Publicidade

SUPER ARENA MOTOS - Rafael Fonseca vence primeira etapa em Piracicaba

Piloto de Bras¡lia domina toda a corrida e vence pela primeira vez

“Comendo pelas beiradas”. Foi mais ou menos assim, igual ao o ditado popular, que Rafael Fonseca (DF) venceu a primeira etapa do Super Arena Motos na categoria SM1, disputado neste domingo, dia 27, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (EPCA), em Piracicaba (SP). NÆo que a vit¢ria do piloto de Bras¡lia ‚ uma zebra, mas ele tamb‚m nÆo era exatamente o principal favorito da corrida. Pilotos como Marcel Sona que terminou em segundo, Pierre Chofard, o mais r pido no Top Qualify e C‚sar Barros levavam, pelo menos teoricamente, o r¢tulo de favoritos.

“Eu estou treinando bastante, estive nos Estados Unidos recentemente fazendo curso. Ainda nÆo consegui dar tudo de mim, ‚ uma pista muito dif¡cil, mas estou muito feliz”, disse o vencedor da etapa. Rafael, terceiro no Top Qualify, disputado apenas no trecho de asfalto, nÆo escondeu a satisfa‡Æo de no momento da prova a parte de terra ter sido liberada pela organiza‡Æo. “Eu estava torcendo para isso, o supermoto ‚ isso mesmo, uma mescla de asfalto com terra e quando a gente corre s¢ no asfalto acho que perde um pouco do brilho da corrida”, afirmou.

Publicidade

A SM1 foi a £nica categoria disputada nos dois trechos da pista, at‚ porque os treinos foram realizados antes da chuva que caiu durante a manhÆ. Nas demais categorias – SM2, SM3 e Husqvarna – a parte de terra do circuito nÆo foi utilizada por questäes de seguran‡a e tamb‚m porque os pilotos s¢ treinaram no asfalto. Rafael Fonseca garante que a vit¢ria vai dar um ƒnimo extra para o restante do campeonato. “Neste ano eu quero buscar o t¡tulo, j  fui vice duas vezes, eu vim com for‡a e vontade para isso”, completou.

Al‚m das feras que participaram das provas, duas presen‡as ilustres chamaram a aten‡Æo fora da pista: Alexandre Barros, £nico representante brasileiro no mundial de MotoGP e Jorge Negretti, um dos grandes nomes do motocross brasileiro, que foram conferir de perto a primeira etapa da competi‡Æo.

SM1 – Logo na largada o pole Pierre Choffard (SP) perde v rias posi‡äes, assim como o segundo colocado no grid C‚sar Barros. Rafael Fonseca cruza a primeira volta na lideran‡a. Quem tamb‚m faz boa largada ‚ Marcel Sona (SP), que pula para a segunda posi‡Æo. Pipo Castro (SC), nono nos treinos ganha quatro posi‡äes e ‚ o quinto. Rafael Fonseca domina com facilidade o come‡o de prova e com trˆs voltas j  come‡a encontrar retardat rios. Pipo continua bem e com 8 minutos j  era o terceiro colocado, mas o piloto nÆo teve sorte, com 13 minutos ele se enrosca com retardat rios, cai, tem problemas para religar a moto e volta em sexto. Ele ainda recuperaria uma posi‡Æo no finalzinho da corrida e terminaria em quinto. Rafael Fonseca vence de ponta a ponta, com Marcel Sona em segundo Rafael Paschoalin (SP) em terceiro. Completaram o palco Alisson Candido (SP) e Pipo Castro.

SM2 – R“mulo On‡a (MG) larga na frente. Felipe Zanol (MG) ganha duas posi‡äes na primeira volta e assume o segundo lugar. Jos‚ Gazzeta ‚ o terceiro. Paulo Nicoletti (SP), que largou em segundo, deu uma escapada e cai para a sexta posi‡Æo. On‡a vai abrindo vantagem sobre Gazzeta (SP) e Zanol, que fazem uma bela briga pelo segundo lugar. Com seis minutos de prova Gazzetta consegue passar Zanol. Paulo Nicoletti faz uma prova de recupera‡Æo, ganha a posi‡Æo de Zanol e come‡a pressionar Gazzetta. Uma volta depois ele ganha a posi‡Æo. A persegui‡Æo ao l¡der, R“mulo On‡a, ‚ impressionante e a diferen‡a vai caindo a cada volta. Mas nÆo deu tempo e On‡a cruza a linha de chegada em primeiro. “Fiquei surpreso com a vit¢ria, nÆo tive tempo de treinar, nÆo estava confort vel com a chuva na parte da manhÆ, mas fiz a pole, larguei bem e venci”, disse. Em terceiro chega Jos‚ Gazzetta, em quarto Felipe Zanol e em quinto Alberto Tognozzi (SP).

Publicidade

SM3 – O piloto Sinval Peres Peres (SP) foi o grande destaque da categoria. Ele venceu a prova de ponta a ponta e nÆo foi incomodado, a nÆo ser por retardat rios. Assim tamb‚m foram S¡rio Beto (SP) e Alexandri Grandi (SP), respectivamente primeiro e segundo colocados. “Confesso que nÆo esperava a vit¢ria. Nos treinos livres, com chuva, nÆo estava bem e minha moto nÆo estava bem regulada. Mas consegui um bom acerto nos cronometrados, larguei bem e consegui a vit¢ria”, afirmou Peres. Em quarto lugar chegou Rog‚rio Amaral (SP) e em quinto Jean Carlos (SP).

Husqvarna Cup – Logo na largada, Leandro Panades (SP) perde a lideran‡a para o segundo colocado no Grid, Pablo Berardi (SP). Com quatro minutos de prova, o pole position recupera a primeira coloca‡Æo e come‡a a abrir boa vantagem. Na terceira posi‡Æo, Caio Evangelista (SP) nÆo arrisca e faz uma corrida consciente, apesar da pressÆo de Guilherme Lima (SP) em alguns momentos. Na metade da prova, a diferen‡a de Panades para Berardi j  ‚ de quase seis segundos. A corrida nÆo sofre altera‡äes de posi‡äes at‚ o final. “Minha inten‡Æo era se divertir, entrei para os treinos livres sem ter andado na moto e na pista. Confesso que nÆo ter a parte de terra me ajudou, pois vim do motovelocidade e dificilmente ando na terra, mas para as pr¢ximas etapas vou treinar bastante e vou estar mais preparado”, disse o vencedor. O p¢dio foi completado por Leandro Melo (SP), em quinto lugar.

A etapa de Piracicaba do Super Arena Motos teve a organiza‡Æo de Carlinhos Romagnolli Promo‡äes e Eventos, patroc¡nio da Husqvarna e Old Eight, co-patroc¡nio da Yamaha, Peels Capacetes, Metzeler e AlemÆo Pneus. O apoio foi do ECPA e da Revista Moto.