 125 – 2000, eu estava acelerando bem e passou um cara com 150 pelos adesivos era 2007 o cara passou que nem um tiro do meu lado mesmo eu acelerando bastante. Depois paramos de lado no farol. e o cara tamb‚m saiu voando. A titan 150 anda tudo isso a mais ou a minha cg t  com problema?
Ulysses – SÆo Paulo
Pode ser um pouco de cada: sua CG pode estar sem manuten‡Æo adequada e a CG 150 ‚ realmente mais veloz.

Publicidade

Kit
Tio Tite, numa resposta de 24/1 vocˆ disse que tem muita paciˆncia com as mo‡as, por acaso a Dona Tita nÆo acessa o Motonline? Se eu escrevesse algo assim, minha patroa me arrancava o coro com uma faca de passar margarina. Bom, o que me interessa ‚ outra vez lhe importunar, encontrei em alguns sites kits para aumento de cilindrada, para minha moto tinha de R$ 350 a R$ 600, esses kits em geral, funcionam bem ou a durabilidade do motor vai pras cucuias? Minha moto ‚ 200cc, tinha kits para 220cc e 240cc.
Ricardo – Vera Cruz – PR
A dona TitÆ nÆo agenta mais ler ou ouvir falar em motos! Sim, seu motor vai pra cucuia mais cedo!

Dif¡cil
Tite, Estou com uma duvida. Minha moto Bros 150es todo dia de manhÆ ‚ um tormento para pegar, eu ligo ela com o afogador puxado dou umas aceleradas e o solto, em poucos segundos ela morre, em seguida fa‡o o mesmo procedimento, mas logo ap¢s ela morre de novo, e se eu deixar o afogador puxado ela morre e com ele no meio acontece como antes, demora 1 minuto para ela pegar legal, mas isso ‚ se eu acelerar ela bastante, e o clima aqui ‚ quente.
Felippe – Americana – SP
Experiente mudar o fornecedor de gasolina e at‚ mudar o tipo de gasolina.

Querosene
Tite, o profeta dos malas, estive em um posto abastecendo minha tornado com gasolina aditivada e o frentista me deu uma informa‡Æo que me deixou intrigado. Ele disse pra mim encher o tanque com gasolina comum e colocar uns 300ml de querosene, disse que funciona melhor que gasolina aditivada! Ser  que funciona mesmo?
Cl udio – Goiƒnia – GO
Manda prender esse filho dum corno! Vai destruir seu motor!

Garapa legal
Para o “motociclista X” aqui do Recife: Sou um grande apreciador de caldo de cana e de motos. Primeira coisa: aqui no Recife ningu‚m fala “garapa” e sim caldo de cana, gostoso e saboroso como nossa terra. Segunda coisa:os motores usados nos engenhos de cana portateis, sÆo motores estacionarios da Honda de 4,5.5 e 6.5 cv. Realmente sÆo parecidos com os da cg 125, mas podem ser comprados em v rias revendas e tamb‚m vem acoplados com os respectivos engenhos. O povo aqui ‚ pobre mas tenta ser honesto.
Raimundo – Paulista/ PE
A palavra “garapa” foi de minha autoria, paulistano que tamb‚m adora caldo de cana!

Publicidade

Escape
Tite, tenho uma pequena curiosidade, porque a Twister 250 tem apenas uma sa¡da do escape saindo do motor e a Intruder 250 ten duas sa¡das do escape saindo do motor? Essa diferen‡a ‚ s¢ est‚tica ou tem algo mais?
Cleudo – JoÆo Pessoa – PB
Tem razäes t‚cnicas, com duas sa¡das os gases sÆo expelidos com mais velocidade, por‚m prejudica a retomada em baixa. Tamb‚m pode ser op‡Æo em fun‡Æo do tamanho e distƒncia entre as v lvulas de escape.

Potˆncia
Tite, olhando uma das intermin veis discussäes entre donos de Twisters e Fazers que rolam por a¡, olha o que eu achei: “As 2 fabricas utilizam maneiras diferentes de medir a potencia da moto. A honda utiliza a medicao no eixo do virabrequim, q despreza as perdas com atrito na transmissao final. A yamaha utiliza a medi‡ao direta na roda, ou seja, a potencia real q eh transferida ao solo. POr isso qd a TW foi para o dyno mostrou so 19cv, enquanto o da Fazer ‚ 21cv”. Tem algum fundo de verdade nessa afirma‡Æo? Juro que o cara conseguiu me confundir.
Rosalvo – SÆo Bernardo do Campo – SP
O “cara” que escreveu isso foi eu mesmo!

Elogio
Eu nÆo conhecia o site, achei em uma busca de informa‡äes sobre a Biz 125 que estou adquirindo em troca da minha C100. Simplesmente me deliciei com os textos dos testes (desculpem a cacofonia) do Geraldo Tite Simäes, e adorei tamb‚m a forma humorada, clara e direta com que as perguntas sÆo respondidas. Fazia tempo que eu nÆo achava um ve¡culo de informa‡äes internet tÆo bom. Vocˆs estÆo de parab‚ns mesmo e ganharam mais um fÆ que vai devorar cada p gina deste site.
Alexandre – Curitiba
Oba, aproveita e compra meu livro tamb‚m!

Encontro
e a¡ tite, na boa? nÆo sei se vc se liga em encontros de motos, mas aqui na minha cidade existe o “Moto Road” que por aqui ‚ alardeado como o maior encontro de motociclistas da Am‚rica Latina. Vc saberia se essa informa‡Æo procede? junta muito motoqueiro l , de todos os cantos do Brasil e at‚ de outros pa¡ses, mas da¡ a ser o maior da AL, sei nÆo.
Max – Campo Grande – MS
Humm, deve ser boa oportunidade pra montar minha barraquinha de venda do livro! Tem um quarto sobrando na sua casa?