Publicidade

A maré está a favor de Danilo Lewis (#17, Tecfil Racing Team) nesta temporada do SuperBike Brasil. Se ele não lidera de ponta a ponta, como fez na corrida anterior, realiza boa prova e conta com a sorte nas voltas finais. Este foi o caso da terceira etapa do SBK, realizada neste final de semana em Interlagos. Danilo conquistou sua terceira vitória consecutiva e é o líder da temporada 2016 na SuperBike Pro, principal categoria da competição.

Diego Faustino (#68, Honda Mobil), campeão da temporada passada, conquistou a SuperPole e largou na frente na corrida, com Danilo em terceiro. Logo no início da prova, um pelotão com quatro pilotos se distanciou dos demais e garantiu a ponta. Ele era formado por Diego, o italiano Sebastiano Zerbo (#81, BMW Motorrad Alex Barros Racing), Lewis e o argentino Marco Solorza (#55, JC Racing Team). Parecia que os quatro cruzariam a linha de chegada juntinhos, mas ocorreu uma guinada na prova.

Sebastiano Zerbo teve problemas com a moto e abandonou na 11ª volta. Restavam três no pelotão. Faustino vinha na frente com Solorza diminuindo a diferença até que, na última volta, os dois pilotos se tocaram e caíram. Quem estava ali para aproveitar o incidente e cruzar na frente? Caminho aberto para Danilo Lewis faturar mais uma vitória no campeonato.

Com a queda dos pilotos, José Luiz Cachorrão (#51, Honda Mobil) ficou com a segunda colocação e Maico Teixeira (#36, Honda Mobil) conquistou a terceira. “Não foi da forma que eu queria, pois os dois primeiros se envolveram em acidente, mas é necessário também ter um pouco de sorte. O ‘rapaz lá do céu’ sabe o que é certo ou errado e o importante é que a nossa equipe está se mantendo sempre no pódio”, comentou Cachorrão sobre o acidente com Faustino e o desempenho da Honda na prova.

Publicidade

Com o resultado, Danilo segue líder da temporada, com 50 pontos. Em segundo, está Maico Teixeira, com 36, e Diego Faustino em terceiro, somando 33. Cachorrão é o quarto , com 31, e Sebastiano Zerbo é o quinto, com 29 pontos conquistados.

Danilo no ponto mais alto do pódio, três vezes em três etapas

Danilo no ponto mais alto do pódio, três vezes em três etapas

Superbike Light: vitória de Guto Figueiredo na reta final

Guto Figueiredo (#18, KT5/A2/Passaredo) venceu sua primeira corrida na temporada, e nos últimos segundos. O piloto, que largou em quarto, assumiu a ponta apenas nos metros finais da reta de chegada. Durante a etapa final da corrida, os pilotos Dimitris Katsouropoulou (#131,Tecfil Racing Team) e Rodrigo Dazzi (#146, Giro Moto) ocupavam as primeiras colocações, até que Guto surpreendeu Dimitris na última reta, assumindo seu posto na batalha pelo primeiro lugar com Dazzi.

Guto Figueiredo acelerou forte e fez o melhor tempo da corrida na volta final, 1m43s516, e encostou de vez em Rodrigo. Os dois pilotos completaram a último volta e entraram praticamente lado a lado na Reta dos Boxes. Até que Guto recebeu a bandeirada, apenas dois centésimos à frente do adversário. Rodrigo Dazzi terminou a prova na segunda colocação, com Dimitris Katsouropoulou em terceiro.

Publicidade

Pela categoria SuperBike Light Master, o vencedor foi Guilherme Oliveira Neto. O piloto conseguiu recuperar posições após o problema com sua moto na largada e terminou a prova na sétima posição da classificação geral. Enquanto isso, Antonio Telvio (#5) garantiu a vice-liderança da categoria, logo à frente de Marcos Ramalho (#9), da Pitico Racing Team, em terceiro.

 

Light: Vitória de Guto Figueiredo

Light: Vitória de Guto Figueiredo

Maximiliano Gerardo tem vitória folgada na SuperSport

O uruguaio Maximiliano Gerardo terminou a prova deste final de semana rindo a toa, afinal dominou a prova de ponta a ponta e o único piloto que se mostrou capaz de alcança-lo foi Lucas Torres (#77, Pitico Racing Team), que acabou abandonando a prova na penúltima volta. Bem diferente foi a disputa pelo segundo lugar, travada entre Pedro Sampaio (#02, Tecfil Racing Team), e o atual campeão da categoria, Matheus de Oliveira Dias (#70, Motom). Pedro garantiu a vice-liderança ao cruzar a linha de chegada com uma vantagem de somente dois milésimos para Matheus, que ficou em terceiro.

Publicidade

Pela categoria SuperSport Pro Amador, o vencedor foi Diego Viveiros (#23, Tecfil Racing Team) – o décimo no geral. Marcio Ferreira Bortolini (#37, Granado Sport Team), encerrou a prova na segunda colocação, logo à frente de Cristiano Aquino Nogueira (#26, da MCW Racing Team), em terceiro.

 

Maximiliano Gerardo tem vitória tranquila na 600cc

Maximiliano Gerardo tem vitória tranquila na 600cc

Bolinha vence acirrada prova na Copa Kawasaki Ninja 600

Felipe Diniz “Bolinha” (#121, MotoSchool Racing Team) venceu a terceira etapa da Copa Kawasaki Ninja 600 do SuperBike Brasil, mas se engana quem pensa que foi fácil. O piloto travou uma batalha com Bruno Rodrigues (#30, Tecfil Racing Team) e a decisão de quem seria o vencedor saiu apenas na volta final. Bolinha recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, apenas dois décimos à frente de Bruno Rodrigues, que ficou com a vice-liderança. Samara Andrade (#74, Moretti Racing Team), foi a terceira colocada. A piloto – que se recupera de uma lesão no braço – não conseguiu imprimir o seu melhor ritmo e terminou a prova 14 segundos atrás dos ponteiros.

 

Nas disputas da Ninja 600, melhor para Bolinha

Nas disputas da Ninja 600, melhor para Bolinha

 Copa Honda CBR 500R: vitória tranquila de José Duarte

Chegando a abrir quatro segundos de vantagem sobre o segundo colocado ao longo da prova, José Duarte (#97, Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros) venceu a terceira etapa da Copa Honda CBR 500R. Leonardo Tamburro (#53, Honda MotoSchool de Talentos) e Arthur Costa (#99, Alemão Pneus), brigavam pela segunda colocação e aos poucos se aproximaram de Duarte, mas sem ameaçá-lo. Tamburro conseguiu abrir uma pequena vantagem para Arthur Costa na volta final e ficou com a vice-liderança. Já o piloto da equipe Alemão Pneus faturou o terceiro lugar.

Pela categoria Copa Honda CBR 500R Light, o vencedor foi Rafael Rigueiro (#52), da MotoSchool Racing Team, o sexto no geral. Luis da Silva (#74) faturou a vice-liderança, seguido por Linda Raad (#49), da Moretti Racing, em terceiro. Já na briga pela Copa Honda CBR 500R Teen, Guilherme Brito faturou o lugar mais alto do pódio. Davi Gomide ficou com a segunda posição logo à frente de Rafael Rigueiro, em terceiro.

Em dia de corridas acirradas, José Duarte venceu com tranquilidade

Em dia de corridas acirradas, José Duarte venceu com tranquilidade

 

Com técnica e cautela, Diogo Moreira vence na SuperStreet

Para conquistar a vitória na SuperSteet, Diogo Moreira (#20, Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros) manteve cautela e contou com a sorte, recebendo a bandeirada dois centésimos à frente do segundo colocado. Diogo largou em terceiro e seguiu na posição ao longo de toda a corrida. Ele seguia no ritmo dos ponteiros, Eliton Kawakami (#27, Playstation Yamaha), e Rafael Gomes Traldi (#128, Motonil Motors), e acompanhava de pertinho o revezamento dos dois na liderança, quase que como um coadjuvante, sustentava a terceira posição.

Na última volta, Rafael Traldi cometeu um erro enquanto se defendia dos ataques contínuos de Eliton Kawakami e acabou caindo sozinho ao perder a frente numa curva. Eliton assumiu a ponta e Diogo ficou com a vice-liderança, até a subida da reta final, quando Diogo foi beneficiado pelo vácuo. Ele colou na traseira do adversário e conseguiu cruzar a linha de chegada à frente para comemorar a vitória. Eliton terminou a prova na segunda colocação e Mauricio Mendes (#22, Moretti Racing Team), na terceira.

Pela Yamaha R3 Cup, uma das novidades do SuperBike Brasil, Sarah Conessa de Moura (#5, Cerciari Racing School), foi a vencedora. A piloto se beneficiou da queda de Rafael Traldi – que também disputa a corrida pela categoria – e tomou a ponta. Marciano Santin (#9, SantinRacing), fechou o segundo lugar no pódio e Traldi, que conseguiu trazer a moto de volta para a pista, ficou com a terceira posição.

 

Diogo Moreira conquista sua primeira vitória na categoria

Diogo Moreira conquista sua primeira vitória na categoria

Sandro Paganelli foi o vencedor na Copa Kawasaki Ninja 300

A prova foi marcada por uma acirrada e imprevisível disputa, pois formou-se um grande pelotão – que em momentos chegou a contar com 10 pilotos – que se desgarrou dos demais adversários e alternou a liderança da corrida. Sandro Paganelli (#64, Paganelli Racing) realizou uma ótima etapa, ocupou a liderança em alguns momentos na corrida e garantiu sua vitória na última volta. Fernando Santos (#234, Tecfil Racing Team), acabou ficando com a vice-liderança, logo à frente de Fábio Jandaia (#10, da Motocar Racing).

Na categoria Copa Kawasaki Ninja 300 Light, o vencedor foi Bruno Ribeiro (#169, Rota Baus). A segunda posição ficou com Jeferson Souza (#707, Tecfil Racing Team),  seguido por Enzo Valentim Garcia (#29, FastKids), em terceiro.

 

Sandro Paganelli no ponto mais alto do pódio

Sandro Paganelli no ponto mais alto do pódio

Lincon Lima fatura a Junior Cup

Lincoln Lima Melo (#29) foi o vencedor da segunda etapa da Honda Junior Cup. O piloto paulistano, que andou sempre entre os primeiros colocados, deu o bote na última volta e assegurou a ponta. “Foi uma prova muito disputada. Na última volta eu consegui ultrapassar o líder e faturar o primeiro lugar”, contou o pequeno, sobre mais uma categoria definida em seus metros finais. Nicolas Cenedesi (#525) ficou em segundo e Léo Manella (53) foi o terceiro.

Separador_motos

Fonte: VGCOM, VIPCOMM, SuperBike Brasil

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza