Foto: Sundown STX 200SM

Sundown, potência, Piripiri, várias, livro e aspirado

Foto: Sundown STX 200SM

Foto: Sundown STX 200SM

Tite, terminei o seu livro em uma tacada s¢, muito bom! Seguinte: um amigo acaba de comprar uma Sundown STX 200 Motard. Conversando com o vendedor da concession ria, descobrimos que as motos mal chegam na loja e j  sÆo vendidas, coisa de 70 motos em menos de dois meses naquela loja. Soubemos que no dia seguinte j  estava rolando  gio, uma STX preta pulou de 9.200 pra 10.800, enquanto que a cinza continuava com o mesmo pre‡o. Fiquei impressionado com o movimento da loja, muita gente entrava s¢ para ver a moto, que ‚ bem chamativa. Achei que era exagero do vendedor, at‚ que vi um cara fechando neg¢cio mesmo sem saber absolutamente NADA sobre a moto. Segundo o gerente da loja (esses caras falam demais), a Sundown vai fazer uma reforma completa nas concession rias e lan‡ar uma concorrente para a Falcon e outra para a Hornet. NÆo sei se ‚ verdade, mas a Sundow vem comendo pelas beiradas faz tempo e eu nÆo duvido disso. Conversei com um amigo que trabalha para a Yamaha e perguntei sobre a XT 660 X. Ele disse que a Yahama nÆo tem interesse em lan‡ar nenhuma Motard no Brasil, pois as pesquisas disseram que o brasileiro nÆo gosta desse estilo. Sei nÆo, mas acho que os caras estÆo perdendo o bonde dessa tendˆncia.
Daniel – SÆo Paulo, SP
Tio Tite, acho estranho o pessoal nÆo estar encontrando as motos da Sundown, mandei um mail ontem na revenda da minha regiÆo e olha a resposta. “J  possuimos em estoque as motocicletas STX e STX MOTARD em todas as cores. O pre‡o de lan‡amento da STX MOTARD ‚ R$ 9.597,00 … vista ou em 36 parcelas de R$ 430,80 sem entrada, atrav‚s de financeira”. Resultado, vou fim de semana ver como posso fazer para comprar uma, claro que nÆo neste financiamento maluco deles que acresce 6 mil no valor final.
Silvio – Rio Negrinho – SC
Tite Gostaria de agradecer todo volume de informa‡Æo que vocˆ nos oferece, com esse site espetacular. Mas vamos l . cadˆ as motos novas da Sundown, a STX e a Motard? At‚ agora nada.
Alison – Indaiatuba
Os testes das Sundown STX 200 e STX 200SM estÆo previstos, mas sem data determinada.

Potˆncia
Tio Tite, por que ocorre tanta discrepƒncia na medi‡Æo em dinam“metro da potˆncia na roda do motor OHC 250 cc injetado da Yamaha? Pergunto porque em recente mat‚ria da Motonline (Fazer 290 cc) chegou-se a 21,4 cv originais (acima dos 21 cv declarados pela f brica). Por‚m, j  li alguns coment rios de f¢rum nos quais o n£mero vai de 18 cv a 20 cv. Por £ltimo, a revista 4 Rodas Moto (edi‡Æo que est  atualmente nas bancas) “encontrou” apenas 16,8 cv numa Lander. Ou seja, o “seu” n£mero ‚ 27,4% maior!
Jos‚ – SÆo Paulo – SP
Primeiro eu nÆo comento a metodologia das revistas. Segundo, nenhum motor sai de f brica igual ao outro, ‚ aceit vel uma diferen‡a m‚dia de potˆncia em fun‡Æo de montagem, fornecedor de pe‡as etc. No nosso teste o dinam“metro de rolete foi fornecido pela Vit¢ria Motos (consc. Suzuki), calibrado. Na mat‚ria eu comentei que a Yamaha deve divulgar a potˆncia na roda, por isso os dados sÆo pr¢ximos. NÆo sei os crit‚rios de teste da Yamaha, portanto nÆo d  para fazer uma avalia‡Æo precisa.

Piripiri
Tite, triste sua referˆncia ao piau¡. at‚ quando vcs irÆo continuar com esse preconceito aos moradores do sertÆo nordestino? espanta-me, em saber que tal preconceito vem de alguem que eu admirava tanto. depois daquele seu infeliz coment rio passei a questinonar sua inteligˆncia. preconceito nos dias atuais? p ra com isso.
ANTONIO – PIRIPIRI – PI
Existe uma diferen‡a enorme entre preconceito e REFERÒNCIA. Enquanto o mercado sudeste cresce em m‚dia 20% ao ano, na regiÆo N/NE o crescimento ‚ de 35% ao ano. Releia o texto e veja se h  alguma cita‡Æo NEGATIVA, na minha afirma‡Æo. Citei justamente Piripiri e Macau porque sÆo cidades que eu conhe‡o pessoalmente (inclusive citadas no meu livro) e sei que a equa‡Æo de motos por habitante ‚ muito maior do que nas cidades do sudeste. Poderia ser Mossor¢, Caruaru, Juazeiro, Santar‚m, etc. Mas nÆo poderia ser SÆo Leopoldo ou Crici£ma, cidades do Sul onde o uso de motos ‚ menor! Repito que nÆo sou um chutador, como vocˆs gostam de afirmar, mas eu ESTUDO o assunto motocicleta h  duas d‚cadas!

V rias
Tite terminei de ler seu livro hoje e j  estou aguardando o segundo volume, Tite tenho duvidas: 1) Se ‚ vi vel para as montadoras fazerem motos flex?; 2)Vocˆ acha que a Yamaha esta demorando para lan‡ar uma 125cc com inje‡Æo? 3)Ser  que vai demorar muito para vir mais motos como a WRF 450(que moto! Sistema de tra‡Æo 2×2)? 4)Qual sua sugestÆo para resolver o problema da falta de respeito no trƒnsito e “esquecimento” das leis de transito? 5) Quando vocˆ pretende vir para Londrina(lasanha)?
Diego – Londrina PR
Karaka, acordou disposto? 1) Sim, muito f cil, sobretudo nas motos com inje‡Æo eletr“nica; 2) Sim, mas entendo a demora, porque ‚ preciso calcular muito bem o custo para nÆo encarecer demais o produto; 3) Sim, acredito que nÆo ser  lan‡ada nunca, porque o sistema 2×2 ‚ muito delicado e exige manuten‡Æo custosa demais; 4) Trocar os burocratas barrigudos, incapazes e corruptos que atuam nos ¢rgÆos de trƒnsito por pessoas realmente capacitadas e t‚cnicas; 5) O mais r pido poss¡vel!

Livro
Tite, Venho atrav‚s deste parabeniz -lo pelo grande livro “O mundo ‚ uma roda”. Uma leitura f cil e gostosa, para todas as idades, sexos e categorias. Como sou novato no mundo das duas rodas motorizadas, esperava um livro cheio de termos t‚cnicos e coisa e tal. Mas, ao contr rio, achei um livro cheio de dicas de viagens e hist¢rias muito engra‡adas (principalmente as passadas em Las Vegas!).
Robson – SÆo Paulo – SP
Oba, obrigado e espalhe aos amigos!

Aspirado
Tite sobre a carta do colega referente a CBR 125. o que mais corta o cora‡Æo ‚ saber que l , em Portugal, ela ‚ somente 400 Euros mais cara que uma CG. A CG custa 2.599 e a CBR 2.999 Euros. Sobre a outra d£vida do nosso amigo, normalmente, quando algu‚m que tem carro preparado fala que vai dar uma aspirada ou que o carro ‚ aspiradÆo, s¢ quer dizer que aumentou a mistura ar/combust¡vel que vai ser aspirada, seja pela troca do comando de v lvulas, aumento de cilindrada ou acerto (troca) de carbura‡Æo/inje‡Æo. Voltando a CBR 125, se ela, aqui em lisarB, fosse somente 1000 Reais mais cara que uma CG, eu comprava com certeza.Imagine vir trabalhar com uma “super esportiva” que faz mais de 20 km/l.
Sergio – SÆo PAulo, SP
 duro, por isso nÆo gosto de olhar sites europeus. Esse termo “aspirado” est  ERRADO! Isso ‚ coisa de tunador playboy. TODO motor que nÆo ‚ turbinado ‚ naturalmente ASPIRADO. O que acontece quando se prepara o motor ‚ “veneno”, “prepara‡Æo”, ou pra ser mais t‚cnico, “aumento no fluxo da cƒmara de combustÆo”. Mas de forma alguma pode ser chamado de “aspira‡Æo”, porque isso ‚ coisa de mexƒnico!